23 de abril de 2026
Itabira faz parte da programação VI Semana Estadual de Incentivo à Literatura
Comunicação FCCDA • 23 de abril de 2026

Entre os dias 22 e 29 de abril, a cidade recebe a VI Semana Estadual de Incentivo à Literatura, com uma programação que reúne oficinas, contação de histórias e apresentações artísticas. Com o tema “Ler, Criar, Pertencer”, a iniciativa convida o público a vivenciar a literatura como experiência coletiva, sensível e transformadora.


Um dos destaques da programação acontece nesta sexta-feira (24), às 20h, no Deck da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), com o Sarau Literomusical: Versos que Aproximam. A apresentação será conduzida por Vanessa Lima, acompanhada pelo músico André Varogh, em um encontro que entrelaça música e poesia, celebrando a força da palavra sob o céu mineiro.


Ao longo da semana, a programação se desdobra em diferentes atividades formativas e artísticas. Nos dias 22 e 23 de abril, às 18h, a Biblioteca Pública Municipal Luiz Camillo de Oliveira Netto recebe a oficina “Prática de Letras Populares”, com Danielle Ribeiro Oliveira, propondo uma imersão nos saberes da escrita popular.


No sábado, 25 de abril, às 10h, o público é convidado para a contação de histórias “Entre Palavras e Canções”, com Lwana Borges e Anne Santos, também na Biblioteca, em uma apresentação voltada especialmente para o público infantil e familiar.


A programação segue no dia 28 de abril, com duas atividades: pela manhã, às 9h, acontece a oficina “Do Simples ao Criativo: Construindo Porta-Lápis Reciclado”, com Otávia Senhorinha, e à tarde, às 14h, o Memorial Carlos Drummond de Andrade recebe a oficina “Mata do Memorial, Mata de Ideias”, com Solange Alvarenga e Edna Moreira, promovendo uma conexão entre literatura, natureza e território.


Encerrando a semana, no dia 29 de abril, às 15h, será realizada a oficina “Criar e Transformar: Oficina de Cadernos Reutilizados”, com Edineia Figueiredo, incentivando práticas sustentáveis aliadas à criatividade.


A VI Semana Estadual de Incentivo à Literatura reforça o papel da leitura e da escrita como ferramentas de expressão, pertencimento e construção coletiva, em diálogo com o Ano da Economia da Criatividade em Itabira.


A ação é realizada pela Secretaria de Cultura e Turismo do Governo do estado de Minais e conta com a produção em Itabira da Biblioteca Pública Municipal Luiz Camillo de Oliveira Netto, Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) e Prefeitura de Itabira

Hora da poesia Maria Lad
Por Comunicação FCCDA 16 de abril de 2026
Hora da poesia Maria Lada
Todo mês, a Biblioteca Pública Luiz Camillo de Oliveira Netto promove o “Conviler” no Centro de Conv
Por Comunicação FCCDA 16 de abril de 2026
Conviler
Por Licitação e Contratos 03 FCCDA 16 de abril de 2026
PROCESSO Nº 033/2026 - INEXIGIBILIDADE/CREDENCIAMENTO Nº 001/2026 CREDENCIAMENTO DE PARECERISTAS A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade informa que para as primeiras contratações a Comissão de Credenciamento analisará as inscrições realizadas até às 23h59min do dia 19/04/2026. O resultado das análises do credenciamento será publicado no site da FCCDA ( www.fccda.com.br ) e a relação será atualizada sempre que forem deferidos novos credenciamentos, durante a vigência do Credenciamento. O Edital Retificado e consolidado, contendo todas as alterações, estará disponível para consulta e download no site oficial: www.fccda.com.br . Itabira, 15 de abril de 2026. VANESSA SILVA DE FARIA SUPERINTENDENTE EDITAL RETIFICADO Portal de Transparência/Edital e Informações gerais sobre o processo Portal Nacional de Contratações Pública-PNCP Informações gerais sobre as ações da PNAB