16 de julho de 2025
Exposição “FCCDA 40+” revisita história da Fundação e da cultura itabirana
16 de julho de 2025

Com curadoria de Marconi Drummond, resgata legado e reafirma missão da FCCDA

exposição



Já está aberta à visitação a “FCCDA 40+ — Entre tempos e movimentos: práticas culturais e memórias compartilhadas”, exposição que propõe um mergulho na trajetória da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) e sua contribuição para o desenvolvimento cultural de Itabira ao longo das últimas quatro décadas. A mostra busca valorizar a memória institucional da FCCDA, evidenciar seu papel como agente de fomento à cultura local e reafirmar seu compromisso com a preservação e difusão do patrimônio cultural da cidade.


A abertura oficial da exposição ocorreu na noite desta terça-feira (15), durante a programação do 51º Festival de Inverno de Itabira. Com curadoria do artista visual e gráfico Marconi Drummond, a mostra está instalada na galeria da FCCDA e poderá ser visitada gratuitamente até setembro.


Reunindo documentos, imagens, objetos e registros audiovisuais que compõem o acervo da instituição, a exposição está dividida em cinco núcleos temáticos e convida o público a percorrer os marcos históricos da Fundação, desde sua origem até os dias atuais. Além da galeria, a mostra terá ativações pontuais em outros equipamentos culturais geridos pela FCCDA — como a Casa de Drummond, a Fazenda do Pontal, o Memorial Carlos Drummond de Andrade e a Casa do Brás — ampliando a experiência e a imersão nos diferentes tempos e movimentos que moldaram a cultura itabirana.


Para a superintendente da FCCDA, Vanessa Faria, a exposição representa uma oportunidade de reconhecer e valorizar a história coletiva da cidade. “Como historiadora de formação e hoje como gestora da Fundação Cultural, eu não posso deixar de manifestar minha alegria e minha imensa gratidão. Sinto-me profundamente honrada, pois a Fundação possui um acervo extraordinário, documental, fotográfico e audiovisual. Quando pensamos em convidar o Marconi para realizar esta exposição, sabíamos que estaríamos promovendo um verdadeiro mergulho na história da instituição e, consequentemente, na própria história de Itabira”, destacou.


Vanessa Faria também aproveitou a ocasião para reverenciar figuras históricas da cultura itabirana. “Faço questão de referenciar Cacá (Maria do Carmo Amoroso Sena Moreira), primeira superintendente da Fundação, e a senhora Miriam Brandão, grande dama da cultura itabirana, que tanto lutaram — assim como tantos outros nomes, como Lelinho, do Jornal O Cometa — para que cada tijolo desta instituição estivesse hoje de pé”, afirmou.


De volta à cidade para assumir a curadoria da exposição, Marconi Drummond destacou o caráter afetivo da experiência. “É com enorme emoção que retorno a esta Casa, onde me fiz como artista. É muito emocionante também pensar que aquele menino — que viu nascer esta instituição, que viu este prédio ser edificado, que assistiu aos primeiros shows, que viu o primeiro espetáculo do Grupo Corpo, Maria, Maria, e que assistiu à grande cantora argentina Mercedes Sosa se apresentar em um palco aqui, no início dos anos 80 — hoje está aqui narrando essa trajetória. Essa é a história de muitos artistas itabiranos que só se fizeram artistas porque esse sonho se concretizou”.


Ao longo de seis meses de trabalho curatorial, Marconi, sua equipe e servidores da FCCDA mergulharam no acervo do Arquivo-Museu de Literatura Brasileira, Fundação Casa de Rui Barbosa, Arquivo Público da Cidade de Itabira, Museu Histórico de Itabira, Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (seus equipamentos culturais e corpos estáveis) e colecionadores.


A exposição integra ainda as comemorações do aniversário da FCCDA, reafirmando seu compromisso com a memória, a arte e o fazer cultural de Itabira.


SERVIÇO


Exposição: FCCDA 40+ — Entre tempos e movimentos: práticas culturais e memórias compartilhadas

Curadoria: Marconi Drummond

Local:  Galeria da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA)

Endereço:  Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro, Itabira/MG

Visitação: De segunda a sexta-feira,  de 08h30 às 12h e de 14h às 18h. Grupos organizados deverão fazer o agendamento.

Telefone: (31) 3835-2131

Período:  Até setembro de 2025

Entrada gratuita


Por Comunicação FCCDA 17 de janeiro de 2026
O projeto “Drummond, fala, fala, fala” foi um dos destaques da 1ª FliRui – Festa Literária da Fundação Casa de Rui Barbosa , realizada em novembro de 2025, ao proporcionar ao público uma experiência sensível, afetiva e direta com a obra de Carlos Drummond de Andrade . Durante o evento, o telefone poético despertou grande curiosidade: pessoas de diferentes idades formaram filas para atender à chamada e ouvir poemas recitados pelo próprio autor, reforçando o poder da literatura como experiência viva e compartilhada. A ação teve forte impacto junto ao público, ampliando a divulgação do nome e da obra de Drummond de forma acessível e inovadora. O sucesso foi tamanho que o aparelho voltou a ser utilizado no início de dezembro, durante uma visita escolar, encantando alunos e professoras e reafirmando o potencial educativo do projeto, capaz de aproximar novas gerações da poesia brasileira de maneira lúdica e memorável. Idealizado por Pedro Drummond , neto de CDA, e executado pela Drummonsters/UNIFEI-Itabira, o projeto consiste em permitir que o público, ao atender um telefone, escute poemas de Drummond, podendo inclusive escolher a obra desejada. O objeto utilizado integra uma coleção original de telefones pertencentes a Carlos Drummond de Andrade e sua esposa, Dolores Dutra de Morais. Sobre a 1ª FliRui A 1ª FliRui marcou sua edição inaugural como um evento de grande relevância no cenário literário nacional, reunindo importantes nomes da cultura brasileira, como Margareth Menezes, Maria Bethânia, Ailton Krenak, Cármen Lúcia, Ondjaki, Ana Paula Tavares, Dira Paes, Gringo Cardia, Bia Lessa e Amara Moira, entre outros convidados, e sinalizando seu potencial de permanência no calendário cultural do país. Para a FCCDA, a participação na FliRui reafirma a importância das parcerias entre instituições culturais afins como estratégia fundamental para a ampliação da circulação da obra drummondiana em âmbito nacional, promovendo novos diálogos, públicos e leituras sobre o legado do poeta. A articulação com instituições de reconhecida relevância, como a Fundação Casa de Rui Barbosa, contribui para fortalecer a presença de Carlos Drummond de Andrade em circuitos literários qualificados e para valorizar o patrimônio cultural sob guarda da Fundação. A festa é uma realização da Fundação Casa de Rui Barbosa , vinculada ao Ministério da Cultura, com apoio da LIBRE e da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade .
Por Licitação e Contratos 03 FCCDA 14 de janeiro de 2026
PROCESSO LICITATÓRIO N° 128/2025 AVISO DE HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO Pelo presente termo, ADJUDICO e HOMOLOGO o PREGÃO ELETRÔNICO N° 007/2025, por estar em conformidade com a Lei Federal nº 14.133/2021. Objeto: Contratação de empresa especializada na organização e realização de eventos para a prestação dos serviços de planejamento, produção, coordenação e execução, com viabilização de infraestrutura, serviços e fornecimento de apoio logístico para a realização do Carnaval de Itabira 2026, Vencedora: Eduardo Ferreira Barros Ltda-EPP (CNPJ 19.124.248/0001-92). Valor global de R$ 510.000,00 (quinhentos e dez mil reais). Itabira, 14/01/2026. 178º Ano da Emancipação Política do Município. “Ano Municipal do Centenário dos Prefeitos Jairo Magalhães Alves, Virgílio José Gazire e Wilson do Carmo Soares”. VANESSA SILVA DE FARIVA SUPERINTENDENTE TERMO DE HOMOLOGAÇÃO Aviso de abertura (1 9 /12/2025) Portal de Transparência/Informações gerais Portal Nacional de Contratações Públicas
Por Comunicação FCCDA 14 de janeiro de 2026
Lista de Aprovados e Aptos a se Matricular Lista de Espera Os/as candidatos(as) aprovados(as) e aptos(as) a se matricular deverão entregar a seguinte documentação na Escola Livre de Música, impreterivelmente, entre os dias 15 e 30/01/2026: - Cópia do Documento de Identidade; - CPF; - Comprovante de endereço com emissão nos últimos três meses, em nome do(a) aluno(a) ou do(a) representante legal, se for o caso. Caso o/a candidato(a) não efetue a matrícula dentro do prazo estipulado, perderá o direito a vaga no curso e, esta, será encaminhada para outro candidato, não cabendo para isso recursos posteriores. Itabira, 14 de janeiro de 2026.