7 de julho de 2025
Itabira celebra fim de semana com homenagens, memória e shows de Lô Borges e Nação Zumbi
7 de julho de 2025

O 51º Festival de Inverno segue até o dia 20 de julho, com mais de 70 atividades gratuitas em diversos pontos da cidade. Confira a programação!

nação zumbi


O 51º Festival de Inverno de Itabira abriu seu primeiro fim de semana em grande estilo. Sob o tema “Ser Cultural”, o evento reuniu grandes nomes da música nacional, talentos da cena local e uma atmosfera de celebração que emocionou o público. A cerimônia de abertura, realizada na sexta-feira (4), também marcou os 40 anos da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), com homenagens que exaltaram a trajetória cultural da cidade e o trabalho de servidores e artistas. 


Os discursos da noite reforçaram o compromisso com a valorização da cultura como motor de desenvolvimento humano e social — uma das marcas da atual edição do festival. A superintendente da FCCDA, Vanessa Faria; o prefeito Marco Antônio Lage; a primeira-dama Raquell Guimarães, embaixadora dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Minas Gerais (ODS-MG); e a vereadora Dulci Citi destacaram, em suas falas, a importância das políticas culturais como instrumento de transformação e fortalecimento da identidade itabirana, além de impulso para a diversificação econômica.


Memória e reconhecimento


Um dos momentos mais simbólicos da abertura do 51º Festival de Inverno de Itabira foi a entrega de homenagens a servidores e colaboradores da FCCDA que vêm contribuindo de forma significativa para a construção da história da instituição. Foram homenageados Adriane Cristina Ferreira Franco Mendes, Greice Ferreira Santos Silva, Jaqueline de Freitas Veloso, Maria Inês Teixeira, Reginaldo José dos Santos, Samantha Kellyr Rosa, Solange Duarte Alvarenga, Jussara Aparecida Magalhães Santos, Aguinaldo Ferreira de Carvalho, Wesley Giovane Gonçalves Campos e Elisabete Tércio dos Santos. As homenagens são um gesto de gratidão à dedicação e ao compromisso desses profissionais com a cultura itabirana.


Outro ponto alto da programação foi a exibição do documentário “Ser Cultural”, um recorte afetivo da trajetória da FCCDA ao longo de quatro décadas. A produção resgata memórias, desafios e conquistas por meio do depoimento de pessoas que ajudaram a construir a história da Fundação e da cultura itabirana. Em breve, as entrevistas completas estarão disponíveis no canal da FCCDA no YouTube. O documentário foi produzido pela equipe de Comunicação da FCCDA.


Atrações artísticas


Após o encerramento das ações institucionais na sexta-feira, o público foi convidado a continuar curtindo a noite em um ambiente acolhedor, aos som da banda Djazzvan, de Poços de Caldas, que fez um tributo a Djavan. 


No sábado (5), a banda pernambucana Nação Zumbi incendiou o palco da Concha Acústica com seu inconfundível “Maracatu de Uma Tonelada”. O peso das batidas, a força das letras e a energia vibrante da banda fizeram da apresentação um dos pontos altos do festival até aqui. O público cantou junto, dançou e celebrou uma sonoridade que mistura ancestralidade e contemporaneidade. Na mesma noite, os artistas itabiranos Tizé e Igor Venal mostraram a potência da música feita na cidade. 


O domingo (6) seguiu em clima de festa com a banda Megaloides, formada por músicos da cidade que esbanjam carisma e alto astral. No show de lançamento oficial do grupo, os Megaloides conquistaram o público com sua presença de palco e músicas cheias de identidade.


Encerrando o fim de semana, o cantor e compositor Lô Borges, um dos fundadores do icônico Clube da Esquina, fez um show histórico. Com um repertório recheado de clássicos, Lô emocionou o público ao interpretar canções como “Quem sabe isso quer dizer amor”, “Um girassol da cor de seu cabelo” e “O trem azul”, entre outras composições criadas em parceria com seu irmão, Márcio Borges. A apresentação foi um verdadeiro encontro com a memória afetiva da música brasileira.


Programação


A programação do 51º Festival de Inverno segue até o dia 20 de julho, com mais de 70 atividades gratuitas em diversos pontos da cidade. Confira a programação completa em www.fccda.com.br, ou nas redes sociais da FCCDA e Prefeitura de Itabira.


O 51º Festival de Inverno de Itabira é uma realização da Prefeitura Municipal e da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade. Conta com a Cervejaria Ayres como Parceiro Cultural, apoio cultural da Una Itabira e apoio do Grupo Família Pires e de Igor Giordano.

lô borges
5 de julho de 2025
A programação é gratuita, com acesso por ordem de chegada e sem distribuição de ingressos. Chegue cedo!
nacao zumbi
5 de julho de 2025
A programação é gratuita, com acesso por ordem de chegada e sem distribuição de ingressos. Chegue cedo!
Por Licitação e Contratos 03 FCCDA 3 de julho de 2025
ATO DE AUTORIZAÇÃO DA CONTRATAÇÃO DIRETA PROCESSO LICITATÓRIO Nº 069/2025 - DISPENSA N.º 008/2025 OBJETO: Contratação de Seguro de Eventos para o 51º Festival de Inverno. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: artigo 75, inciso II da Lei nº 14.133/2021. Contratação de fornecedor remanescente, seguindo a ordem de classificação, em virtude do declínio da primeira colocada. CONTRATADO REMANECENTE: Essor Seguros S.A. - CNPJ: 14.525.684/0001-50 VALOR TOTAL: R$ 7.554,66 (sete mil, quinhentos e cinquenta e quatro reais e sessenta e seis centavos) AUTORIZO a contratação, em atendimento ao inciso VIII do art. 72 da Lei nº 14.133/2021 e à vista dos elementos constantes nos autos , que comprovam a possibilidade da contratação direta e DETERMINO que seja providenciada a publicação do ato e demais medidas legais cabíveis. Itabira, 03 de julho de 2025. 177º Ano da Emancipação Política do Município. “Ano do Jubileu do Bicentenário da Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Catedral Diocesana de Itabira” “40 Anos de instituição da Fundação Cultural ‘Carlos Drummond de Andrade’” VANESSA SILVA DE FARIA SUPERINTENDENTE TERMO DE AUTORIZAÇÃO