Com entrada gratuita e temas que vão do amor à luta social, o evento celebra a retomada do teatro na cidade

O teatro está de volta à programação cultural de Itabira. A agenda de espetáculos no município está sendo retomada com força total no 51º Festival de Inverno de Itabira. Ao todo, o festival contará com oito montagens teatrais ao longo da edição — e nesta semana, três espetáculos prometem emocionar, provocar reflexões e encantar o público.
As apresentações acontecem no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), sempre com entrada gratuita, limitada à lotação do espaço e com acesso por ordem de chegada.
A programação da semana começa nesta quarta , 9 de julho, às 19h30, com o monólogo Gabri[ELAS], do Coletivo Mulheres da Vida. Com classificação indicativa de 16 anos, o espetáculo traz à cena a trajetória de Gabriela Leite, símbolo da luta pelos direitos das prostitutas no Brasil, a partir do encontro da atriz Fernanda Viacava com a história e o legado da ativista.
Na quinta-feira, 10 de julho, às 19h, é a vez da peça Fred e Laura, da Cia. Ato Junto. Com classificação livre, a peça apresenta um encontro casual entre duas pessoas que pode transformar suas vidas, revelando os altos e baixos dos sentimentos, as curvas imprevisíveis da existência e as armadilhas do tempo.

Fechando a agenda da semana, no sábado, 12 de julho, às 20h, o palco recebe o espetáculo “Vincent, um solo de amor”, uma parceria da FCCDA e da Rubim Produções. Estrelada por Jefferson da Fonseca, a peça tem classificação de 12 anos e inspira uma profunda reflexão sobre saúde mental, espiritualidade e liberdade criativa, a partir das cartas do pintor Vincent van Gogh e sua relação com as dores e belezas do mundo. A peça conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura.
A recomendação é chegar com antecedência para garantir lugar e aproveitar o melhor do teatro no 51º Festival de Inverno de Itabira.
