31 de março de 2026
Projeto Claro Enigma promove exibição comentada de filme no Memorial Carlos Drummond de Andrade
Comunicação FCCDA • 31 de março de 2026

O projeto Claro Enigma realiza hoje, 31 de março (terça-feira), às 19h, mais uma edição de sua proposta de exibição de filmes comentados no Memorial Carlos Drummond de Andrade, em Itabira. A iniciativa busca ampliar o acesso ao cinema e estimular o debate sobre temas contemporâneos por meio da linguagem audiovisual.


Nesta edição, será exibido o filme “Precisamos Falar com os Homens?”, produção que propõe uma reflexão sobre a participação masculina na luta por igualdade de gênero. O documentário aborda questões relacionadas à desconstrução do machismo e às masculinidades tóxicas, destacando como a equidade pode ser benéfica para toda a sociedade.


Após a exibição, o público é convidado a participar de um momento de conversa e troca de ideias, característica central do projeto Claro Enigma, que tem como objetivo fomentar o pensamento crítico e aproximar a comunidade de temas relevantes por meio do cinema.


O Claro Enigma é um projeto de exibição de filmes comentados realizado no Memorial Carlos Drummond de Andrade, consolidando-se como um espaço de diálogo, reflexão e formação cultural em Itabira.

Por Licitação e Contratos 02 FCCDA 29 de junho de 2026
PROCESSO LICITATÓRIO 045/2026 - INEXIGIBILIDADE/CREDENCIAMENTO Nº 005/2026 CREDENCIAMENTO DE PROPOSTAS ARTÍSTICAS PARA O 52º FESTIVAL DE INVERNO DE ITABIRA RESULTADO PRELIMINAR RETIFICADO A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade torna pública a retificação do resultado preliminar das análises das propostas inscritas no credenciamento, considerando a deliberação emitida pela Superintendente. DECISÃO PRELIMINAR  INSCRIÇÕES DEFERIDAS Conforme item 6 do edital, fica aberto o prazo até o dia 02/07/2026 para o envio de recurso contra o resultado retificado, EXCLUSIVAMENTE PARA AS 06 INSCRIÇÕES DEFERIDAS NA FASE DE RECURSO (destacadas em lilás na listagem). Os recursos deverão ser enviados através do e-mail credenciamentosfccda@gmail.com, com o assunto “ Festival de Inverno de Itabira 2026 “Travessias” - Recurso da Etapa de Seleção ”, que deverá ser apresentado de forma clara e objetiva, descrevendo o ato ou fato tido por irregular, assinado, contendo os itens contestados e respectivas justificativas e argumentações necessárias. Não será permitida a complementação de documentação por ocasião da interposição de recurso. Itabira, 29 de junho de 2026. COMISSÃO DE CONTRATAÇÃO COMISSÃO DE CREDENCIAMENTO Informações gerais sobre o processo Porta da Transparência PNCP
Poesia, ciência e descoberta caminharam juntas em mais uma edição do projeto “Poesia e Ciência”!

Fr
Por Comunicação FCCDA 29 de junho de 2026
Poesia e Ciência
Música, aprendizado e cultura caminhando juntos!

Ontem, o Teatro da FCCDA recebeu mais uma edição d
Por Aguinaldo Ferry 29 de junho de 2026
Concerto Didático da Orquestra de Câmara da FCCDA