5 de abril de 2024
EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 01/2024 – PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÃO NOVOS INTEGRANTES PARA TUMBAITÁ
Comunicacao FCCDA • 5 de abril de 2024

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 01/2024
PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÃO NOVOS INTEGRANTES PARA TUMBAITÁ

 

O Superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade – FCCDA no uso das atribuições que lhe conferem os incisos: V, XIII, XV do art. 19 do Estatuto da FCCDA, a que se refere à lei n° 2.311, de 31/05/1985 e aprovado pelo Decreto Municipal n° 2.823 de 26/04/2000, torna público que se encontra aberto, 15/04/2024, o EDITAL para AUDIÇÃO DE NOVOS INTEGRANTES VOLUNTÁRIOS PARA O GRUPO FOLCLÓRICO TUMBAITÁ DA FUNDAÇÃO CULTURAL CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, de acordo com as normas abaixo definidas:

Objeto: Trata-se de processo seletivo com regras próprias para seleção de novos membros do Grupo Folclórico Tumbaíta da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, corpo estável sob gestão da FCCDA.

1. CONDIÇÕES GERAIS
1.1. As atividades desenvolvidas pelo Grupo Folclórico Tumbaitá da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade objetivam proporcionar a seus integrantes, gratuitamente, a prática de estudos no desenvolvimento de coreografias para espetáculos representativos das danças e músicas tradicionais, principalmente da cidade de Itabira e região.
1.2 Poderão se inscrever, gratuitamente, toda e qualquer pessoa interessada com idade a partir de 16 anos.
1.3 Os candidatos selecionados participarão a título voluntário, inexistindo qualquer vínculo empregatício com a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, legal ou obrigacional, direto ou indireto.
1.4 A audição consistirá no preenchimento do formulário com a manifestação de interesse.
1.5 A banca examinadora será composta pelo coreógrafo e pela Coordenação dos Corpos Estáveis da FCCDA, que definirão os escolhidos com base nos seus interesses a respeito das manifestações populares, e sua disciplina ao ser inserido periodicamente nos ensaios e exercícios rítmicos.
1.6 Os candidatos classificados deverão estar preparados para assumirem suas funções imediatamente, comprometendo-se a serem frequentes nas atividades do Grupo Folclórico Tumbaíta da FCCDA.
1.7 Caso o número de candidatos aprovados exceda o número de vagas, os últimos na lista de classificação poderão fazer parte de uma lista de reserva, podendo ser chamados na eventual desistência de um integrante do Grupo Folclórico Tumbaíta da FCCDA, ou caso um candidato selecionado não seja considerado apto após o período de experiência.

2. INSCRIÇÕES
2.1 Os interessados deverão realizar as inscrições em dias úteis no período de 05/04/2024 a 15/04/2024, através do formulário de inscrição, disponível no site da FCCDA.
2.2 Ao assinar a ficha de inscrição, o candidato confirma ter conhecimento e estar de acordo com todas as condições exigidas para participar da audição de que trata este Edital.

3. APROVADOS
Os candidatos aprovados deverão entregar cópias dos seguintes documentos:
a) Cópia da Carteira de Identidade.
b) Cópia do CPF.
c) Comprovante de Endereço.
d) Foto 3×4

4. DISPOSIÇÕES GERAIS
4.1 Demais informações sobre o processo de audição poderão ser obtidas, presencialmente, na Fundação Carlos Drummnod de Andrade, em dias úteis, no horário de 14h horas às 20h; pelos telefones (31) 3835-2102 ou 3835-2152 ou pelo e-mail: fccdagrupotumbaita@gmail.com
4.2 Os candidatos classificados ficam sujeitos às normas administrativas do Grupo Folclórico Tumbaíta da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.
4.3 Os casos omissos serão submetidos ao Superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.
4.4 A lista com os nomes dos candidatos selecionados será divulgada no site da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade: www.fccda.com.br, no prazo de até 05 (cinco) dias úteis após a realização de todas as audições.

 

Itabira, 05 de abril de 2024.

 

 

Cecília Pires Guerra Xavier
Chefe do Departamento de Promoção e Produção Artística

Marcos Rodrigo Pinto de Alcântara
Superintendente 


Por Licitação e Contratos 02 FCCDA 16 de setembro de 2025
RETIFICAÇÃO PORTARIA Nº 023, 16 DE SETEMBRO DE 2025 Designa membros para compor a Comissão de Heteroidentificação para o Processo Seletivo Simplificado N° 001/2025. A Superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, doravante denominada FCCDA, no uso de suas atribuições legais, especialmente as emanadas no artigo 19, incisos V e XI V, XII e XIII, do estatuto da mencionada Entidade, aprovado pelo Decreto nº. 2823, de 26 de abril de 2000 e alterado pelos Decretos nº 452, de 30 de julho de 2002 e 479 de 23 de agosto de 2002; RESOLVE: Art. 1º Designar os seguintes membros para compor a Comissão de Heteroidentificação que será responsável pela verificação da veracidade da autodeclaração dos candidatos do Processo Seletivo Simplificado N° 001/2025: MEMBROS TITULARES - Adriane Cristina Franco Ferreira Mendes; - Deiseane de Andrade; - Joice Rocha Maia; - Kelly Fernandes; - Reginaldo José dos Santos. MEMBROS SUPLENTES - Andrea Madeira Batista; - Cinthia Mara Batista Assis; - Maria Inês Teixeira; - Nyara Martins Crispim; - Samantha Kellyr Rosa. Art. 2º Na implementação dos trabalhos, a Comissão deverá observar os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência, razoabilidade e economicidade de demais diretrizes aplicáveis à Administração Pública, bem como a Lei N° 5.288 de 25 de junho de 2021. Art. 3º Este ato entra em vigor a partir desta data. Itabira, 16 de setembro de 2025. 177º Ano da Emancipação Política do Município. “Ano do Jubileu do Bicentenário da Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Catedral Diocesana de Itabira” “40 Anos de instituição da Fundação Cultural ‘Carlos Drummond de Andrade’” VANESSA SILVA DE FARIA SUPERINTENDENTE PORTARIA
Por Licitação e Contratos 02 FCCDA 16 de setembro de 2025
PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 001/2025 LISTA DE CLASSIFICAÇÃO APÓS RECURSOS A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade torna públicas a lista de classificação após revisão/recursos. Os 3 (três) primeiros classificados para a vaga reservada a pessoas com deficiência (PCD) e os 5 (cinco) primeiros classificados para cada uma das vagas reservadas a pessoas negras serão convocados, via e-mail, para a realização dos procedimentos de comprovação dos requisitos. LISTA DE CLASSIFICAÇÃO APÓS RECURSOS Itabira, 16 de setembro de 2025. VANESSA SILVA DE FARIA SUPERINTENDE Informações gerais do processo
Por Comunicacao FCCDA 16 de setembro de 2025
A 11ª Semana da Música de Itabira segue com uma programação intensa e de grande qualidade artística, levando ao público experiências musicais diversificadas. Nesta terça-feira, o destaque é a apresentação da Big Band do Cefart e o workshop ministrado por LIMMA, músico itabirano de trajetória reconhecida nacionalmente. Criada para a formação dos alunos do curso de música do Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado (Cefart), a Big Band alia ensino e performance, inspirando-se nas tradicionais orquestras de jazz norte-americanas. Com uma formação típica de big bands — composta por saxofones, trompetes, trombones, piano, contrabaixo, guitarra, bateria e voz — o grupo aposta na diversidade sonora para ampliar a experiência musical de seus integrantes. O repertório passeia por ritmos brasileiros e internacionais, como samba, bossa nova, soul, MPB e funk, incluindo obras de grandes mestres como Tom Jobim, Pixinguinha, Richard Rodgers e George Gershwin. O resultado é um verdadeiro diálogo entre o jazz e a música popular brasileira, capaz de conquistar públicos variados. Além da Big Band, a programação de hoje traz também o workshop “Muito além do piano: Timbres e linguagens no teclado”, ministrado por LIMMA, músico, compositor, produtor musical e educador nascido em Itabira. Multi-instrumentista com mais de 25 anos de experiência, LIMMA é requisitado por grandes produtores musicais e, desde 2019, vem atuando na formação de tecladistas e produtores musicais com cursos online e oficinas presenciais que já circularam por várias capitais do Brasil. A atividade acontece na Casa do Brás, sede da Escola Livre de Música. Para a superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), Vanessa Faria, a programação da Semana da Música reforça, sobretudo, um dos pilares fundamentais da FCCDA, a formação: “Trazer a Big Band do Cefart e um artista itabirano como LIMMA valoriza tanto a excelência da formação musical quanto o talento local. É uma oportunidade única para que a comunidade vivencie experiências de alto nível e, ao mesmo tempo, se reconheça nesse processo cultural.” A 11ª Semana da Música de Itabira é uma realização da Escola Livre de Música de Itabira, Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e Prefeitura de Itabira. FAÇA O DOWNLOAD DA PROGRAMAÇÃO