7 de maio de 2025
FCCDA abre credenciamento para professores e regentes para a Escola Livre de Música e Corpos Estáveis
7 de maio de 2025

O formulário de inscrição está disponível no site www.fccda.com.br

Casa do Brás - Escola Livre de Música de Itabira


A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) anuncia a abertura do credenciamento de profissionais da área da música para atuação na Escola Livre de Música de Itabira (ELMI) e nos Corpos Estáveis da instituição. O processo visa formar um banco de profissionais habilitados para prestação de serviços técnicos especializados, de forma temporária e conforme a demanda.


As inscrições estão abertas e os interessados devem se inscrever exclusivamente via internet, por meio de formulário disponível no site da FCCDA (clique aqui), com o assunto CREDENCIAMENTO DE PROFESSORES, REGENTES/MAESTROS, acompanhadas dos documentos obrigatórios exigidos no item 4.2 do edital, digitalizados no formato PDF.


Podem se inscrever professores de música com experiência comprovada em ensino individual e coletivo, além de regentes e maestros com trajetória na condução de grupos musicais, como orquestras e corais. Os candidatos devem apresentar documentação comprobatória, currículo e propostas pedagógicas, conforme previsto no edital.


A atuação dos profissionais selecionados pode ocorrer em diferentes formações musicais da FCCDA, como a Orquestra de Câmara, o Coral, por exemplo. Além de atividades pedagógicas e artísticas promovidas pela ELMI.


A seleção será realizada por comissão técnica especializada, considerando critérios como formação, experiência profissional e adequação às necessidades da FCCDA. Os profissionais credenciados poderão ser contratados conforme a demanda, respeitando a ordem de classificação.


O edital completo e demais informações estão disponíveis no site da FCCDA, na aba Licitações & Editais. Dúvidas sobre o credenciamento devem ser encaminhadas para o e-mail credenciamentosfccda@gmail.com.

Por Comunicação FCCDA 9 de fevereiro de 2026
Itabira viveu, nos últimos quatro dias, uma grande celebração da cultura popular com a realização do Pré-Carnaval “A Cor Dessa Cidade”, que movimentou o circuito com música, alegria e tradição. Ao todo, 9 blocos carnavalescos e 3 atrações musicais passaram pela programação, consolidando o evento como um dos principais aquecimentos para o Carnaval no município. Com público diário em torno de 5 mil pessoas, o circuito recebeu moradores e visitantes em um ambiente marcado pela diversidade, pelo encontro e pela ocupação positiva do espaço público. Além da animação, o evento também se destacou pela tranquilidade, alegria e segurança. Para a superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), Vanessa Faria, o Pré-Carnaval reforça a força da cultura como instrumento de pertencimento e desenvolvimento local. “O Pré-Carnaval é mais do que festa. É cultura, é identidade e também geração de oportunidades. Ver as ruas cheias, os blocos colorindo a cidade e tudo acontecendo com segurança mostra que Itabira tem capacidade de realizar grandes eventos com responsabilidade e valorizando a nossa gente”, destaca. Além do impacto cultural, o Pré-Carnaval teve papel importante na economia criativa da cidade. A programação contou com a participação de barraqueiros de Itabira, fortalecendo o comércio local e gerando renda para trabalhadores e empreendedores. Outro destaque foi a valorização dos serviços do próprio município: todas as contratações de apoio e estrutura foram realizadas em Itabira, envolvendo profissionais e empresas locais em áreas como som, iluminação, montagem, produção e logística. O evento também refletiu no comércio, com lojas movimentando as cores e identidades dos blocos, impulsionando a procura por acessórios, roupas e itens temáticos, reforçando o clima carnavalesco nas ruas e vitrines. Com balanço positivo, o Pré-Carnaval “A Cor Dessa Cidade” encerra sua programação reafirmando o compromisso da FCCDA com a cultura popular, com a ocupação democrática dos espaços, com a geração de emprego e renda e com o fortalecimento da economia criativa no município.
Por Licitação e Contratos 03 FCCDA 9 de fevereiro de 2026
PROCESSO LICITATÓRIO Nº 054/2025 - INEXIGIBILIDADE/CREDENCIAMENTO Nº 012/2025 CREDENCIAMENTO DE PROFESSORES DE MÚSICAS, MAESTRO E REGENTES RELAÇÃO DE CREDENCIADOS ATUALIZADA A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade torna pública o resultado da análise realizada pela Comissão de Credenciamento, conforme estabelecido no item 5 do edital, das inscrições realizadas até o dia 06/02/2026 . Conforme estabelecido no item 10, da decisão de indeferimento do credenciamento caberá recurso dirigido a Superintendente da FCCDA, mediante envio do Formulário Para Pedido de Recurso (Anexo VIII do Edital), para o e-mail credenciamentosfccda@gmail.com , com o ASSUNTO "iINEX012/2025 - Credenciamento de Professores ELMI" , no prazo de 03 dias úteis a contar da publicação do resultado, e deverá ser apresentado de forma clara e objetiva, descrevendo o ato ou fato tido por irregular, assinado, contendo os itens contestados e respectivas justificativas e argumentações necessárias. A participação no presente edital não pressupõe garantia de contratação para as atividades da FCCDA uma vez que o Credenciamento é um banco de propostas para consulta da equipe programática no processo de composição da programação da instituição, ficando a programação condicionada à conveniência e oportunidade da FCCDA, bem como de previsão orçamentária. Comissão de Credenciamento Portaria n.º 024/2025 RELAÇÃO DE CREDENCIADOS ATUALIZADA (09/02/2026) RELAÇÃO DE INDEFERIDOS (09/02/2026) Informações gerais sobre o processo Portal de Transparência Portal Nacional de Contratações Públicas/Contratos
Por Licitação e Contratos 03 FCCDA 9 de fevereiro de 2026
ELEIÇÃO DO REI E RAINHA DO CARNAVAL 2026 RESULTADO FINAL - ANÁLISE DO JÚRI TÉCNICO A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade torna público o resultado da análise realizada pelo Júri Técnico, conforme publicação realizada no dia 06/02/2026, no Instagram oficial da FCCDA . A realização da 3ª Etapa deste Edital, aconteceu no dia 05/02/2026, na Avenida Daniel de Grisolia, dentro da programação Pré-Carnaval “A Cor Dessa Cidade”, sendo declarados vencedores: 👑 Rei Momo: Michael Erik Patric Flores 💃 Rainha: Flaviane Geralda Costa de Souza Itabira, 09 de fevereiro de 2026. VANESSA SILVA DE FARIA SUPERINTENDENTE Análise do Júri Técnico Informações gerais sobre o processo Portal de Transparência