2 de abril de 2024
Concurso nº 003/2023 – Homologa o resultado do 49º Festival de Inverno de Itabira
Comunicacao FCCDA • 2 de abril de 2024

AVISO DE HOMOLOGAÇÃO

PROCESSO LICITATÓRIO N.º 078/2022

Pelo presente termo, HOMOLOGO, para todos os fins de direitos e em atendimento à legislação pertinente, o o RESULTADO FINAL do CONCURSO N.º 003/2023, cujo o objeto “seleção de propostas artístico-culturais de profissionais de arte e cultura, com o objetivo de compor a programação do 49º Festival de Inverno de Itabira – “Cantaremos Itabira!”, que ocorrerá de 02 a 16 de julho de 2023”,conforme relação de classificados publicada no site http://www.fccda.com.br.

 

TERMO DE HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO

O Superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, no uso de suas atribuições legais, especialmente as emanadas pelo art. 19, incisos V, XII e XIII do estatuto da mencionada entidade, aprovado pelo Decreto nº 2823/2000 e alterado pelos Decretos nos 452/2002 e 479/2002;

RESOLVE:

Art. 1º – HOMOLOGAR o RESULTADO FINAL do CONCURSO N.º 003/2023, cujo o objeto “seleção de propostas artístico-culturais de profissionais de arte e cultura, com o objetivo de compor a programação do 49º Festival de Inverno de Itabira – “Cantaremos Itabira!”, que ocorrerá de 02 a 16 de julho de 2023”,conforme relação de classificados publicada no site http://www.fccda.com.br.

Art. 2º – Revogada as disposições em contrário, este ato entra em vigor a partir desta data.

Itabira, 29 de junho de 2023.

175º Ano da Emancipação Político do Município
“Ano Municipal do Centenário de Daniel Jardim de Grisolia”

MARCOS RODRIGO PINTO DE ALCÂNTARA
SUPERINTENDENTE

 

Relação de Classificados Retificada-19/06/2023

Relação de desclassificados (habilitação) Retificada-19/06/2026

Relação dos desclassificados (nota a abaixo de 70%)

 


Por Comunicação FCCDA 21 de julho de 2026
O 52º Festival de Inverno de Itabira segue com inscrições abertas para diversas oficinas gratuitas que integram sua programação formativa. As atividades contemplam diferentes linguagens artísticas e são uma oportunidade para quem deseja aprender, trocar experiências e vivenciar processos criativos durante o festival. Entre as opções com vagas disponíveis, a programação de música merece destaque. As oficinas, que acontecem na Casa do Brás, oferecem experiências voltadas à produção musical e à prática instrumental, aproximando participantes de diferentes idades do universo da criação artística. Nos dias 22 e 23 de julho, das 15h às 17h30, acontece a oficina "Instrumento de Mudança", ministrada por Fábio Barbosa (Studio Manga). Voltada para participantes a partir de 10 anos, a atividade propõe uma imersão na produção musical para crianças, jovens e comunidades, utilizando a cultura hip-hop como linguagem de aproximação, criatividade e expressão artística. Durante a oficina, os participantes conhecerão todas as etapas do processo de criação de uma música, desde a construção da ideia até a gravação e finalização. Já nos dias 23 e 24 de julho, das 17h às 19h30, o músico Ronan "Barbazul" conduz a oficina "Música Sem Academia – Bateria e Escuta Rítmica". Destinada ao público a partir de 14 anos, a atividade oferece uma vivência prática voltada ao desenvolvimento da percepção rítmica e da musicalidade por meio da bateria, estimulando a escuta, a experimentação e o contato com diferentes ritmos. As oficinas são gratuitas e integram a programação formativa do Festival de Inverno, que busca incentivar o acesso à arte e à cultura por meio de ações de formação, troca de conhecimentos e desenvolvimento artístico. As inscrições são realizadas presencialmente na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Centro Cultural), das 8h às 18h, e permanecem abertas enquanto houver vagas. Além das oficinas de música, outras atividades formativas do festival também ainda recebem inscrições, conforme disponibilidade de vagas. Serviço Oficina – Instrumento de Mudança Ministrante: Fábio Barbosa (Studio Manga) Data: 22 e 23 de julho Horário: 15h às 17h30 Local: Casa do Brás Público: a partir de 10 anos Vagas: 30 Oficina – Música Sem Academia: Bateria e Escuta Rítmica Ministrante: Ronan "Barbazul" Data: 23 e 24 de julho Horário: 17h às 19h30 Local: Casa do Brás Público: a partir de 14 anos Vagas: 15 Inscrições: Presencialmente na FCCDA (Centro Cultural), das 8h às 18h, enquanto houver vagas. O 52º Festival de Inverno de Itabira é uma realização da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) e da Prefeitura de Itabira.
Por Comunicação FCCDA 20 de julho de 2026
Programação gratuita reúne lançamento de livro, documentário com bate-papo e apresentação do Coral da FCCDA Depois de uma primeira semana marcada por espetáculos, exposições, teatro, shows e intensa participação do público, o 52º Festival de Inverno de Itabira segue movimentando a cidade com uma programação que convida à reflexão, ao encontro e à valorização da produção artística. Entre segunda (20) e quarta-feira (22), literatura, cinema e música ocupam diferentes espaços culturais, oferecendo experiências gratuitas para públicos de todas as idades. A literatura abre a programação na segunda-feira (20), às 16h, na Biblioteca Pública Luiz Camillo de Oliveira Netto, com mais uma edição da Hora da Poesia. O encontro será marcado pelo lançamento do livro "Antologia: Poéticos em Antônio Prado, RS", organizado por Rogério Germani e Danniel Valente, reunindo escritores, leitores e apreciadores da poesia em um momento dedicado ao diálogo e à produção literária. Na terça-feira (21), às 19h, a Casa de Drummond recebe a exibição do documentário "Doida no Quintal", dirigido por Inês Peixoto. O filme apresenta aspectos do processo criativo da atriz, integrante do Grupo Galpão e uma das principais referências do teatro brasileiro. Após a sessão, o público poderá participar de um bate-papo e de uma experimentação cênica, ampliando a experiência proposta pela obra e aproximando espectadores e artistas. Na quarta-feira (22), às 19h30, a Casa do Brás recebe o Coral da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade. Com uma trajetória consolidada na cena cultural itabirana, o grupo apresenta um repertório que percorre diferentes estilos musicais e evidencia o trabalho desenvolvido ao longo de décadas de atuação. Faça o download do Guia de Programação do 52º Festival de Inverno de Itabira
Por Comunicação FCCDA 20 de julho de 2026
A Praça do Areão será ponto de encontro da música, das artes visuais e do lazer neste domingo (19), em mais um dia de programação do 52º Festival de Inverno de Itabira. Com atividades gratuitas ao longo da tarde e da noite, o público poderá aproveitar atrações para todas as idades, culminando com o aguardado show nacional de Mart'nália, um dos grandes nomes da música brasileira. A programação começa às 14h, com um espaço dedicado às crianças. Em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), a praça receberá brinquedos infláveis, camas elásticas, piscina de bolinhas, além de atividades como peteca e basquete, oferecendo uma tarde de diversão para toda a família. Além disso, o espaço também contará com uma feirinha de artesanato. A partir das 18h, quem sobe ao palco é o cantor itabirano Leozinho, aquecendo o público para o show de Mart'nália, marcado para as 19h30. Com uma carreira consolidada, a artista transita com naturalidade entre o samba, o pagode e a MPB, levando ao palco um repertório que reúne clássicos, sucessos autorais e releituras marcadas por sua personalidade e energia. A apresentação integra a programação nacional do festival, que neste ano também recebe o rapper Djonga e homenageia importantes nomes da cultura brasileira. O domingo também marca o início da intervenção de arte urbana assinada pelo muralista Jayme Guerra. Entre os dias 19 e 25 de julho, o artista desenvolverá um mural no Areão, transformando o espaço público em uma grande tela e aproximando o público do processo criativo de uma obra que passará a integrar a paisagem cultural da cidade. A entrada é gratuita e o público não precisa retirar ingressos antecipadamente. O Festival de Inverno de Itabira é uma realização da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e da Prefeitura de Itabira, com apoio cultural da UNA Itabira e do jornal DeFato. A programação completa está disponível nos canais oficiais da FCCDA.