7 de julho de 2025
Itabira celebra fim de semana com homenagens, memória e shows de Lô Borges e Nação Zumbi
7 de julho de 2025

O 51º Festival de Inverno segue até o dia 20 de julho, com mais de 70 atividades gratuitas em diversos pontos da cidade. Confira a programação!

nação zumbi


O 51º Festival de Inverno de Itabira abriu seu primeiro fim de semana em grande estilo. Sob o tema “Ser Cultural”, o evento reuniu grandes nomes da música nacional, talentos da cena local e uma atmosfera de celebração que emocionou o público. A cerimônia de abertura, realizada na sexta-feira (4), também marcou os 40 anos da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), com homenagens que exaltaram a trajetória cultural da cidade e o trabalho de servidores e artistas. 


Os discursos da noite reforçaram o compromisso com a valorização da cultura como motor de desenvolvimento humano e social — uma das marcas da atual edição do festival. A superintendente da FCCDA, Vanessa Faria; o prefeito Marco Antônio Lage; a primeira-dama Raquell Guimarães, embaixadora dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Minas Gerais (ODS-MG); e a vereadora Dulci Citi destacaram, em suas falas, a importância das políticas culturais como instrumento de transformação e fortalecimento da identidade itabirana, além de impulso para a diversificação econômica.


Memória e reconhecimento


Um dos momentos mais simbólicos da abertura do 51º Festival de Inverno de Itabira foi a entrega de homenagens a servidores e colaboradores da FCCDA que vêm contribuindo de forma significativa para a construção da história da instituição. Foram homenageados Adriane Cristina Ferreira Franco Mendes, Greice Ferreira Santos Silva, Jaqueline de Freitas Veloso, Maria Inês Teixeira, Reginaldo José dos Santos, Samantha Kellyr Rosa, Solange Duarte Alvarenga, Jussara Aparecida Magalhães Santos, Aguinaldo Ferreira de Carvalho, Wesley Giovane Gonçalves Campos e Elisabete Tércio dos Santos. As homenagens são um gesto de gratidão à dedicação e ao compromisso desses profissionais com a cultura itabirana.


Outro ponto alto da programação foi a exibição do documentário “Ser Cultural”, um recorte afetivo da trajetória da FCCDA ao longo de quatro décadas. A produção resgata memórias, desafios e conquistas por meio do depoimento de pessoas que ajudaram a construir a história da Fundação e da cultura itabirana. Em breve, as entrevistas completas estarão disponíveis no canal da FCCDA no YouTube. O documentário foi produzido pela equipe de Comunicação da FCCDA.


Atrações artísticas


Após o encerramento das ações institucionais na sexta-feira, o público foi convidado a continuar curtindo a noite em um ambiente acolhedor, aos som da banda Djazzvan, de Poços de Caldas, que fez um tributo a Djavan. 


No sábado (5), a banda pernambucana Nação Zumbi incendiou o palco da Concha Acústica com seu inconfundível “Maracatu de Uma Tonelada”. O peso das batidas, a força das letras e a energia vibrante da banda fizeram da apresentação um dos pontos altos do festival até aqui. O público cantou junto, dançou e celebrou uma sonoridade que mistura ancestralidade e contemporaneidade. Na mesma noite, os artistas itabiranos Tizé e Igor Venal mostraram a potência da música feita na cidade. 


O domingo (6) seguiu em clima de festa com a banda Megaloides, formada por músicos da cidade que esbanjam carisma e alto astral. No show de lançamento oficial do grupo, os Megaloides conquistaram o público com sua presença de palco e músicas cheias de identidade.


Encerrando o fim de semana, o cantor e compositor Lô Borges, um dos fundadores do icônico Clube da Esquina, fez um show histórico. Com um repertório recheado de clássicos, Lô emocionou o público ao interpretar canções como “Quem sabe isso quer dizer amor”, “Um girassol da cor de seu cabelo” e “O trem azul”, entre outras composições criadas em parceria com seu irmão, Márcio Borges. A apresentação foi um verdadeiro encontro com a memória afetiva da música brasileira.


Programação


A programação do 51º Festival de Inverno segue até o dia 20 de julho, com mais de 70 atividades gratuitas em diversos pontos da cidade. Confira a programação completa em www.fccda.com.br, ou nas redes sociais da FCCDA e Prefeitura de Itabira.


O 51º Festival de Inverno de Itabira é uma realização da Prefeitura Municipal e da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade. Conta com a Cervejaria Ayres como Parceiro Cultural, apoio cultural da Una Itabira e apoio do Grupo Família Pires e de Igor Giordano.

O desfile do bloco “E agora, Mofi?” transformou o circuito em um verdadeiro baile. Em homenagem ao f
Por Comunicação FCCDA 24 de fevereiro de 2026
mofi
Por Licitação e Contratos 03 FCCDA 23 de fevereiro de 2026
AVISO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 003/2026 (COTAÇÃO DE PREÇOS) A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade torna público, por meio do Setor de Licitações e Contratos, que está realizando COTAÇÃO DE PREÇOS para o objeto abaixo mencionado, nas condições e exigências estabelecidas no Anexo I - Termo de Referência em anexo a este aviso. 1. Objeto: AQUISIÇÃO DE REFIS (FILTROS) para os purificadores e bebedouros da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade. 2. Envio da Proposta de Preço Os interessados devem encaminhar a FORMULÁRIO DE PROPOSTA , anexado a este aviso, até às 17 horas do dia 26/02/2026 , para o e-mail fccda.compras1@gmail.com , documento esse que deverá ser devidamente assinado e datado pelo proponente. 3. Critério de julgamento : Menor Preço unitário. 4. Contratação preferencial: Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. 5. Fundamentação legal: Lei nº 14.133 de 1°/04/2021, Art. 75, inciso II e Decreto Municipal nº 4741/2024. 6. Critérios de Participação: Poderão participar da presente licitação pessoas jurídicas do ramo pertinente ao objeto desta licitação e que atenderem a todas as exigências contidas no Termo de Referência, bem como preencherem as condições de credenciamento constantes deste Edital. Será certificada a ausência das condições impeditivas do art. 14 da Lei Federal nº 14.133/21. 7. Condições de habilitação: Juntamente com a proposta devem ser enviados os documentos de Habilitação - Contrato Social ou similar; Certidões Negativa Federal, Estadual, Municipal, Trabalhista; Certificado do FGTS e a Declaração Conjunta (anexada a este aviso). As microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), MEI deverão anexar em campo próprio do sistema a documentação de habilitação, ainda que haja alguma restrição de regularidade fiscal e trabalhista , conforme previsto no art. 43 da LC nº123 de 14.12.2006, LC 147 de 07.08.2014 e LC 155 de 27/10/2016. Os pedidos de esclarecimentos deverão ser enviados para o e-mail fccda.compras1@gmail.com . Itabira, 23 de fevereiro de 2026. GLAUBER F. LOPES AGENTE DE COTAÇÃO TERMO DE REFERÊNCIA FORMULÁRIO PROPOSTA
O Carnaval “A Cor Dessa Cidade” tem o apoio cultural da Cervejaria Ayres e é uma realização da Funda
Por Comunicação FCCDA 23 de fevereiro de 2026
Carnaval