De intervenções nas ruas ao Encontro de Motociclistas, a cidade foi palco de grandes momentos culturais

O segundo fim de semana do 51º Festival de Inverno de Itabira foi um verdadeiro mergulho artístico que ocupou ruas, praças e palcos da cidade com intervenções culturais e apresentações para todos os gostos.
A sexta-feira (11) começou com música ao vivo na Rodoviária de Itabira, onde os alunos da Escola Livre de Música de Itabira (ELMI), sob a supervisão do professor Davi Andrade, apresentaram uma intervenção musical encantando quem passava pelo local. Já na Avenida João Pinheiro, o Coletivo Viravoltear trouxe a intervenção teatral “Treino (in) poema”, levando poesia e improviso ao coração da cidade.
À noite, a Concha Acústica recebeu o talento de Yago Rios, que apresentou o show “Rejeito Stereo”. Em destaque, a canção “Pedra de Metal” trouxe à tona o cotidiano itabirano, transformando minério, montanhas e sentimentos em poesia cantada. Em seguida, foi a vez de Lenine subir ao palco. Com sua entrega generosa, talento marcante e sotaque inconfundível, ele envolveu o público em uma apresentação cheia de energia e sensibilidade.
No sábado (12), o Festival se voltou ao teatro, com a peça “Vincent, um sonho de amor”, protagonizada por Jefferson da Fonseca. A montagem, que é uma parceria da FCCDA com a Rubim Produções, emocionou o público e trouxe à tona o universo sensível do pintor Vincent Van Gogh, numa performance poética e intensa.
O domingo (13) foi marcado por uma programação diversificada e intensa. Pela manhã e tarde, o teatro tomou conta da Praça Acrísio Alvarenga e da Praça do Campestre. No espetáculo infantil “O Encontro do Arco-Íris com o Mar”, a atriz Maria Kubrusly deu vida a uma história repleta de música e encantamento, inspirada na obra “Grandes Aventuras e Pequenas Histórias”. Ainda na Praça Acrísio, a Boyásha Trupe de Teatro apresentou a irreverente “Charanga dos Proscritos”, com música, humor e crítica social em uma releitura do clássico "A revolução dos bichos".
Já na Concha Acústica, o som das motocicletas anunciou o início do tradicional Encontro dos Motociclistas, que reuniu diversos motoclubes de Itabira e região, como Blood Brothers, Tropa Motor Escotista, Damas do Tempo, Nebulones, Cavaleiros do Asfalto, Nossa Senhora Aparecida, Bodes do Asfalto, Os Indeléveis, Circuito dos Lobos e Morcegos Estradeiros. Famílias, amigos e amantes do rock curtiram os shows eletrizantes das bandas DR80, Super Rock e Jack no Bico, que fecharam o fim de semana em alto e bom som.
O 51º Festival de Inverno de Itabira segue com uma programação intensa e gratuita até o dia 20 de julho, com oficinas, shows, exposições, encontros e muito mais. Confira a programação completa em www.fccda.com.br, ou nas redes sociais da FCCDA (@fccda) e da Prefeitura de Itabira (prefeitura_itabira).
