27 de março de 2026
Seleção de alunos para o Projeto FIA 2026
Comunicação FCCDA • 27 de março de 2026

A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) está com inscrições abertas para o processo seletivo de novos alunos do Projeto FIA – Música, voltado à iniciação musical de crianças e adolescentes em Itabira. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas presencialmente até o dia 19 de abril, na Casa do Brás/Escola Livre de Música.


O projeto é financiado pelo Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e tem como objetivo promover o acesso à formação musical, contribuindo para o desenvolvimento artístico e social dos participantes. As aulas serão presenciais, com encontros semanais, e terão duração de oito meses, entre maio e dezembro de 2026.


Estão sendo oferecidas vagas nas modalidades de musicalização infantil (para crianças de 7 a 11 anos) e instrumentos musicais, como violão, teclado, violino, clarinete, flauta transversal e saxofone (para adolescentes de 12 a 17 anos).


O processo seletivo inclui uma etapa de entrevista, que será realizada entre os dias 27 e 30 de abril, conforme o instrumento escolhido. Durante a entrevista, serão avaliados critérios como interesse, disponibilidade e dedicação do candidato. Os resultados serão divulgados no dia 5 de maio, no site da FCCDA e na sede da Escola Livre de Música.


Os candidatos aprovados deverão efetivar a matrícula entre os dias 5 e 8 de maio. O início das aulas está previsto para o dia 11 de maio.

As inscrições devem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Casa do Brás, localizada na Rua Guarda-Mor Custódio, 156, Centro. No ato da inscrição, é necessário que o candidato esteja acompanhado de um responsável legal.


Serviço
Inscrições: até 19 de abril de 2026
Local: Casa do Brás / Escola Livre de Música
Endereço: Rua Guarda-Mor Custódio, 156 – Centro, Itabira
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h
Resultado: 5 de maio
Início das aulas: 11 de maio

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3835-2102.

Confira o Regulamento

Por Comunicação FCCDA 22 de setembro de 2026
Coral FCCDA na UNA
Por Licitação e Contratos 03 FCCDA 21 de setembro de 2026
EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 001/2026 PROCESSO ELEITORAL DO CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICA CULTURAL DE ITABIRA A Comissão Eleitoral, no uso de suas atribuições legais, torna pública a RELAÇÃO DE CANDIDATOS inscritos. Conforme item 5.2 do edital qualquer interessado poderá apresentar impugnação fundamentada contra a habilitação de candidatura que descumpra os requisitos deste certame. A impugnação de candidatura deverá ser enviada por escrito para o e-mail eleicaocmpc2026@gmail.com , contendo obrigatoriamente o assunto “IMPUGNAÇÃO DE CANDIDATURA”, no prazo de até 02 (dois) dias úteis , contados a partir do dia útil subsequente à divulgação da relação preliminar dos candidatos habilitados. Itabira, 21 de setembro de 2026. A Comissão Eleitoral Informações gerais sobre o processo/aviso de abertura
Por Comunicação FCCDA 16 de setembro de 2026
Interessados em representar a sociedade civil no CMPC podem se inscrever até 18 de setembro; processo contempla sete segmentos culturais