20 de julho de 2026
Festival de Inverno leva música, arte urbana e programação para toda a família à Praça do Areão neste domingo
Comunicação FCCDA • 20 de julho de 2026

A Praça do Areão será ponto de encontro da música, das artes visuais e do lazer neste domingo (19), em mais um dia de programação do 52º Festival de Inverno de Itabira. Com atividades gratuitas ao longo da tarde e da noite, o público poderá aproveitar atrações para todas as idades, culminando com o aguardado show nacional de Mart'nália, um dos grandes nomes da música brasileira.


A programação começa às 14h, com um espaço dedicado às crianças. Em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), a praça receberá brinquedos infláveis, camas elásticas, piscina de bolinhas, além de atividades como peteca e basquete, oferecendo uma tarde de diversão para toda a família. Além disso, o espaço também contará com uma feirinha de artesanato. 


A partir das 18h, quem sobe ao palco é o cantor itabirano Leozinho, aquecendo o público para o show de Mart'nália, marcado para as 19h30. Com uma carreira consolidada, a artista transita com naturalidade entre o samba, o pagode e a MPB, levando ao palco um repertório que reúne clássicos, sucessos autorais e releituras marcadas por sua personalidade e energia. A apresentação integra a programação nacional do festival, que neste ano também recebe o rapper Djonga e homenageia importantes nomes da cultura brasileira.


O domingo também marca o início da intervenção de arte urbana assinada pelo muralista Jayme Guerra. Entre os dias 19 e 25 de julho, o artista desenvolverá um mural no Areão, transformando o espaço público em uma grande tela e aproximando o público do processo criativo de uma obra que passará a integrar a paisagem cultural da cidade.


A entrada é gratuita e o público não precisa retirar ingressos antecipadamente. O Festival de Inverno de Itabira é uma realização da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e da Prefeitura de Itabira, com apoio cultural da UNA Itabira e do jornal DeFato. A programação completa está disponível nos canais oficiais da FCCDA.


Por Licitação e Contratos 03 FCCDA • 19 de outubro de 2026
TERMO DE AUTORIZAÇÃO DA CONTRATAÇÃO A Superintendente Interina da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, no uso de suas atribuições legais, emanadas pelo estatuto da mencionada entidade, aprovado pelo Decreto nº 2823/2000 e alterado pelos Decretos n os 45 2/2002 e 479/2002; Considerando o parecer exarado da Assessoria Jurídica, o qual reconhece a Inexigibilidade de Licitação para a referida contratação, bem como a Justificativa de Contratação, o Estudo Técnico Preliminar, o Termo de Referência e demais documentos constantes neste processo; ACOLHE, HOMOLOGA E RATIFICA o PROCESSO LICITATÓRIO N.º 084/2026 , referente à INEXIGIBILIDADE N.º 018/2026, com fundamento no artigo no art. 74, inciso II da Lei 14.133/2021. OBJETO: Contratação do escritor Florentino Alves de Freitas (Tino Freitas), através de sua representante exclusiva CIGARRA TIPOGRAFICA LTDA (CNPJ: 09.417.552/0001-74), dentro da execução do Projeto "Arte-educação", aprovado pelo FMCA (Contrato de Repasse nº N. 045/2025), para a ministração de 02 (duas) palestras/intervenções artísticas integradas à programação oficial da 25ª Semana Drummondiana. VALOR DO CONTRATO: R$10.000,00 (dez mil reais). Dentro do valor proposto estão inclusos todos os custos para realização do objeto, tais como cachê do artista, impostos e encargos. Este ato entra em vigor a partir desta data, devendo ser publicado a fim de conceder eficácia ao ato administrativo, conforme determina o art. 72, inciso VIII, § único da Lei Federal n.º 14.133/21. Itabira, 16 de outubro de 2026. 178º Ano da Emancipação Política do Município. “Ano Municipal do Centenário dos Prefeitos Jairo Magalhães Alves, Virgílio José Gazire e Wilson do Carmo Soares”. CINTIA GERMANO TORRE SILVA SUPERINTENDENTE INTERINA MATR.: 691-2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO Portal de Transparência/Informações sobre o processo
Por Comunicação FCCDA • 19 de outubro de 2026
Com o tema “Dr ummond em movimento: poesia que atravessa gerações”, programação acontece de 21 a 31 de outubro, com feiras literárias, palestras, teatro e intervenções culturais. A Prefeitura de Itabira, por meio da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), realiza, de 21 a 31 de outubro, a 25ª Semana Drummondiana . Com o tema “Drummond em movimento: poesia que atravessa gerações”, a edição deste ano destaca a aproximação da literatura com a comunidade escolar, além de atividades culturais em diferentes espaços da cidade. Um dos principais destaques são as feiras literárias nas escolas municipais , realizadas entre os dias 26 e 30 de outubro. A programação contempla as escolas Antônio Camilo Alvim, Marina Bragança, Virgílio Gazire, Pedreira do Instituto e Ester Pereira Guerra, com apresentações do Circo Massa, do grupo Sintonia Dominó e intervenções literárias de Thamara Santana e dos Drummonzinhos. Outro destaque é o seminário “O poeta universal” , que reúne palestras sobre a vida e a obra de Carlos Drummond de Andrade, abordando temas como literatura, música, pertencimento e formação de leitores. A atividade também é uma oportunidade de formação e troca de experiências para professores da Rede Municipal de Ensino, com a participação de convidados como Tino Freitas, Carlos de Cássia, Rômulo Pinheiro, Marcelo Bortoloti e Marcos Alcântara. A programação inclui ainda espetáculos teatrais, saraus, oficinas e intervenções culturais , com atividades na Casa de Drummond, no Teatro da FCCDA, na Biblioteca Pública Municipal Luiz Camillo de Oliveira Netto e em espaços públicos da cidade. O encerramento acontece em 31 de outubro, aniversário de Carlos Drummond de Andrade , com a intervenção cultural “Treino (in) Poema”, do grupo Viravoltear, às 11h, pelas ruas do Centro. A 25ª Semana Drummondiana busca ampliar o acesso à literatura, incentivar a formação de novos leitores e fortalecer a relação de Itabira com o legado de seu poeta. Faça o download da programação 25ª Semana Drummondiana Data: 21 a 31 de outubro de 2026 Realização: Prefeitura Municipal de Itabira e Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA).
Por Comunicação FCCDA • 16 de outubro de 2026
A Biblioteca Pública Municipal Luiz Camillo de Oliveira Netto convida a comunidade para participar da ação Troca de Livros, uma iniciativa que incentiva o hábito da leitura, promove o compartilhamento de histórias e amplia o acesso à literatura. A proposta é simples: trazer um livro de literatura em bom estado de conservação e trocá-lo por outro título disponível na ação. Podem participar leitores interessados em compartilhar histórias, descobrir novos autores e renovar suas experiências de leitura. Para participar, é importante que os livros estejam em bom estado de conservação, preservando as condições adequadas para que possam ser lidos e apreciados por outras pessoas. A iniciativa valoriza a circulação dos livros, o reaproveitamento de exemplares e o encontro entre leitores, fortalecendo o papel da biblioteca como espaço de acesso à cultura, ao conhecimento e à leitura. Participe! Separe aquele livro que merece encontrar um novo leitor e venha descobrir sua próxima história na Biblioteca Pública Municipal Luiz Camillo de Oliveira Netto. Troque livros, compartilhe histórias e multiplique possibilidades!