18 de julho de 2025
Pato Fu encerra o 51º Festival de Inverno de Itabira neste domingo (20)
18 de julho de 2025

O show acontece às 19h30, na Concha Acústica. Entrada gratuita, por ordem de chegada

pato fu


O 51º Festival de Inverno de Itabira chega ao fim neste domingo, dia 20 de julho, com a apresentação da banda mineira Pato Fu, uma das mais criativas e respeitadas do cenário pop-rock brasileiro. O show será às 19h30, na Concha Acústica, com entrada livre, por ordem de chegada.


Na estrada desde 1992, o Pato Fu é conhecido por sua constante reinvenção e originalidade. Com 13 álbuns e cinco DVDs lançados, o grupo já recebeu prêmios importantes da música nacional, incluindo um Grammy Latino, e conquistou o público com sucessos que marcaram época. Atualmente, a banda é formada por Fernanda Takai (voz), John Ulhoa (guitarra), Ricardo Koctus (baixo), Richard Neves (teclados) e Xande Tamietti (bateria) — que voltou ao grupo em 2022 para celebrar os 30 anos de trajetória.


No repertório do show, que revela o lado mais enérgico da banda, estão clássicos como Canção Pra Você Viver Mais, Perdendo Dentes, Antes Que Seja Tarde, Sobre o Tempo e Made in Japan, além de releituras criativas de músicas como Ando Meio Desligado (Os Mutantes) e Eu Sei (Legião Urbana). Também serão apresentadas faixas do álbum “30”, lançado em comemoração às três décadas de carreira.


Antes do show de encerramento com o Pato Fu, o domingo do 51º Festival de Inverno de Itabira contará com uma programação diversificada e gratuita ao longo da tarde. Às 13h30, o Memorial Carlos Drummond de Andrade recebe o espetáculo de teatro infantil Circo Zika, apresentado pelo Coletivo Zikado. Em seguida, às 14h30, o mesmo espaço será palco da apresentação de dança Roda de Coco, com o grupo Coco da Gente, trazendo ritmos e tradições populares para o festival.


A música começa às 15h30, na Concha Acústica, com a apresentação do grupo D’Claretto Musical, Banda e Coral da FCCDA. Às 16h30, o artista Johnny Herno, de Santa Luzia, realiza a intervenção musical “O Voo do Tsuru”, novamente no Memorial C.D.A. Logo depois, às 17h, o palco da Concha recebe o show “Por Trilhas e Trilhos”, da cantora Janaina Roberta, com repertório voltado à MPB.


Com uma programação plural e o talento de grandes artistas, o 51º Festival de Inverno de Itabira se despede em grande estilo, celebrando a arte, a cultura e o encontro com o público.


Por Comunicação FCCDA 17 de outubro de 2025
Entre os dias 20 e 31 de outubro, Itabira celebra mais uma edição da Semana Drummon diana, evento realizado pela Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) que, há 24 anos, homenageia o poeta maior da cidade e fomenta o diálogo entre arte, educação e literatura. Com o tema “De tudo fica um pouco”, verso extraído do poema "Resíduo" e publicado no livro "A Rosa do Povo", de Carlos Drummond de Andrade, a edição deste ano reforça o compromisso da Fundação com a formação literária nas escolas municipais, levando oficinas, palestras e intervenções artísticas para alunos de diferentes idades. Além das escolas municipais, a programação também percorre instituições — como a APAE, o Hospital Nossa Senhora das Dores e a APAC — e os espaços culturais públicos da cidade — como a Casa de Drummond, o Memorial CDA, a Casa do Brás, a Fazenda do Pontal, a Biblioteca Pública e a Praça Acrísio Alvarenga —, promovendo vivências artísticas e literárias inspiradas na obra de Drummond. O evento ainda conta com apresentação teatral, exibição de cinema, rodas de conversa, sarau literário, palestra e shows musicais, com destaque para a apresentação pocket da Orquestra da FCCDA e da sambista Giselle Couto. Destaque também para a roda de conversa "Farmacologia Poética", onde estudiosas da obra de Drummond e professoras da Faculdade de Farmácia da UFMG conversarão sobre a amplitude da obra drummondiana no centenário de sua formação no curso de Farmácia. Para a superintendente da FCCDA, Vanessa Faria, a presença da literatura nas escolas é um gesto de continuidade da obra de Drummond na formação das novas gerações: “Trazer a poesia para dentro da sala de aula é cultivar o mesmo olhar sensível que Drummond dedicava ao cotidiano que o cercava e atravessava. Ao envolvermos estudantes e professores em experiências literárias e artísticas, fortalecemos o elo entre a educação e a cultura, algo essencial para a cidade que carrega o nome do poeta”, destaca a superintendente. Mais do que uma homenagem, a Semana Drummondiana se consolida como um espaço de formação, reflexão e pertencimento cultural, celebrando o legado de Drummond e a força da criação artística em Itabira. Confira a programação:
Por Licitação e Contratos 03 FCCDA 16 de outubro de 2025
PORTARIA Nº 025, 16 DE OUTUBRO DE 2025 Institui a nomeação da Comissão de Inventário para o ano de 2025. A Superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, doravante denominada FCCDA, no uso de suas atribuições legais e atendendo ao disposto nos arts. 38 e 39 do Decreto nº 934 de 31 de maio de 2021; e Considerando a necessidade de se proceder ao inventário patrimonial, para efeito de comprovação de existência física dos bens móveis e imóveis, de sua localização, bem como de sua utilização e estado de conservação; RESOLVE: Art. 1º NOMEAR os membros abaixo relacionados para integrarem a COMISSÃO DE INVENTÁRIO para o ano de 2025. - Glauber Fernandes Lopes - Rogério Marcos de Oliveira Amador - Wilson Nunes Amaro Art. 2º Ficam designados os funcionários Edineia Almeida Figueiredo, Maria Elenice Gomes de Brito e Samuel Alves Maciel para apoiar os trabalhos da Comissão de Inventário. Art. 3º Este ato entra em vigor a partir desta data. Itabira, 16 de outubro de 2025. 177º Ano da Emancipação Política do Município. “Ano do Jubileu do Bicentenário da Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Catedral Diocesana de Itabira” “40 Anos de instituição da Fundação Cultural ‘Carlos Drummond de Andrade’” VANESSA DA SILVA FARIA SUPERINTENDENTE PORTARIA Nº 025/2025
Por Licitação e Contratos 03 FCCDA 16 de outubro de 2025
PORTARIA Nº 024, 16 DE OUTUBRO DE 2025 Institui a nomeação da Comissão de Credenciamento para atender aos editais de Credenciamento da FCCDA. A Superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, doravante denominada FCCDA, no uso de suas atribuições legais, especialmente as emanadas no artigo 19, incisos V e XI V, XII e XIII, do estatuto da mencionada Entidade, aprovado pelo Decreto nº. 2823, de 26 de abril de 2000 e alterado pelos Decretos n.º 452, de 30 de julho de 2002 e 479 de 23 de agosto de 2002; RESOLVE: Art. 1º INSTITUIR a COMISSÃO DE CREDENCIAMENTO para avaliar os requerimentos de credenciamentos, publicados pela Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, que será composta pelos seguintes servidores: - Aguinaldo Ferreira de Carvalho; - Ariella Gonçalves Torres Lopes; - Fernando Sampaio Piacesi Vieira; - Gabriela Cristina dos Santos; - Jaqueline de Freitas Veloso; - João Victor Vieira Gonçalves; - Kelly Silvana Batista Da Silva e Silva; - José Nildo Bezerra Monteiro; - Otávia Senhorinha de Andrade Muller; - Reginaldo José dos Santos; - Solange Duarte Alvarenga; - Samuel Alves Maciel. Art. 2º Compete à Comissão de Credenciamento proceder à analise conforme as normas estabelecidas pelos editais publicados, bem como: I - Acompanhar todo o processo de credenciamento; II - Receber e conferir os pedidos de credenciamento dos interessados e analisar os documentos da estabelecidos nos editais; III - Elaborar e encaminhar a lista atualizada dos credenciados para publicação no site e redes sociais da FCCDA. Parágrafo único - Na implementação dos trabalhos a Comissão deverá observar os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência, razoabilidade e economicidade de demais diretrizes aplicáveis à Administração Pública. Art. 3º Revoga a Portaria nº 015, de 28 de maio de 2025. Art. 4º Este ato entra em vigor a partir desta data. Itabira, 16 de outubro de 2025. 177º Ano da Emancipação Política do Município. “Ano do Jubileu do Bicentenário da Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Catedral Diocesana de Itabira” “40 Anos de instituição da Fundação Cultural ‘Carlos Drummond de Andrade’” VANESSA DA SILVA FARIA SUPERINTENDENTE PORTARIA 024/2025