
Itabira participa da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas com programação especial nesta terça.
Nesta terça-feira, 12 de agosto, Itabira se junta a diversos municípios mineiros para integrar a Noite Mineira de Museus e Bibliotecas, iniciativa do Governo de Minas que amplia, a cada dois meses, o horário de funcionamento desses espaços culturais, oferecendo ao público atividades gratuitas no período noturno.
O projeto, coordenado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, busca valorizar museus e bibliotecas como espaços de conhecimento, memória e identidade, promovendo o engajamento da comunidade e democratizando o acesso à cultura. Durante as edições, o público encontra uma programação diversificada, que pode incluir exposições, saraus, oficinas, exibições de vídeos, instalações culturais, apresentações musicais, espetáculos teatrais e muito mais.
Em Itabira, três espaços estarão de portas abertas a partir das 18h com atividades especiais:
Biblioteca Pública Municipal Luiz Camillo – visitação e acesso ao acervo;
Galeria da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) – exposição “FCCDA 40+ — Entre tempos e movimentos: práticas culturais e memórias compartilhadas”, com curadoria de Marconi Drummond, que celebra as quatro décadas de história da instituição;
Museu de Itabira – programação especial ligada à história e memória da cidade.
A participação na Noite Mineira é gratuita e aberta a toda a população.
Para Gabriela Santos, chefe da seção de Acervo e Pesquisa da FCCDA “Participar da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas é uma oportunidade de abrir nossas portas de um jeito especial, convidando a comunidade a viver o espaço de forma diferente. É um momento em que fortalecemos nossos laços com o público, permitindo que mais pessoas se apropriem da nossa do nosso patrimônio. Também é uma chance de nos conectarmos com outros equipamentos culturais, trocando ideias e ações.”
Serviço:
Terça-feira, 12 de agosto
A partir das 18h
FCCDA, Biblioteca Pública Luiz Camillo e Museu de Itabira
Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade 40 anos – Ser Cultural

