16 de julho de 2025
Exposição “FCCDA 40+” revisita história da Fundação e da cultura itabirana
16 de julho de 2025

Com curadoria de Marconi Drummond, resgata legado e reafirma missão da FCCDA

exposição



Já está aberta à visitação a “FCCDA 40+ — Entre tempos e movimentos: práticas culturais e memórias compartilhadas”, exposição que propõe um mergulho na trajetória da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) e sua contribuição para o desenvolvimento cultural de Itabira ao longo das últimas quatro décadas. A mostra busca valorizar a memória institucional da FCCDA, evidenciar seu papel como agente de fomento à cultura local e reafirmar seu compromisso com a preservação e difusão do patrimônio cultural da cidade.


A abertura oficial da exposição ocorreu na noite desta terça-feira (15), durante a programação do 51º Festival de Inverno de Itabira. Com curadoria do artista visual e gráfico Marconi Drummond, a mostra está instalada na galeria da FCCDA e poderá ser visitada gratuitamente até setembro.


Reunindo documentos, imagens, objetos e registros audiovisuais que compõem o acervo da instituição, a exposição está dividida em cinco núcleos temáticos e convida o público a percorrer os marcos históricos da Fundação, desde sua origem até os dias atuais. Além da galeria, a mostra terá ativações pontuais em outros equipamentos culturais geridos pela FCCDA — como a Casa de Drummond, a Fazenda do Pontal, o Memorial Carlos Drummond de Andrade e a Casa do Brás — ampliando a experiência e a imersão nos diferentes tempos e movimentos que moldaram a cultura itabirana.


Para a superintendente da FCCDA, Vanessa Faria, a exposição representa uma oportunidade de reconhecer e valorizar a história coletiva da cidade. “Como historiadora de formação e hoje como gestora da Fundação Cultural, eu não posso deixar de manifestar minha alegria e minha imensa gratidão. Sinto-me profundamente honrada, pois a Fundação possui um acervo extraordinário, documental, fotográfico e audiovisual. Quando pensamos em convidar o Marconi para realizar esta exposição, sabíamos que estaríamos promovendo um verdadeiro mergulho na história da instituição e, consequentemente, na própria história de Itabira”, destacou.


Vanessa Faria também aproveitou a ocasião para reverenciar figuras históricas da cultura itabirana. “Faço questão de referenciar Cacá (Maria do Carmo Amoroso Sena Moreira), primeira superintendente da Fundação, e a senhora Miriam Brandão, grande dama da cultura itabirana, que tanto lutaram — assim como tantos outros nomes, como Lelinho, do Jornal O Cometa — para que cada tijolo desta instituição estivesse hoje de pé”, afirmou.


De volta à cidade para assumir a curadoria da exposição, Marconi Drummond destacou o caráter afetivo da experiência. “É com enorme emoção que retorno a esta Casa, onde me fiz como artista. É muito emocionante também pensar que aquele menino — que viu nascer esta instituição, que viu este prédio ser edificado, que assistiu aos primeiros shows, que viu o primeiro espetáculo do Grupo Corpo, Maria, Maria, e que assistiu à grande cantora argentina Mercedes Sosa se apresentar em um palco aqui, no início dos anos 80 — hoje está aqui narrando essa trajetória. Essa é a história de muitos artistas itabiranos que só se fizeram artistas porque esse sonho se concretizou”.


Ao longo de seis meses de trabalho curatorial, Marconi, sua equipe e servidores da FCCDA mergulharam no acervo do Arquivo-Museu de Literatura Brasileira, Fundação Casa de Rui Barbosa, Arquivo Público da Cidade de Itabira, Museu Histórico de Itabira, Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (seus equipamentos culturais e corpos estáveis) e colecionadores.


A exposição integra ainda as comemorações do aniversário da FCCDA, reafirmando seu compromisso com a memória, a arte e o fazer cultural de Itabira.


SERVIÇO


Exposição: FCCDA 40+ — Entre tempos e movimentos: práticas culturais e memórias compartilhadas

Curadoria: Marconi Drummond

Local:  Galeria da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA)

Endereço:  Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro, Itabira/MG

Visitação: De segunda a sexta-feira,  de 08h30 às 12h e de 14h às 18h. Grupos organizados deverão fazer o agendamento.

Telefone: (31) 3835-2131

Período:  Até setembro de 2025

Entrada gratuita


Por Licitação e Contratos 02 FCCDA 15 de outubro de 2025
ROCESSO LICITATÓRIO Nº 097/2025 - EDITAL INEXIGIBILIDADE Nº 024/2025 CREDENCIAMENTO DE PROPOSTAS CULTURAIS - PROJETO CULTURA TODO DIA 3ª RELAÇÃO DE CREDENCIADOS A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade torna pública o resultado da análise realizada pela Comissão de Credenciamento, conforme estabelecido no item 5 do edital, das inscrições realizadas até o dia 14/10/2025 . Os candidatos indeferidos poderão proceder nova inscrição, atentando aos requisitos do edital. A participação no presente edital não pressupõe garantia de contratação para as atividades da FCCDA uma vez que o Credenciamento é um banco de propostas para consulta da equipe programática no processo de composição da programação da instituição, ficando a programação condicionada à conveniência e oportunidade da FCCDA, bem como de previsão orçamentária. Conforme estabelecido no item 8.2, da decisão de indeferimento do credenciamento caberá recurso dirigido a Superintendente da FCCDA, mediante envio do Formulário Para Pedido de Recurso (Anexo VIII do Edital), para o e-mail credenciamentosfccda@gmail.com , com o ASSUNTO "Cultura Todo Dia - Recurso" , no prazo de 03 dias úteis a contar da publicação do resultado, e deverá ser apresentado de forma clara e objetiva, descrevendo o ato ou fato tido por irregular, assinado, contendo os itens contestados e respectivas justificativas e argumentações necessárias. Itabira, 15 de outubro de 2025. COMISSÃO DE CREDENCIAMENTO PORTARIA N.º 015/2025 3ª RELAÇÃO DE CREDENCIADOS Informações gerais sobre o Cultura Todo Dia
Por Comunicação FCCDA 15 de outubro de 2025
🎶 Apresentações de Bruno Caipira e da Seresta da Aposvale encantaram o público no adro da Catedral, celebrando com música os 177 anos de Itabira! 💚🎂 📸 @aguinaldoferry
Por Comunicação FCCDA 15 de outubro de 2025
Duas expressões que carregam a alma do nosso povo, o batuque, a dança e a energia que atravessam gerações. É mais que música, é identidade, é pertencimento, é a batida que faz o coração pulsar e o corpo se mover no ritmo das nossas raízes. Que essa mistura siga ecoando, levando alegria, arte e história por onde passar!