5 de maio de 2025
Festival da Cultura Tropeira começa na próxima sexta-feira; confira a programação completa
5 de maio de 2025

Evento valoriza a memória tropeira e fomenta o turismo regional na Rota do Tropeirismo

MUSEU DO TROPEIRO


O 4º Festival da Cultura Tropeira e as comemorações do 22º Aniversário do Museu do Tropeiro, em Ipoema, começam na próxima sexta-feira (09) e seguem até o dia 17, com uma extensa programação cultural, artística e educativa. Os eventos são realizados pela  Prefeitura de Itabira e conta com o apoio dos municípios de Barão de Cocais, Bom Jesus do Amparo e Santa Bárbara, que se unem para valorizar a memória tropeira e fomentar o turismo regional na Rota do Tropeirismo.

“O Festival da Cultura Tropeira é uma celebração da nossa história, da fé que move nosso povo e da tradição que atravessa gerações. É emocionante ver Ipoema se transformar num grande palco a céu aberto, onde a memória tropeira é vivida com orgulho, alegria e respeito. Mais do que um evento, é um reencontro com nossas raízes e uma oportunidade de fortalecer a identidade cultural de toda a região. A parceria entre os municípios envolvidos mostra que, unidos, podemos valorizar o que temos de mais autêntico e promover o desenvolvimento por meio da cultura e do turismo”, afirmou o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage.


A abertura oficial acontece na sexta-feira (09), às 9h, em Santa Bárbara, com a bênção aos cavaleiros na Praça Cleves de Faria. De lá, as comitivas seguem para Barão de Cocais, onde serão recebidos no Rancho do Coyote. Posteriormente, seguem para Bom Jesus do Amparo onde, à noite, acontece a cerimônia de abertura e com shows de Isac e Jucelmo às 20h15, e Gustavo Dias e Banda às 22h, no Parque de Exposições Tiné Motta.

No sábado, 10 de maio, a programação começa cedo, com café da manhã para as comitivas em Bom Jesus do Amparo e a saída dos cavaleiros rumo ao Museu do Tropeiro, em Ipoema. Às 13h, haverá recepção com show de Paixão dos Teclados no Campo do Aliança, em Ipoema. A partir das 16h, os cavaleiros se concentram para o tradicional cortejo pelas ruas de Ipoema, com bênção solene às 17h, em frente ao Museu do Tropeiro. A noite será marcada por apresentações musicais, no Campo do Aliança, com Lara Drummond, às 21h, e Bruna Viola, às 23h.

Na sexta-feira seguinte, 16 de maio, o festival apresenta o sarau “Cachaça, Torresmo e Poesia”, com participação do grupo Drummonzinhos, no Museu do Tropeiro. Já no sábado (17), acontece a abertura da 1ª Roda de Viola de 2025, a partir das 20h, com o Ritual do Fogo, acendimento da fogueira e apresentações das Lavadeiras de Ipoema, Estaladores de Chicote e Trovadoras. Em seguida, sobem ao palco Titane e Pereira da Viola às 21h, e Wesley e Elson às 23h. Toda a programação acontece na Praça Augusto Guerra, em Ipoema.

Além das atrações musicais e celebrações tradicionais, 22º aniversário do Museu do Tropeiro e do 4º Festival da Cultura Tropeira promovem uma rica programação educativa entre os dias 12 e 16 de maio. 


O Festival da Cultura Tropeira se consolida como um importante evento de valorização da cultura popular e da identidade rural mineira, promovendo o encontro entre gerações, saberes e tradições. A programação completa, incluindo detalhes sobre a agenda educativa, pode ser conferida no site da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (
www.fccda.com.br). 


“O Festival da Cultura Tropeira é mais do que uma festa: é um exercício de memória. Celebrar o tropeirismo é valorizar a identidade de um povo e reforçar a importância da cultura como ferramenta de educação e pertencimento”, destacou a superintendente da FCCDA, Vanessa Faria.


Por Licitação e Contratos 02 FCCDA 11 de maio de 2026
PROCESSO LICITATÓRIO Nº 033/2026 - INEXIGIBILIDADE/CREDENCIAMENTO Nº 001/2026 CREDENCIAMENTO DE PARECERISTAS A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade informa aos candidatos inscritos no processo de credenciamento de pareceristas que, em razão do expressivo volume de inscrições recebidas até o dia 19 de abril de 2026, a etapa de análise documental e técnica ainda se encontra em andamento. Esclarecemos que a lista de credenciados será publicada no site oficial da FCCDA tão logo sejam concluídas todas as análises, observando-se os critérios estabelecidos no edital. Reforçamos a importância de que os interessados acompanhem regularmente o site da instituição para atualização das informações e divulgação dos resultados. Itabira, 11 de maio de 2026. Vanessa Silva de Faria Superintendente Portal de Transparência/Edital e Informações gerais sobre o processo Portal Nacional de Contratações Pública-PNCP Informações gerais sobre as ações da PNAB
Por Licitação e Contratos 02 FCCDA 7 de maio de 2026
PORTARIA Nº 004, 28 DE ABRIL DE 2026 Institui a nomeação da Comissão de Credenciamento para atender aos editais de Credenciamento da FCCDA A Superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, doravante denominada FCCDA, no uso de suas atribuições legais, especialmente as emanadas no artigo 19, incisos V e XI V, XII e XIII, do estatuto da mencionada Entidade, aprovado pelo Decreto nº. 2823, de 26 de abril de 2000 e alterado pelos Decretos n.º 452, de 30 de julho de 2002 e 479 de 23 de agosto de 2002; RESOLVE: Art. 1º INSTITUIR a COMISSÃO DE CREDENCIAMENTO para avaliar os requerimentos nos processos de credenciamentos, publicados pela Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, e será composta pelos seguintes servidores: Adriane Cristina Franco Ferreira, Aguinaldo Ferreira de carvalho, Fernando Sampaio Piacezzi Vieira, Gabriela Cristina dos Santos, Jaqueline de Freitas Veloso, Lorenna Neiry Costa Vieira Gonçalves, Kelly Silvana Batista Da Silva e Silva, José Nildo Bezerra Monteiro, Núbia Adriana da Silva, Otávia Senhorinha de Andrade Muller, Reginaldo José dos Santos, Samuel Alves Maciel, e Wilson Nunes Amaro. Art. 2º Compete à Comissão de Credenciamento proceder à analise conforme as normas estabelecidas pelos editais publicados, bem como: I - Acompanhar todo o processo de credenciamento; II - Receber e conferir os pedidos de credenciamento dos interessados e analisar os documentos da estabelecidos nos editais; III - Elaborar e encaminhar a lista atualizada dos credenciados para publicação no site e redes sociais da FCCDA. Parágrafo único - Na implementação dos trabalhos a Comissão deverá observar os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência, razoabilidade e economicidade de demais diretrizes aplicáveis à Administração Pública. Art. 3º Revoga a Portaria nº 024, de 16 de outubro de 2025. Art. 4º Este ato entra em vigor a partir desta data. Itabira, 28 de abril de 2026. 178º Ano de Emancipação Política do Município “Ano Municipal do Centenário dos Prefeitos Jairo Magalhães Alves, Virgílio José Gazire e Wilson do Carmo Soares” VANESSA DA SILVA FARIA SUPERINTENDENTE PORTARIA
Por Licitação e Contratos 02 FCCDA 6 de maio de 2026
AVISO DE CONTRATAÇÃO DIRETA Nº 006/2026 (COTAÇÃO DE PREÇOS) A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade torna público que está realizando cotação de preços de serviço de emissão de certificados digitais com e sem token para atender as necessidades da FCCDA, de acordo com os detalhamentos constantes Termo de Referência anexo a este aviso. Dessa forma, solicita-se o envio de uma proposta de preços para o e-mail: leticiafccda@gmal.com até o dia 12/05/2026 , que deverá ser encaminhada por meio do preenchimento do formulário de proposta anexado a este Aviso, documento esse que deverá ser devidamente assinado eletronicamente e datado pelo proponente. Critério de julgamento: Menor Preço global Contratação preferencial: Microempresas e empresas de pequeno porte. Fundamentação legal: Lei nº 14.133 de 1°/04/2021, Art. 75, inciso II e Decreto Municipal nº 4.741/2024. Condições de habilitação: A regularidade fiscal será certificada pela FCCDA, sendo verificada a ausência de penalidades impeditivas de licitar e contratar com a Administração Pública. Condições de contratação: O proponente vencedor terá o prazo de 03 (três) dias úteis, contados a partir da data de sua convocação, para assinar o Termo de Contrato ou aceitar instrumento equivalente, conforme o caso (Nota de Empenho/ Contrato/Autorização), sob pena de decair do direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas no Termo de Referência. Ao formalizar sua proposta, a empresa declara que está de acordo com as condições estabelecidas no Termo de Referência que foi disponibilizada nesta cotação de preços. Itabira, 06 de maio de 2026. Letícia Lage de Almeida Costa Responsável Pela Cotação TERMO DE REFERÊNCIA FORMULÁRIO PROPOSTA