14 de julho de 2025
51º Festival de Inverno recebe abertura da exposição FCCDA 40+ nesta terça-feira (15)
14 de julho de 2025

Com curadoria de Marconi Drummond, exposição celebra os quarenta anos de fundação FCCDA


Nesta terça-feira, 15 de julho, às 19h30, a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) recebe a abertura da exposição FCCDA 40+ — Entre tempos e movimentos: práticas culturais e memórias compartilhadas, com curadoria de Marconi Drummond.


A mostra, incorporada à programação do 51º Festival de Inverno de Itabira, celebra os 40 anos de fundação da instituição, criada em 1985. Por meio de um expressivo acervo artístico, histórico e documental, a exposição destaca a trajetória da FCCDA no cenário sociocultural itabirano, valorizando suas práticas e memórias ao longo das últimas quatro décadas. 



Instalada na galeria de arte da FCCDA, a exposição contará com ativações pontuais em seus equipamentos culturais – Casa de Drummond, Fazenda do Pontal, Memorial Carlos Drummond de Andrade e Casa do Brás, propondo um percurso pela longa trajetória da instituição, com foco especial em sua memória institucional. 


Além de uma cronologia ilustrada, o público terá acesso à apresentação de diversos projetos artístico-culturais desenvolvidos ao longo dessas quatro décadas, como o Coral da FCCDA, o Grupo Folclórico Tumbaitá, a Orquestra de Câmara da Escola Livre de Música de Itabira (OCELMI), o Programa Drummonzinhos e o Projeto Tecitura. A mostra também promoverá visitas guiadas ao Museu de Território Caminhos Drummondianos. 


Um dos destaques da exposição será o Festival de Inverno de Itabira, considerado o principal evento da agenda anual da FCCDA. Criado em 1974, o festival teve papel fundamental na valorização da cultura na cidade e foi o grande impulsionador para a criação da Fundação, que viria a ser oficialmente fundada 11 anos depois, em 1985.


Por meio da apresentação de cinco núcleos, a exposição oferecerá uma visão abrangente da FCCDA, abordando sua gênese, as transformações ocorridas ao longo do tempo e a atuação de colaboradores, gestores, corpos estáveis e da comunidade itabirana. Sob diferentes conjunturas, a mostra proporcionará ao público uma imersão no percurso histórico da principal instituição cultural da cidade, cuja trajetória foi moldada e ativada, ao longo de quatro décadas, por agentes fundamentais na formação e consolidação da cultura itabirana.


Sobre Marconi Drummond


Nascido em Itabira, Marconi Drummond é artista visual, curador e gestor cultural. Possui graduação, mestrado e doutorado em Artes Visuais pela UFMG, além de especialização em Planejamento e Gestão Cultural pela PUC Minas.


Foi diretor da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade (2004–2006) e curador do Museu de Arte da Pampulha (2006–2010), onde coordenou mostras e programas de residência. Entre 2013 e 2014, esteve à frente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), contribuindo para o fortalecimento da política cultural de Itabira.


Desde 2014, é sócio-diretor da Cápsula Cultura, onde desenvolve projetos culturais e curatoriais nas artes visuais. Assinou curadorias relevantes como Quasepoema, Horizonte Moderno e Lorenzato: Simples Singular, além de exposições com Adriana Varejão, Regina Silveira e Cao Guimarães.

Como artista visual e artista gráfico, foi premiado em salões nacionais e recebeu o Prêmio Jabuti pela Câmara Brasileira do Livro.


Por Licitação e Contratos 03 FCCDA 27 de agosto de 2025
TERMO DE AUTORIZAÇÃO DA CONTRATAÇÃO A Superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, no uso de suas atribuições legais, emanadas pelo do estatuto da mencionada entidade, aprovado pelo Decreto nº 2823/2000 e alterado pelos Decretos n os 452/2002 e 479/2002. Considerando o parecer exarado da Assessoria Jurídica, o qual reconhece a Inexigibilidade de Licitação para a referida contratação, bem como, a Justificativa de contratação, o Termo de Referência e demais documentos constantes neste processo. ACOLHE, HOMOLOGA E RATIFICA o PROCESSO LICITATÓRIO N. º 090/2025 , referente a INEXIGIBILIDADE N. º 023/2025 , com fundamento no artigo no art. 74, inciso I, §2 c/c o art. 72, inciso VIII, da Lei 14.133/2021. Objeto: Fornecimento de água potável e captação de esgoto, em atendimento as demandas dos seguintes prédios realizadas no Prédio Sede, na Casa do Brás, na Casa de Drummond, no Memorial Carlos Drummond de Andrade e na Fazenda do Pontal. Valor Total Estimado: R$39.897,27 (trinta e nove mil, oitocentos e noventa e sete reais, vinte e sete centavos). Este ato entra em vigor a partir desta data, devendo ser publicado a fim de conceder eficácia ao ato administrativo, conforme determina o art. 72, inciso VIII, § único da Lei Federal n. º 14.133/21. Itabira, 27 de agosto de 2025. 177º Ano da Emancipação Política do Município. “Ano do Jubileu do Bicentenário da Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Catedral Diocesana de Itabira” “40 Anos de instituição da Fundação Cultural ‘Carlos Drummond de Andrade’” VANESSA SILVA DE FARIA SUPERINTENDE NTE TERMO
Por Comunicacao FCCDA 27 de agosto de 2025
O Morro Redondo é daqueles lugares que lembram a gente da imensidão da vida. Do alto, a vista se abre como um abraço da natureza, e cada horizonte parece guardar uma nova esperança.
Por Comunicacao FCCDA 25 de agosto de 2025
📚✨ Histórias que atravessam o tempo, fortalecem identidades e mantêm viva a memória do nosso povo. O espetáculo Entre causos, memórias e resistências trouxe reflexão, emoção e a potência da tradição oral. 🌟🎤