3 de junho de 2025
FCCDA forma colaboradores em Libras para tornar mais inclusivo o atendimento ao público
3 de junho de 2025

Iniciativa busca romper preconceitos e construir pontes de entendimento


Reforçando o compromisso com a inclusão e a acessibilidade, colaboradores da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) estão participando de uma capacitação em Libras (Língua Brasileira de Sinais). A iniciativa é realizada em parceria com a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e tem como objetivo qualificar o atendimento ao público surdo nos pontos de cultura mantidos pela instituição.

As aulas são conduzidas pelo professor Fernando Guedes, especialista em Libras e referência na área. A formação integra prática, gramática e aspectos da cultura surda, proporcionando aos participantes não apenas o domínio técnico da língua, mas também uma compreensão mais profunda sobre as especificidades e os direitos da comunidade surda.

Além dessa formação para os colaboradores, a FCCDA já garante a presença de intérpretes de Libras em seus principais eventos, como o tradicional Festival de Inverno de Itabira, garantindo que a programação seja acessível a um público mais diverso e ampliando a participação da comunidade surda nas atividades culturais.

Para a superintendente da FCCDA, Vanessa Faria, a capacitação é um importante avanço nas políticas de acessibilidade cultural da instituição. “Acreditamos que a cultura deve ser um espaço aberto a todos. Ao capacitar nossos colaboradores em Libras, damos mais um passo para que nossas ações sejam cada vez mais inclusivas e acolhedoras. Esta parceria com a Unifei fortalece nosso compromisso de garantir que todos, sem exceção, tenham acesso pleno aos nossos equipamentos e programações culturais”, destaca.

A FCCDA mantém diversos espaços culturais em Itabira, como o Memorial Carlos Drummond de Andrade e a Casa de Drummond, que recebem visitantes de todas as idades e perfis. Com a capacitação em Libras, a instituição amplia suas práticas de acessibilidade e reafirma seu papel como promotora de uma cultura democrática e diversa.

“Acessibilidade é um direito e Itabira está dando passos concretos para democratizar o acesso à cultura e ao turismo. O projeto de extensão universitária “Incluir-Itabira”, da Unifei, é pioneiro e visa eliminar não apenas as barreiras de comunicação, mas também as barreiras atitudinais. Essa iniciativa busca romper preconceitos e construir pontes de entendimento”, destacou o professor Fernando Guedes.


Ele acrescenta que a expectativa é que, ao final do curso, os alunos – especialmente aqueles que lidam diretamente com o público – consigam se comunicar de forma básica com os moradores e turistas surdos que frequentemente visitam Itabira. “O objetivo final é ambicioso: transformar Itabira em referência no Turismo Cultural Inclusivo, proporcionando uma experiência acolhedora e acessível para todos”, frisou Fernando Guedes.



 24ª Semana Drummondiana – Segunda, 20/10

O primeiro dia da Semana Drummondiana chega com uma progr
Por Comunicação FCCDA 21 de outubro de 2025
Palestra Rosa Dalva
 24ª Semana Drummondiana – Segunda, 20/10

O primeiro dia da Semana Drummondiana chega com uma progr
Por Comunicação FCCDA 21 de outubro de 2025
24ª Semana Drummondiana – Segunda, 20/10 O primeiro dia da Semana Drummondiana chega com uma programação repleta de poesia, arte e reflexão! Tem vivências artísticas, palhaçaria com poesia, roda de conversa com os Drummonzinhos, além da palestra “Gratidão e Reverência à Vida”, e oficinas inspiradas na obra do poeta. 💬 De tudo fica um pouco: a poesia, a arte e o aprendizado que florescem em cada encontro.
 24ª Semana Drummondiana – Segunda, 20/10

O primeiro dia da Semana Drummondiana chega com uma progr
Por Comunicação FCCDA 21 de outubro de 2025
Ilustrações de Crônica de Carlos Drummond de Andrade