5 de maio de 2025
Festival da Cultura Tropeira começa na próxima sexta-feira; confira a programação completa
5 de maio de 2025

Evento valoriza a memória tropeira e fomenta o turismo regional na Rota do Tropeirismo

MUSEU DO TROPEIRO


O 4º Festival da Cultura Tropeira e as comemorações do 22º Aniversário do Museu do Tropeiro, em Ipoema, começam na próxima sexta-feira (09) e seguem até o dia 17, com uma extensa programação cultural, artística e educativa. Os eventos são realizados pela  Prefeitura de Itabira e conta com o apoio dos municípios de Barão de Cocais, Bom Jesus do Amparo e Santa Bárbara, que se unem para valorizar a memória tropeira e fomentar o turismo regional na Rota do Tropeirismo.

“O Festival da Cultura Tropeira é uma celebração da nossa história, da fé que move nosso povo e da tradição que atravessa gerações. É emocionante ver Ipoema se transformar num grande palco a céu aberto, onde a memória tropeira é vivida com orgulho, alegria e respeito. Mais do que um evento, é um reencontro com nossas raízes e uma oportunidade de fortalecer a identidade cultural de toda a região. A parceria entre os municípios envolvidos mostra que, unidos, podemos valorizar o que temos de mais autêntico e promover o desenvolvimento por meio da cultura e do turismo”, afirmou o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage.


A abertura oficial acontece na sexta-feira (09), às 9h, em Santa Bárbara, com a bênção aos cavaleiros na Praça Cleves de Faria. De lá, as comitivas seguem para Barão de Cocais, onde serão recebidos no Rancho do Coyote. Posteriormente, seguem para Bom Jesus do Amparo onde, à noite, acontece a cerimônia de abertura e com shows de Isac e Jucelmo às 20h15, e Gustavo Dias e Banda às 22h, no Parque de Exposições Tiné Motta.

No sábado, 10 de maio, a programação começa cedo, com café da manhã para as comitivas em Bom Jesus do Amparo e a saída dos cavaleiros rumo ao Museu do Tropeiro, em Ipoema. Às 13h, haverá recepção com show de Paixão dos Teclados no Campo do Aliança, em Ipoema. A partir das 16h, os cavaleiros se concentram para o tradicional cortejo pelas ruas de Ipoema, com bênção solene às 17h, em frente ao Museu do Tropeiro. A noite será marcada por apresentações musicais, no Campo do Aliança, com Lara Drummond, às 21h, e Bruna Viola, às 23h.

Na sexta-feira seguinte, 16 de maio, o festival apresenta o sarau “Cachaça, Torresmo e Poesia”, com participação do grupo Drummonzinhos, no Museu do Tropeiro. Já no sábado (17), acontece a abertura da 1ª Roda de Viola de 2025, a partir das 20h, com o Ritual do Fogo, acendimento da fogueira e apresentações das Lavadeiras de Ipoema, Estaladores de Chicote e Trovadoras. Em seguida, sobem ao palco Titane e Pereira da Viola às 21h, e Wesley e Elson às 23h. Toda a programação acontece na Praça Augusto Guerra, em Ipoema.

Além das atrações musicais e celebrações tradicionais, 22º aniversário do Museu do Tropeiro e do 4º Festival da Cultura Tropeira promovem uma rica programação educativa entre os dias 12 e 16 de maio. 


O Festival da Cultura Tropeira se consolida como um importante evento de valorização da cultura popular e da identidade rural mineira, promovendo o encontro entre gerações, saberes e tradições. A programação completa, incluindo detalhes sobre a agenda educativa, pode ser conferida no site da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (
www.fccda.com.br). 


“O Festival da Cultura Tropeira é mais do que uma festa: é um exercício de memória. Celebrar o tropeirismo é valorizar a identidade de um povo e reforçar a importância da cultura como ferramenta de educação e pertencimento”, destacou a superintendente da FCCDA, Vanessa Faria.


Por Licitação e Contratos 02 FCCDA 10 de agosto de 2026
AVISO DE CONTRATAÇÃO DIRETA Nº 007/2026 (COTAÇÃO DE PREÇOS) A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade torna público que está realizando cotação de preços para contratação de serviço especializado de afinação, manutenção preventiva e corretiva, descupinização com gás, regulagem e voicing de 04 (quatro) pianos pertencentes à Escola Livre de Música de Itabira (ELMI) e ao Teatro da FCCDA. De acordo com os detalhamentos constantes Termo de Referência anexo a este aviso. Dessa forma, solicita-se o envio de uma proposta de preços para o e-mail: fccdacompras@gmail.com até às 17 horas de 14/08/2026 , que poderá ser encaminhada por meio do preenchimento do formulário de proposta anexado a este Aviso, documento esse que deverá ser devidamente assinado e datado pelo proponente. Critério de julgamento: Menor Preço global Contratação preferencial: Microempresas e empresas de pequeno porte. Fundamentação legal: Lei nº 14.133 de 1°/04/2021, Art. 75, inciso II e Decreto Municipal nº 4.741/2024. Condições de habilitação: A regularidade fiscal, será certificada pela FCCDA a ausência de penalidades impeditivas de licitar e contratar com a Administração Pública. Condições de contratação: O proponente vencedor terá o prazo de 03 (três) dias úteis, contados a partir da data de sua convocação, para assinar o Termo de Contrato ou aceitar instrumento equivalente, conforme o caso (Nota de Empenho/ Contrato/Autorização), sob pena de decair do direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas no Termo de Referência. Ao formalizar sua proposta, a empresa declara que está de acordo com as condições estabelecidas no Termo de Referência que foi disponibilizada nesta cotação de preços. Itabira, 10 de agosto de 2026. Rogério Marcos Oliveira Amador RESPONSÁVEL PELA COTAÇÃO TERMO DE REFERÊNCIA FORMULÁRIO PROPOSTA
A Avenida João Pinheiro se transformou em palco para a intervenção urbana “Eumano”, do coletivo Vira
Por Comunicação FCCDA 10 de agosto de 2026
Eumano
Memória, território e criação caminharam lado a lado durante a oficina “Travessias: Memória e Territ
Por Comunicação FCCDA 10 de agosto de 2026
Travessias: Memória e Território