3 de junho de 2025
FCCDA forma colaboradores em Libras para tornar mais inclusivo o atendimento ao público
3 de junho de 2025

Iniciativa busca romper preconceitos e construir pontes de entendimento


Reforçando o compromisso com a inclusão e a acessibilidade, colaboradores da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) estão participando de uma capacitação em Libras (Língua Brasileira de Sinais). A iniciativa é realizada em parceria com a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e tem como objetivo qualificar o atendimento ao público surdo nos pontos de cultura mantidos pela instituição.

As aulas são conduzidas pelo professor Fernando Guedes, especialista em Libras e referência na área. A formação integra prática, gramática e aspectos da cultura surda, proporcionando aos participantes não apenas o domínio técnico da língua, mas também uma compreensão mais profunda sobre as especificidades e os direitos da comunidade surda.

Além dessa formação para os colaboradores, a FCCDA já garante a presença de intérpretes de Libras em seus principais eventos, como o tradicional Festival de Inverno de Itabira, garantindo que a programação seja acessível a um público mais diverso e ampliando a participação da comunidade surda nas atividades culturais.

Para a superintendente da FCCDA, Vanessa Faria, a capacitação é um importante avanço nas políticas de acessibilidade cultural da instituição. “Acreditamos que a cultura deve ser um espaço aberto a todos. Ao capacitar nossos colaboradores em Libras, damos mais um passo para que nossas ações sejam cada vez mais inclusivas e acolhedoras. Esta parceria com a Unifei fortalece nosso compromisso de garantir que todos, sem exceção, tenham acesso pleno aos nossos equipamentos e programações culturais”, destaca.

A FCCDA mantém diversos espaços culturais em Itabira, como o Memorial Carlos Drummond de Andrade e a Casa de Drummond, que recebem visitantes de todas as idades e perfis. Com a capacitação em Libras, a instituição amplia suas práticas de acessibilidade e reafirma seu papel como promotora de uma cultura democrática e diversa.

“Acessibilidade é um direito e Itabira está dando passos concretos para democratizar o acesso à cultura e ao turismo. O projeto de extensão universitária “Incluir-Itabira”, da Unifei, é pioneiro e visa eliminar não apenas as barreiras de comunicação, mas também as barreiras atitudinais. Essa iniciativa busca romper preconceitos e construir pontes de entendimento”, destacou o professor Fernando Guedes.


Ele acrescenta que a expectativa é que, ao final do curso, os alunos – especialmente aqueles que lidam diretamente com o público – consigam se comunicar de forma básica com os moradores e turistas surdos que frequentemente visitam Itabira. “O objetivo final é ambicioso: transformar Itabira em referência no Turismo Cultural Inclusivo, proporcionando uma experiência acolhedora e acessível para todos”, frisou Fernando Guedes.



pato fu
18 de julho de 2025
O show acontece às 19h30, na Concha Acústica. Entrada gratuita, por ordem de chegada.
18 de julho de 2025
A programação do 51º Festival de Inverno oferece atrações gratuitas para todas as idades, sem necessidade de retirada de ingressos
sexta
18 de julho de 2025
Programação começa no início da tarde e se estende até a noite