16 de julho de 2025
Fazenda do Pontal recebe abertura da exposição “A Forma do Invisível” nesta quinta (16)
16 de julho de 2025

Reunindo obras do artista Jayme Guerra sob a curadoria de Adriana Scartaris, a exposição ocupará a Fazenda do Pontal

exposição


Nesta quinta-feira, dia 17 de julho, às 19h, a Fazenda do Pontal recebe a abertura da exposição “A Forma do Invisível”, com obras do artista Jayme Guerra e curadoria de Adriana Scartaris. A mostra integra a programação do 51º Festival de Inverno de Itabira e propõe uma imersão sensível e simbólica nos múltiplos sentidos da experiência humana.


Em “A Forma do Invisível”, Jayme Guerra transforma a matéria em “ponte entre mundos — entre o sensível e o simbólico, entre o que somos e o que podemos imaginar”. 


“Jayme Guerra constrói, em cada escultura, verdadeiras arquiteturas do espírito. Fragmentos humanos, estruturas geométricas, grafismos ancestrais e formas quase orgânicas se entrelaçam em composições que desafiam a linearidade e evocam múltiplas camadas de leitura. Suas figuras transitam entre o humano e o arquetípico, sugerindo uma origem comum — uma matriz criadora que se manifesta no contraste entre cor e silêncio, peso e suspensão, ancestralidade e invenção”, destaca Adriana Scartaris.


Ainda segundo a curadora, as obras reunidas não retratam o mundo tal como é, mas como poderia ser — ou talvez como já foi, em algum tempo profundo da consciência coletiva. “São mapas poéticos do invisível, retratos do pensamento, da fé, da dúvida e da memória. Espelhos fragmentados, em que cada espectador pode entrever suas próprias formas latentes”, ponderou Adriana Scartaris.


Hora da poesia Maria Lad
Por Comunicação FCCDA 16 de abril de 2026
Hora da poesia Maria Lada
Todo mês, a Biblioteca Pública Luiz Camillo de Oliveira Netto promove o “Conviler” no Centro de Conv
Por Comunicação FCCDA 16 de abril de 2026
Conviler
Por Licitação e Contratos 03 FCCDA 16 de abril de 2026
PROCESSO Nº 033/2026 - INEXIGIBILIDADE/CREDENCIAMENTO Nº 001/2026 CREDENCIAMENTO DE PARECERISTAS A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade informa que para as primeiras contratações a Comissão de Credenciamento analisará as inscrições realizadas até às 23h59min do dia 19/04/2026. O resultado das análises do credenciamento será publicado no site da FCCDA ( www.fccda.com.br ) e a relação será atualizada sempre que forem deferidos novos credenciamentos, durante a vigência do Credenciamento. O Edital Retificado e consolidado, contendo todas as alterações, estará disponível para consulta e download no site oficial: www.fccda.com.br . Itabira, 15 de abril de 2026. VANESSA SILVA DE FARIA SUPERINTENDENTE EDITAL RETIFICADO Portal de Transparência/Edital e Informações gerais sobre o processo Portal Nacional de Contratações Pública-PNCP Informações gerais sobre as ações da PNAB