10 de julho de 2026
Programação do 52º Festival de Inverno de Itabira é lançada e celebra a força da cultura com grandes atrações nacionais, homenagens e valorização da produção local
Comunicação FCCDA • 10 de julho de 2026

De 15 a 26 de julho, Itabira recebe uma das maiores edições de sua história, reunindo música, teatro, literatura, artes visuais, dança, oficinas e atrações para todas as idades.


A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) divulga a programação oficial do
52º Festival de Inverno de Itabira – Travessias, que acontece entre os dias 15 e 26 de julho de 2026. Há mais de cinco décadas consolidado como um dos mais importantes eventos culturais de Minas Gerais, o festival reafirma seu compromisso com a democratização do acesso à cultura, a valorização da produção artística e o encontro entre diferentes gerações e linguagens.

Com o tema "Travessias", a edição de 2026 convida o público a refletir sobre os caminhos que conectam pessoas, memórias e territórios. Inspirado pela identidade cultural de Itabira, pelas montanhas, pelos caminhos do minério e pelo legado de Carlos Drummond de Andrade, o festival transforma a cidade em um grande palco para experiências artísticas e encontros que atravessam a música, o teatro, a literatura, a dança e as artes visuais.


A abertura oficial será realizada no dia
15 de julho, no Teatro da FCCDA, seguida pelo espetáculo "Aurora", marcando o início de doze dias de intensa programação cultural.


Um dos destaques desta edição é a homenagem ao artista plástico itabirano
Genin Guerra, com a abertura da exposição "Querelas", sob curadoria da Cápsula Cultura, reunindo parte da trajetória de um dos mais importantes nomes das artes visuais de Itabira.


O festival também presta homenagem à atriz
Teuda Bara, referência do teatro brasileiro e integrante fundadora do Grupo Galpão. A programação dedicada à artista inclui a ocupação "Teuda Bara", um bate-papo sobre sua trajetória com familiares e pesquisadores, além da apresentação do espetáculo "Cabaré Coragem", do Grupo Galpão, obra que reverencia sua contribuição para as artes cênicas nacionais.


Na música, o público poderá acompanhar grandes atrações nacionais, como
Mart'nália, que sobe ao palco da Praça do Areão no dia 19 de julho, Laura Catarina, em um espetáculo dedicado à obra de Vander Lee, e Djonga, encerrando a programação musical com um dos shows mais aguardados desta edição.


Ao lado desses grandes nomes, o Festival de Inverno reafirma sua vocação de fortalecer a cena artística local, reunindo dezenas de músicos, bandas e artistas itabiranos em diferentes espaços da cidade, promovendo diversidade de estilos e ampliando o acesso do público à produção cultural do município.


As artes cênicas ocupam papel central na programação, com espetáculos de teatro adulto e infantil, performances, intervenções urbanas e apresentações que dialogam com diferentes públicos. A programação ainda contempla literatura, lançamentos de livros, exposições, rodas de conversa, oficinas, atividades para crianças, dança, coral e intervenções culturais distribuídas por teatros, praças, galerias, bibliotecas, centros culturais e espaços públicos de Itabira.


Mais do que um evento, o Festival de Inverno reafirma seu papel como um espaço de encontro, formação de público e valorização da cultura, aproximando artistas consagrados, talentos locais e a comunidade em torno da arte e da memória cultural da cidade.


A programação completa está disponível nos canais oficiais da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.


O
52º Festival de Inverno de Itabira – Travessias é uma realização da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) e da Prefeitura de Itabira, com apoio cultural da Una Itabira.


Faça o download do Guia de Programação do 52º Festival de Inverno de Itabira

Por Comunicação FCCDA 18 de agosto de 2026
Projeto Poesia e Ciência
O Projeto Saberes esteve ontem na Escola Municipal Marina Bragança de Mendonça, promovendo um encont
Por Comunicação FCCDA 18 de agosto de 2026
O Projeto Saberes
Por Licitação e Contratos 03 FCCDA 18 de agosto de 2026
PROCESSO LICITATÓRIO Nº 054/2025 - INEXIGIBILIDADE/CREDENCIAMENTO Nº 012/2025 CREDENCIAMENTO DE PROFESSORES DE MÚSICAS E MAESTROS/REGENTES RELAÇÃO DE CREDENCIADOS ATUALIZADA A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade torna pública o resultado da análise realizada pela Comissão de Credenciamento, conforme estabelecido no item 5 do edital, das inscrições realizadas até o dia 18/08/2026 . Conforme estabelecido no item 10, da decisão de indeferimento do credenciamento caberá recurso dirigido a Superintendente da FCCDA, mediante envio do Formulário Para Pedido de Recurso (Anexo VIII do Edital), para o e-mail credenciamentosfccda@gmail.com , com o ASSUNTO "iINEX012/2025 - Credenciamento de Professores ELMI" , no prazo de 03 dias úteis a contar da publicação do resultado, e deverá ser apresentado de forma clara e objetiva, descrevendo o ato ou fato tido por irregular, assinado, contendo os itens contestados e respectivas justificativas e argumentações necessárias. A participação no presente edital não pressupõe garantia de contratação para as atividades da FCCDA uma vez que o Credenciamento é um banco de propostas para consulta da equipe programática no processo de composição da programação da instituição, ficando a programação condicionada à conveniência e oportunidade da FCCDA, bem como de previsão orçamentária. Comissão de Credenciamento Portaria n.º 024/2025 RELAÇÃO DE CREDENCIADOS ATUALIZADA RELAÇÃO DE INDEFERIDOS Informações gerais sobre o processo Portal de Transparência Portal Nacional de Contratações Públicas/Contratos