13 de maio de 2025
4º Festival da Cultura Tropeira celebra integração regional e tem recorde de participação de cavaleiros
13 de maio de 2025

Evento continua durante a semana com atividades educacionais e no fim de semana com a tradicional Roda de Viola


O primeiro fim de semana das comemorações do 22º aniversário do Museu do Tropeiro e do 4º Festival da Cultura Tropeira foi marcado por um grande encontro de tradições, fé e integração regional. O ponto alto do evento, a tradicional benção aos cavaleiros, reuniu mais de mil participantes, organizados em 48 comitivas de 28 localidades mineiras. O evento foi realizado em Ipoema, distrito de Itabira, no último sábado (10), e teve como tema “Turismo na rota do Tropeirismo”.

Participaram cavaleiros e amazonas de Alvinópolis, Barão de Cocais, Belo Horizonte, Bom Jesus, Bom Jesus do Amparo, Chapada de Ipoema, Coronel Fabriciano, Duas Pontes, Fazenda Piteiras, Ipoema, Itabira, João Monlevade, Laranjeiras, Macuco, Mandembo, Mateus Leme, Ouro Preto, Pedreira, Pedros, Ravena, Rio Piracicaba, Santa Bárbara, Santa Luzia, São Gonçalo, Sete Lagoas, Taquaraçu de Minas, Turvo e Vargem dos Couto.

O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, destacou a importância da festa no fomento do turismo como um vetor de desenvolvimento econômico no futuro. “O Museu do Tropeiro foi um dos primeiros equipamentos, depois da Estrada Real, que foi consolidado e esse evento vem demonstrar exatamente esse potencial de integração turística, de tradição e de cultura, que nós precisamos tanto para a diversificação econômica”, afirmou.

As tropas que chegaram à Ipoema partiram de Santa Bárbara na manhã de sexta-feira (09), passando por Barão de Cocais e Bom Jesus do Amparo. O trajeto, com aproximadamente 53 quilômetros, refaz parte do percurso histórico do tropeirismo em Minas Gerais — desta vez, em sentido inverso à rota tradicional, que se iniciava em Ipoema e seguia até Santa Bárbara, transportando mercadorias em tropas de mulas.

O show principal ficou por conta de Bruna Viola, que fez história ao se tornar a primeira mulher a ocupar o palco principal das comemorações do aniversário do Museu do Tropeiro e do Festival da Cultura Tropeira. Com carisma e autenticidade, a cantora levou ao público a força da nova geração da música caipira, consolidando-se como um dos grandes nomes em ascensão no gênero.

"Celebrar o aniversário do Museu do Tropeiro e o Festival da Cultura Tropeira é, acima de tudo, reconhecer a importância do tropeirismo na construção da nossa identidade regional. Como historiadora, vejo neste evento um momento valioso de preservação da memória e de diálogo entre gerações. E como gestora pública, é gratificante ver a lei que institui o ensino do tropeirismo nas escolas ganhando vida em ações concretas. Estamos formando cidadãos mais conscientes do seu território, da sua cultura e da sua história", destacou a superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, Vanessa Faria.

PROGRAMAÇÃO EDUCATIVA

Durante esta semana, as comemorações dos 22 anos do Museu do Tropeiro seguem com uma programação educativa que envolve sete escolas da rede municipal de Itabira em oficinas, rodas de conversa, apresentações teatrais e um sarau.

Na sexta-feira (16), a partir de 19h, o Festival da Cultura Tropeira apresenta o sarau com participação do grupo Drummonzinhos, em frente ao Museu do Tropeiro. As atividades celebram a Lei Municipal nº 5.573/2024, que institui o ensino do tropeirismo nas escolas públicas, reforçando a importância da educação patrimonial e da valorização das tradições locais.

RODA DE VIOLA

No sábado (17) as festividades continuam com a abertura da 1ª Roda de Viola de 2025, a partir das 20h, com o Ritual do Fogo, acendimento da fogueira e apresentações das Lavadeiras de Ipoema, Estaladores de Chicote e Trovadoras. Em seguida, sobem ao palco Titane e Pereira da Viola às 21h, e Wesley e Elson às 23h. Toda a programação acontece na Praça Augusto Guerra, em Ipoema.

Por Licitação e Contratos 03 FCCDA 13 de maio de 2025
TERMO DE AUTORIZAÇÃO DA C ONTRATAÇÃO A Superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, no uso de suas atribuições legais, emanadas pelo do estatuto da mencionada entidade, aprovado pelo Decreto nº 2823/2000 e alterado pelos Decretos n os 452/2002 e 479/2002; Considerando o parecer exarado da Assessoria Jurídica, o qual reconhece a Inexigibilidade de Licitação para a referida contratação, bem como, a Justificativa de contratação, o Termo de Referência e demais documentos constantes neste processo; ACOLHE, HOMOLOGA E RATIFICA o PROCESSO LICITATÓRIO N.º 049/2025 , referente a INEXIGIBILIDADE N.º 009/2025 , com fundamento no artigo no art. 74, inciso II, § 2 c/c o art. 72, inciso VIII, da Lei 14.133/2021. OBJETO: Contratação do artista plástico e curador Marconi Drummond Lage, através de seu representante exclusivo Capsula Cultural Ltda (CNPJ: 21.257.032/0001-47) . Para prestação de serviços de concepção, pré-produção, produção, montagem e desmontagem de uma exposição para o 51° Festival de Inverno de Itabira. VALOR DO CONTRATO: R$ 153.780,00 (Cento e cinquenta e três mil e setecentos e oitenta reais). Dentro do valor proposto já estão computados todos os custos necessários decorrentes da prestação dos serviços objeto desta licitação e quaisquer outros que incidam direta ou indiretamente, tais como: mão de obra, fornecimento de serviços, materiais e ferramentas necessárias, bem como todos os impostos, encargos sociais, trabalhistas, previdenciários, fiscais e comerciais, gastos com transporte, prêmio de seguro e outras despesas Este ato entra em vigor a partir desta data, devendo ser publicado a fim de conceder eficácia ao ato administrativo, conforme determina o art. 72, inciso VIII, § único da Lei Federal n.º 14.133/21. Itabira, 12/05/2025. 177º Ano da Emancipação Política do Município. VANESSA SILVA DE FARIA SUPERINTENDENTE TERMO DE AUTORIZAÇÃO
Por Licitação e Contratos 03 FCCDA 12 de maio de 2025
EDITAL PADRONIZADO - CHAMAMENTO PÚBLICO PNAB Nº 001/2025 REDE MUNICIPAL DE PONTOS DE CULTURA CULTURA VIVA DO TAMANHO DO BRASIL! FOMENTO A PROJETOS CONTINUADOS DE PONTOS DE CULTURA RESPOSTA AOS RECURSOS INTERPOSTOS A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, após a análise dos recursos interpostos, torna pública a classificação provisória dos projetos inscritos, ficando definido o prazo de 12/05 a 16/05/2025 para apresentação dos documentos estabelecidos no item 12 do Edital (Etapa de Habilitação). RECURSO INTERPOSTO - ASSOCIAÇÃO DAS CONGADAS DE ITABIRA RECURSO INTERPOSTO - ASSOCIAÇÃO JOVENS ABENÇOADOS RECURSO INTERPOSTO - PEM - POLO ECONÕMICO DA MULHER DE ITABIRA MG RESPOSTO AOS RECURSOS Itabira, 12 de maio de 2025. VANESSA SILVA DE FARIA SUPERINTENDENTE Informações sobre o processo Demais editais publicados pela FCCDA da Lei de Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura
10 de maio de 2025
De 12 a 16 de maio, o Museu do Tropeiro receberá exposições e atividades educativas com os trabalhos desenvolvidos por alunos da rede municipal