20 de março de 2025
Aula inaugural da Escola Livre de Música de Itabira abre as atividades de 2025
20 de março de 2025

ELMI oferece aulas de canto, musicalização infantil, piano, teclado, violino, violão, saxofone e flauta


A Escola Livre de Música de Itabira (ELMI), da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), realizou na noite de ontem (20) a aula inaugural que abre as atividades do ano letivo de 2025. O evento teve como objetivo dar as boas-vindas aos novos alunos e suas famílias, além de apresentar a estrutura, a equipe docente e as disciplinas que serão oferecidas ao longo do ano.


A abertura contou com a participação especial de alunos veteranos da ELMI, que realizaram uma apresentação musical executando quatro peças de grande significado cultural: Romaria, de Renato Teixeira; Eu Sei Que Vou Te Amar, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes; Luar do Sertão, de Catulo da Paixão Cearense e João Pernambuco; e Aquarela, de Toquinho. As apresentações ilustraram o nível de aprendizado e prática musical alcançado pelos alunos, evidenciando o compromisso da ELMI com a excelência na formação musical.


A aula inaugural também foi um momento para reforçar o compromisso da FCCDA com o desenvolvimento artístico e cultural da cidade de Itabira, oferecendo uma formação de qualidade para seus estudantes. A equipe pedagógica da ELMI destacou a importância da música no processo de desenvolvimento pessoal e social, ressaltando o papel fundamental da escola na promoção da cultura local.


“Estamos empenhados em transformar a Escola Livre de Música de Itabira em um centro de excelência, focado no desenvolvimento profissional dos alunos e na integração da comunidade por meio da música. A implementação de um novo Regimento Interno e um Projeto Pedagógico reformulado visa aprimorar a gestão e a qualidade do ensino, criando uma base sólida para o futuro da ELMI. Reafirmamos nosso compromisso com uma formação que vai além do técnico, estimulando a criatividade, a expressão artística e fortalecendo os laços culturais em nossa cidade", destacou a superintendente da FCCDA, Vanessa Silva de Faria.

A programação de 2025 da Escola Livre de Música promete ser uma jornada enriquecedora, com diversos projetos e atividades voltados ao desenvolvimento artístico dos estudantes. 


Por Licitação e Contratos 03 FCCDA 12 de setembro de 2025
ATO DE AUTORIZAÇÃO DA CONTRATAÇÃO DIRETA PROCESSO LICITATÓRIO Nº 093/2025 - DISPENSA N.º 014/2025 OBJETO: Contratação de empresa especializada na prestação de serviços de locação de ônibus e micro-ônibus, conforme as especificações estabelecidas para atender às demandas de transportes da 11º Semana da Música da Escola Livre de Música de Itabira, promovida pela Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, a ser realizada no período de 15 a 21 de setembro. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: artigo 75, inciso II da Lei nº 14.133/2021. CONTRATADO: Empresa Santos e Filhos LTDA - CNPJ: 20.959.789/0001-10 Valor: R$ 9.420,00 (Nove mil, quatrocentos e vinte reais) AUTORIZO a contratação, em atendimento ao inciso VIII do art. 72 da Lei nº 14.133/2021 e à vista dos elementos constantes nos autos , que comprovam a possibilidade da contratação direta e DETERMINO que seja providenciada a publicação do ato e demais medidas legais cabíveis. Itabira, 11 de setembro de 2025. 177º Ano da Emancipação Política do Município. “Ano do Jubileu do Bicentenário da Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Catedral Diocesana de Itabira” “40 Anos de instituição da Fundação Cultural ‘Carlos Drummond de Andrade’” VANESSA SILVA DE FARIA SUPERINTENDENTE TERMO DE AUTORIZAÇÃO Diário Oficial (pág 22)
Por Licitação e Contratos 03 FCCDA 12 de setembro de 2025
TERMO DE AUTORIZAÇÃO DA CONTRATAÇÃO A Superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, no uso de suas atribuições legais, emanadas pelo estatuto da mencionada entidade, aprovado pelo Decreto nº 2823/2000 e alterado pelos Decretos n os 452/2002 e 479/2002; Considerando o parecer exarado da Assessoria Jurídica, o qual reconhece a Inexigibilidade de Licitação para a referida contratação, bem como, a Justificativa de contratação, o Estudo Técnico Preliminar, o Termo de Referência e demais documentos constantes neste processo; ACOLHE, HOMOLOGA E RATIFICA o PROCESSO LICITATÓRIO N.º 101/2025, referente a INEXIGIBILIDADE N.º 026/2025 , com fundamento no artigo no art. 74, inciso II, § 1 c/c o art. 72, inciso VIII, da Lei 14.133/2021. OBJETO: Contratação do músico André Lima Andrade Silva conhecido como "Limma" através de sua representante exclusiva Limandore Música Ltda (CNPJ 28.087.924/0001-96) para ministração do workshop "Muito Além do Piano" nos dias 15 e 16/09, às 19h e palestra/bate-papo no dia 16/09/2025, às 17h, ambos na Escola Livre de Música de Itabira (ELMI) – Casa do Brás, com o objetivo de compor a programação da 11ª Semana da Música de Itabira. VALOR DO CONTRATO: R$ 6.800,00 (seis mil e oitocentos reais). Dentro do valor proposto estão inclusos todos os custos para realização do objeto, tais como cachê, transporte, hospedagem, alimentação e encargos fiscais. Este ato entra em vigor a partir desta data, devendo ser publicado a fim de conceder eficácia ao ato administrativo, conforme determina o art. 72, inciso VIII, § único da Lei Federal n.º 14.133/21. Itabira, 11 de setembro de 2025. 177º Ano da Emancipação Política do Município. “Ano do Jubileu do Bicentenário da Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Catedral Diocesana de Itabira” “40 Anos de instituição da Fundação Cultural ‘Carlos Drummond de Andrade’” VANESSA SILVA DE FARIA SUPERINTENDENTE TERMO DE AUTORIZAÇÃO Diário Oficial (pág 22)
Por Licitação e Contratos 02 FCCDA 11 de setembro de 2025
PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 001/2025 RESULTADO E ORDEM DE CLASSIFICAÇÃO PRELIMINARES A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade torna público o resultado das análises das inscrições realizadas e a ordem de classificação preliminares após revisão das inscrições, em especial com relação ao item 4.5.4.4 do edital, e divulgação do cronograma atualizado. “4.5.4.4. Serão válidos apenas os períodos de experiência profissional que, individualmente, sejam superiores a 180 (cento e dias).” RESULTADO PRELIMINAR REVISADO Itabira, 11 de setembro de 2025. VANESSA SILVA DE FARIA SUPERINTENDE Informações gerais sobre o processo