31 de maio de 2025
FCCDA celebra 40 anos como referência cultural
31 de maio de 2025

A trajetória da FCCDA está diretamente ligada ao Festival de Inverno de Itabira, que neste ano completa 51 anos




Neste 31 de maio, a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) celebra quatro décadas de atuação ininterrupta na promoção da cultura itabirana e na preservação da memória de um dos maiores nomes da literatura brasileira. Instituída oficialmente em 1985, a Fundação nasceu da necessidade pulsante de um espaço dedicado às artes e à obra de Carlos Drummond de Andrade, poeta maior e filho ilustre de Itabira.


A FCCDA consolidou-se, ao longo dos anos, como um verdadeiro polo irradiador das tradições artístico-culturais de Minas Gerais, sendo referência na valorização da produção local e na formação de público para as diversas linguagens artísticas.





Quatro décadas de história e expansão


Embora tenha sido construída em 1982 como o então Centro Cultural de Itabira, a FCCDA foi oficialmente instituída em 1985 como Fundação Cultural de Itabira. Foi só mais tarde, em 1987, que recebeu o nome de Carlos Drummond de Andrade em justa homenagem. Desde então, a Fundação cresceu e ampliou suas estruturas, hoje responsáveis por preservar não apenas a obra do poeta, mas também o patrimônio cultural e afetivo da cidade.


A estrutura física da FCCDA vai muito além de sua sede no Centro Cultural. Fazem parte deste importante complexo cultural a Casa de Drummond, onde o poeta viveu parte da infância; o Memorial Carlos Drummond de Andrade, dedicado à sua trajetória literária e humana; a Fazenda do Pontal, que resgata a memória familiar e afetiva do escritor; a Casa do Brás, espaço voltado para a música; além das Bibliotecas Luiz Camilo de Oliveira Netto e Maria Julieta Drummond de Andrade, que cumprem relevante papel na democratização do acesso à leitura e à informação.

Patrimônio vivo e produção cultural


A FCCDA abriga corpos estáveis que são orgulho para Itabira: o Coral da FCCDA, o Grupo Folclórico Tumbaitá, a Orquestra de Câmara da Escola Livre de Música de Itabira (OCELMI) e o Programa Drummonzinhos, além do Projeto Tecitura e das visitas guiadas ao Museu de Território Caminhos Drummondianos, que conecta público e território através das palavras e caminhos do poeta.


Parte significativa das expressões artísticas fomentadas pela Fundação já ultrapassou fronteiras, sendo levada a palcos internacionais em países como Portugal, Espanha e Itália. Além disso, a FCCDA mantém aberto um canal permanente para os artistas locais apresentarem seus trabalhos, por meio de editais públicos como a Lei Drummond e o Fundo Municipal de Cultura.




O legado dos festivais e a força da tradição


A trajetória da FCCDA está diretamente ligada ao Festival de Inverno de Itabira, cuja primeira edição aconteceu em 1974, com assessoria da UFMG. O evento, que revelou à população local as principais manifestações culturais do país, impulsionou a criação da Fundação, atendendo ao anseio da sociedade por um espaço dedicado à cultura.


Ao longo de seus 50 anos, o Festival de Inverno de Itabira revelou e recebeu grandes nomes das artes. Intérpretes e compositores hoje consagrados, como Djavan, Oswaldo Montenegro, Jorge Mautner, João Bosco e Zizi Possi, se apresentaram no início de suas carreiras, especialmente pelo circuito universitário.


Na música local, talentos como Nandy Xavier, Newton Baiandeira, Genésio Reis, Joaquim Primo e Ana Cristina destacaram-se nos festivais.


O teatro e a dança também marcaram presença com nomes como Paulo Gracindo, Yara Amaral, Gianfrancesco Guarnieri, Armando Bogus, o Grupo Giramundo, o Ballet Stagium e o Grupo Corpo, compondo um rico legado artístico para Itabira e região.


Hoje, o Festival de Inverno é um dos marcos do calendário itabirano e completa 51 anos de realização ininterrupta. Todos os meses de julho, Itabira se transforma, respirando arte em espetáculos teatrais, musicais, oficinas, saraus, mostras, palestras e muito mais, fortalecendo a cultura como caminho para a cidadania.


Celebração ao longo do ano


A FCCDA celebrará seus 40 anos ao longo deste ano festivo, reforçando sua missão: abrir as portas para as mais diversas expressões artísticas, manter viva a memória de Drummond e continuar sendo um espaço essencial para a identidade cultural de Itabira e do Brasil.


“Celebrar os 40 anos da FCCDA é reconhecer a força da cultura como elemento fundamental da identidade itabirana. Como historiadora, sei que preservar e valorizar nossa memória é também construir o futuro. A Fundação é um espaço vivo, que acolhe artistas, promove tradições e mantém pulsante o legado de Drummond. Seguiremos celebrando este marco ao longo do ano, reforçando nosso compromisso com a cultura como instrumento de transformação social e afirmação da nossa história”, destacou a superintendente da FCCDA, Vanessa Faria.


Por Comunicação FCCDA 3 de dezembro de 2025
A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), em parceria com a Prefeitura Municipal de Itabira, abriu as inscrições para o Concurso Rei e Rainha do Carnaval Itabirano 2026. A iniciativa busca valorizar a tradição carnavalesca da cidade, celebrando a alegria, a criatividade e o carisma dos participantes que desejam representar oficialmente a folia itabirana no próximo ano. Os vencedores receberão R$ 5 mil em premiação, além de um aporte adicional de R$ 4 mil destinado à produção das fantasias que serão usadas nos eventos oficiais do Carnaval 2026. Inscrições: Os interessados devem preencher o formulário on-line disponível no site da FCCDA e enviar um vídeo de apresentação, juntamente com toda a documentação exigida no edital. O período de inscrição vai de 2 de dezembro de 2025 a 1º de janeiro de 2026. As informações completas estão disponíveis em www.fccda.com.br. Etapas do Concurso * Inscrição e Habilitação (eliminatória): A FCCDA analisará o envio dos materiais e conferirá o cumprimento dos requisitos previstos no regulamento. * Votação Popular (eliminatória): A votação será realizada pela internet, por meio de formulário no site da Fundação. Após a apuração, serão divulgados os três candidatos mais votados em cada categoria. Desfile e Avaliação do Júri: Em evento aberto ao público, organizado pela FCCDA, os finalistas participam do desfile oficial. Na sequência, a Comissão Julgadora avaliará aqueles que tiverem mais simpatia, samba no pé, dança, postura cênica, elegância, conjunto (harmonia geral da apresentação) e boa comunicação para definir os vencedores que ocuparão os títulos de Rei e Rainha do Carnaval Itabirano 2026. A realização do Concurso Rei e Rainha integra a programação oficial da Prefeitura Municipal de Itabira para fortalecer o Carnaval da cidade, estimulando a participação popular e a valorização das manifestações culturais locais. EDITAL ANEXOS FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO ONLINE
Por Comunicação FCCDA 2 de dezembro de 2025
Agenda Cultural de Dezembro — FCCDA A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade apresenta a programação cultural do mês de dezembro, reunindo atividades que celebram a arte e fortalecem a participação da comunidade no encerramento do ano. Entre os destaques, está a VII Conferência Municipal de Cultura, importante espaço de diálogo e construção das políticas culturais do município. O mês também conta com a apresentação dos Corpos Estáveis da FCCDA, que sobem ao palco com espetáculos preparados especialmente para este período. Dezembro chega repleto de ações culturais que valorizam a diversidade artística e reforçam o compromisso da Fundação com a promoção da cultura em Itabira. Confira a programação completa e participe. A cultura acontece com você. Baixe aqui o guia de programação
Por Licitação e Contratos 03 FCCDA 2 de dezembro de 2025
CHAMADA PÚBLICA Nº 004/2025 SELEÇÃO PARA REI E RAINHA DO CARNAVAL 2026 A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade torna público o Edital que estabelece as regras para a seleção de interessados em participar da seleção do Rei e Rainha do Carnaval de Itabira 2026. As inscrições poderão ser realizadas até às 23h59min do dia 01/01/2026. Os interessados deverão encaminhar os documentos exigidos para participar do processo de seleção exclusivamente através do preenchimento do FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO ONLINE . Os pedidos de esclarecimentos sobre este Edital e seus Anexos deverão ser efetuados pelo e-mail fccdacarnaval@gmail.com ou pelo telefone (31) 3835-2102. Itabira, 02 de dezembro de 2025. Vanessa Silva de Faria Superintendente EDITAL ANEXOS FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO ONLINE Portal de Transparência