31 de maio de 2025
FCCDA celebra 40 anos como referência cultural
31 de maio de 2025

A trajetória da FCCDA está diretamente ligada ao Festival de Inverno de Itabira, que neste ano completa 51 anos




Neste 31 de maio, a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) celebra quatro décadas de atuação ininterrupta na promoção da cultura itabirana e na preservação da memória de um dos maiores nomes da literatura brasileira. Instituída oficialmente em 1985, a Fundação nasceu da necessidade pulsante de um espaço dedicado às artes e à obra de Carlos Drummond de Andrade, poeta maior e filho ilustre de Itabira.


A FCCDA consolidou-se, ao longo dos anos, como um verdadeiro polo irradiador das tradições artístico-culturais de Minas Gerais, sendo referência na valorização da produção local e na formação de público para as diversas linguagens artísticas.





Quatro décadas de história e expansão


Embora tenha sido construída em 1982 como o então Centro Cultural de Itabira, a FCCDA foi oficialmente instituída em 1985 como Fundação Cultural de Itabira. Foi só mais tarde, em 1987, que recebeu o nome de Carlos Drummond de Andrade em justa homenagem. Desde então, a Fundação cresceu e ampliou suas estruturas, hoje responsáveis por preservar não apenas a obra do poeta, mas também o patrimônio cultural e afetivo da cidade.


A estrutura física da FCCDA vai muito além de sua sede no Centro Cultural. Fazem parte deste importante complexo cultural a Casa de Drummond, onde o poeta viveu parte da infância; o Memorial Carlos Drummond de Andrade, dedicado à sua trajetória literária e humana; a Fazenda do Pontal, que resgata a memória familiar e afetiva do escritor; a Casa do Brás, espaço voltado para a música; além das Bibliotecas Luiz Camilo de Oliveira Netto e Maria Julieta Drummond de Andrade, que cumprem relevante papel na democratização do acesso à leitura e à informação.

Patrimônio vivo e produção cultural


A FCCDA abriga corpos estáveis que são orgulho para Itabira: o Coral da FCCDA, o Grupo Folclórico Tumbaitá, a Orquestra de Câmara da Escola Livre de Música de Itabira (OCELMI) e o Programa Drummonzinhos, além do Projeto Tecitura e das visitas guiadas ao Museu de Território Caminhos Drummondianos, que conecta público e território através das palavras e caminhos do poeta.


Parte significativa das expressões artísticas fomentadas pela Fundação já ultrapassou fronteiras, sendo levada a palcos internacionais em países como Portugal, Espanha e Itália. Além disso, a FCCDA mantém aberto um canal permanente para os artistas locais apresentarem seus trabalhos, por meio de editais públicos como a Lei Drummond e o Fundo Municipal de Cultura.




O legado dos festivais e a força da tradição


A trajetória da FCCDA está diretamente ligada ao Festival de Inverno de Itabira, cuja primeira edição aconteceu em 1974, com assessoria da UFMG. O evento, que revelou à população local as principais manifestações culturais do país, impulsionou a criação da Fundação, atendendo ao anseio da sociedade por um espaço dedicado à cultura.


Ao longo de seus 50 anos, o Festival de Inverno de Itabira revelou e recebeu grandes nomes das artes. Intérpretes e compositores hoje consagrados, como Djavan, Oswaldo Montenegro, Jorge Mautner, João Bosco e Zizi Possi, se apresentaram no início de suas carreiras, especialmente pelo circuito universitário.


Na música local, talentos como Nandy Xavier, Newton Baiandeira, Genésio Reis, Joaquim Primo e Ana Cristina destacaram-se nos festivais.


O teatro e a dança também marcaram presença com nomes como Paulo Gracindo, Yara Amaral, Gianfrancesco Guarnieri, Armando Bogus, o Grupo Giramundo, o Ballet Stagium e o Grupo Corpo, compondo um rico legado artístico para Itabira e região.


Hoje, o Festival de Inverno é um dos marcos do calendário itabirano e completa 51 anos de realização ininterrupta. Todos os meses de julho, Itabira se transforma, respirando arte em espetáculos teatrais, musicais, oficinas, saraus, mostras, palestras e muito mais, fortalecendo a cultura como caminho para a cidadania.


Celebração ao longo do ano


A FCCDA celebrará seus 40 anos ao longo deste ano festivo, reforçando sua missão: abrir as portas para as mais diversas expressões artísticas, manter viva a memória de Drummond e continuar sendo um espaço essencial para a identidade cultural de Itabira e do Brasil.


“Celebrar os 40 anos da FCCDA é reconhecer a força da cultura como elemento fundamental da identidade itabirana. Como historiadora, sei que preservar e valorizar nossa memória é também construir o futuro. A Fundação é um espaço vivo, que acolhe artistas, promove tradições e mantém pulsante o legado de Drummond. Seguiremos celebrando este marco ao longo do ano, reforçando nosso compromisso com a cultura como instrumento de transformação social e afirmação da nossa história”, destacou a superintendente da FCCDA, Vanessa Faria.


Por Licitação e Contratos 02 FCCDA 15 de outubro de 2025
ROCESSO LICITATÓRIO Nº 097/2025 - EDITAL INEXIGIBILIDADE Nº 024/2025 CREDENCIAMENTO DE PROPOSTAS CULTURAIS - PROJETO CULTURA TODO DIA 3ª RELAÇÃO DE CREDENCIADOS A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade torna pública o resultado da análise realizada pela Comissão de Credenciamento, conforme estabelecido no item 5 do edital, das inscrições realizadas até o dia 14/10/2025 . Os candidatos indeferidos poderão proceder nova inscrição, atentando aos requisitos do edital. A participação no presente edital não pressupõe garantia de contratação para as atividades da FCCDA uma vez que o Credenciamento é um banco de propostas para consulta da equipe programática no processo de composição da programação da instituição, ficando a programação condicionada à conveniência e oportunidade da FCCDA, bem como de previsão orçamentária. Conforme estabelecido no item 8.2, da decisão de indeferimento do credenciamento caberá recurso dirigido a Superintendente da FCCDA, mediante envio do Formulário Para Pedido de Recurso (Anexo VIII do Edital), para o e-mail credenciamentosfccda@gmail.com , com o ASSUNTO "Cultura Todo Dia - Recurso" , no prazo de 03 dias úteis a contar da publicação do resultado, e deverá ser apresentado de forma clara e objetiva, descrevendo o ato ou fato tido por irregular, assinado, contendo os itens contestados e respectivas justificativas e argumentações necessárias. Itabira, 15 de outubro de 2025. COMISSÃO DE CREDENCIAMENTO PORTARIA N.º 015/2025 3ª RELAÇÃO DE CREDENCIADOS Informações gerais sobre o Cultura Todo Dia
Por Comunicação FCCDA 15 de outubro de 2025
🎶 Apresentações de Bruno Caipira e da Seresta da Aposvale encantaram o público no adro da Catedral, celebrando com música os 177 anos de Itabira! 💚🎂 📸 @aguinaldoferry
Por Comunicação FCCDA 15 de outubro de 2025
Duas expressões que carregam a alma do nosso povo, o batuque, a dança e a energia que atravessam gerações. É mais que música, é identidade, é pertencimento, é a batida que faz o coração pulsar e o corpo se mover no ritmo das nossas raízes. Que essa mistura siga ecoando, levando alegria, arte e história por onde passar!