5 de maio de 2025
Festival da Cultura Tropeira começa na próxima sexta-feira; confira a programação completa
5 de maio de 2025

Evento valoriza a memória tropeira e fomenta o turismo regional na Rota do Tropeirismo

MUSEU DO TROPEIRO


O 4º Festival da Cultura Tropeira e as comemorações do 22º Aniversário do Museu do Tropeiro, em Ipoema, começam na próxima sexta-feira (09) e seguem até o dia 17, com uma extensa programação cultural, artística e educativa. Os eventos são realizados pela  Prefeitura de Itabira e conta com o apoio dos municípios de Barão de Cocais, Bom Jesus do Amparo e Santa Bárbara, que se unem para valorizar a memória tropeira e fomentar o turismo regional na Rota do Tropeirismo.

“O Festival da Cultura Tropeira é uma celebração da nossa história, da fé que move nosso povo e da tradição que atravessa gerações. É emocionante ver Ipoema se transformar num grande palco a céu aberto, onde a memória tropeira é vivida com orgulho, alegria e respeito. Mais do que um evento, é um reencontro com nossas raízes e uma oportunidade de fortalecer a identidade cultural de toda a região. A parceria entre os municípios envolvidos mostra que, unidos, podemos valorizar o que temos de mais autêntico e promover o desenvolvimento por meio da cultura e do turismo”, afirmou o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage.


A abertura oficial acontece na sexta-feira (09), às 9h, em Santa Bárbara, com a bênção aos cavaleiros na Praça Cleves de Faria. De lá, as comitivas seguem para Barão de Cocais, onde serão recebidos no Rancho do Coyote. Posteriormente, seguem para Bom Jesus do Amparo onde, à noite, acontece a cerimônia de abertura e com shows de Isac e Jucelmo às 20h15, e Gustavo Dias e Banda às 22h, no Parque de Exposições Tiné Motta.

No sábado, 10 de maio, a programação começa cedo, com café da manhã para as comitivas em Bom Jesus do Amparo e a saída dos cavaleiros rumo ao Museu do Tropeiro, em Ipoema. Às 13h, haverá recepção com show de Paixão dos Teclados no Campo do Aliança, em Ipoema. A partir das 16h, os cavaleiros se concentram para o tradicional cortejo pelas ruas de Ipoema, com bênção solene às 17h, em frente ao Museu do Tropeiro. A noite será marcada por apresentações musicais, no Campo do Aliança, com Lara Drummond, às 21h, e Bruna Viola, às 23h.

Na sexta-feira seguinte, 16 de maio, o festival apresenta o sarau “Cachaça, Torresmo e Poesia”, com participação do grupo Drummonzinhos, no Museu do Tropeiro. Já no sábado (17), acontece a abertura da 1ª Roda de Viola de 2025, a partir das 20h, com o Ritual do Fogo, acendimento da fogueira e apresentações das Lavadeiras de Ipoema, Estaladores de Chicote e Trovadoras. Em seguida, sobem ao palco Titane e Pereira da Viola às 21h, e Wesley e Elson às 23h. Toda a programação acontece na Praça Augusto Guerra, em Ipoema.

Além das atrações musicais e celebrações tradicionais, 22º aniversário do Museu do Tropeiro e do 4º Festival da Cultura Tropeira promovem uma rica programação educativa entre os dias 12 e 16 de maio. 


O Festival da Cultura Tropeira se consolida como um importante evento de valorização da cultura popular e da identidade rural mineira, promovendo o encontro entre gerações, saberes e tradições. A programação completa, incluindo detalhes sobre a agenda educativa, pode ser conferida no site da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (
www.fccda.com.br). 


“O Festival da Cultura Tropeira é mais do que uma festa: é um exercício de memória. Celebrar o tropeirismo é valorizar a identidade de um povo e reforçar a importância da cultura como ferramenta de educação e pertencimento”, destacou a superintendente da FCCDA, Vanessa Faria.


Por Comunicação FCCDA 9 de fevereiro de 2026
Itabira viveu, nos últimos quatro dias, uma grande celebração da cultura popular com a realização do Pré-Carnaval “A Cor Dessa Cidade”, que movimentou o circuito com música, alegria e tradição. Ao todo, 9 blocos carnavalescos e 3 atrações musicais passaram pela programação, consolidando o evento como um dos principais aquecimentos para o Carnaval no município. Com público diário em torno de 5 mil pessoas, o circuito recebeu moradores e visitantes em um ambiente marcado pela diversidade, pelo encontro e pela ocupação positiva do espaço público. Além da animação, o evento também se destacou pela tranquilidade, alegria e segurança. Para a superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), Vanessa Faria, o Pré-Carnaval reforça a força da cultura como instrumento de pertencimento e desenvolvimento local. “O Pré-Carnaval é mais do que festa. É cultura, é identidade e também geração de oportunidades. Ver as ruas cheias, os blocos colorindo a cidade e tudo acontecendo com segurança mostra que Itabira tem capacidade de realizar grandes eventos com responsabilidade e valorizando a nossa gente”, destaca. Além do impacto cultural, o Pré-Carnaval teve papel importante na economia criativa da cidade. A programação contou com a participação de barraqueiros de Itabira, fortalecendo o comércio local e gerando renda para trabalhadores e empreendedores. Outro destaque foi a valorização dos serviços do próprio município: todas as contratações de apoio e estrutura foram realizadas em Itabira, envolvendo profissionais e empresas locais em áreas como som, iluminação, montagem, produção e logística. O evento também refletiu no comércio, com lojas movimentando as cores e identidades dos blocos, impulsionando a procura por acessórios, roupas e itens temáticos, reforçando o clima carnavalesco nas ruas e vitrines. Com balanço positivo, o Pré-Carnaval “A Cor Dessa Cidade” encerra sua programação reafirmando o compromisso da FCCDA com a cultura popular, com a ocupação democrática dos espaços, com a geração de emprego e renda e com o fortalecimento da economia criativa no município.
Por Licitação e Contratos 03 FCCDA 9 de fevereiro de 2026
PROCESSO LICITATÓRIO Nº 054/2025 - INEXIGIBILIDADE/CREDENCIAMENTO Nº 012/2025 CREDENCIAMENTO DE PROFESSORES DE MÚSICAS, MAESTRO E REGENTES RELAÇÃO DE CREDENCIADOS ATUALIZADA A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade torna pública o resultado da análise realizada pela Comissão de Credenciamento, conforme estabelecido no item 5 do edital, das inscrições realizadas até o dia 06/02/2026 . Conforme estabelecido no item 10, da decisão de indeferimento do credenciamento caberá recurso dirigido a Superintendente da FCCDA, mediante envio do Formulário Para Pedido de Recurso (Anexo VIII do Edital), para o e-mail credenciamentosfccda@gmail.com , com o ASSUNTO "iINEX012/2025 - Credenciamento de Professores ELMI" , no prazo de 03 dias úteis a contar da publicação do resultado, e deverá ser apresentado de forma clara e objetiva, descrevendo o ato ou fato tido por irregular, assinado, contendo os itens contestados e respectivas justificativas e argumentações necessárias. A participação no presente edital não pressupõe garantia de contratação para as atividades da FCCDA uma vez que o Credenciamento é um banco de propostas para consulta da equipe programática no processo de composição da programação da instituição, ficando a programação condicionada à conveniência e oportunidade da FCCDA, bem como de previsão orçamentária. Comissão de Credenciamento Portaria n.º 024/2025 RELAÇÃO DE CREDENCIADOS ATUALIZADA (09/02/2026) RELAÇÃO DE INDEFERIDOS (09/02/2026) Informações gerais sobre o processo Portal de Transparência Portal Nacional de Contratações Públicas/Contratos
Por Licitação e Contratos 03 FCCDA 9 de fevereiro de 2026
ELEIÇÃO DO REI E RAINHA DO CARNAVAL 2026 RESULTADO FINAL - ANÁLISE DO JÚRI TÉCNICO A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade torna público o resultado da análise realizada pelo Júri Técnico, conforme publicação realizada no dia 06/02/2026, no Instagram oficial da FCCDA . A realização da 3ª Etapa deste Edital, aconteceu no dia 05/02/2026, na Avenida Daniel de Grisolia, dentro da programação Pré-Carnaval “A Cor Dessa Cidade”, sendo declarados vencedores: 👑 Rei Momo: Michael Erik Patric Flores 💃 Rainha: Flaviane Geralda Costa de Souza Itabira, 09 de fevereiro de 2026. VANESSA SILVA DE FARIA SUPERINTENDENTE Análise do Júri Técnico Informações gerais sobre o processo Portal de Transparência