1 de outubro de 2025
Itabira se prepara para as comemorações dos 177 anos de emancipação política
Comunicação FCCDA • 1 de outubro de 2025

O município de Itabira, na Região Central de Minas, comemora 177 anos de emancipação política no próximo dia 9 de outubro. Para marcar a data, a Prefeitura preparou uma programação especial, que reúne entrega de equipamentos públicos, manifestações culturais, artísticas e cívicas, com o objetivo de valorizar a história, a tradição e o povo itabirano. As atividades iniciam no dia 1 e se estendem até 11 de outubro.

A festa que celebra o aniversário do município é marcada por uma homenagem a Nossa Senhora do Rosário, padroeira de Itabira. A tradição religiosa tem uma forte ligação com o Congado e com a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, reconhecida como patrimônio histórico nacional e marco da resistência afro-brasileira, deixando o evento com uma importância cultural e imaterial. A celebração envolve missas, procissões, apresentação dos congadeiros, levando grande número de fiéis com forte devoção.

As comemorações incluem atividades em escolas, apresentações culturais, shows, evento esportivo e ações voltadas para toda a comunidade. A programação destaca a importância de Itabira para Minas Gerais e reforça o sentimento de pertencimento da população.

A programação conta com o Cinema na Rua + Pipoca, no dia 3, no bairro São Marcos, e segue com eventos em diversas regiões da cidade. Entre os destaques estão a Festa de Nossa Senhora do Rosário, o lançamento do Programa Contrata Mais Itabira, a 3ª Corrida e Caminhada da Padroeira, além de shows e apresentações culturais.

O plantio de 177 mudas na av. das Rosas, na quarta-feira (8), celebra a emancipação política do município.

No dia 9, data do aniversário da cidade, acontece a missa solene na Catedral, com procissão luminosa, confraternização cultural na Praça do Areão e show com Bruno Caipira no encerramento.

Já no sábado (11), a tradicional Roda de Viola, em Ipoema, promete movimentar o distrito ao som de música de raiz.

A programação busca integrar a cidade, reforçando o caráter comunitário da celebração e valorização das tradições históricas e religiosas que marca a identidade de Itabira. Em breve mais detalhes da programação do aniversário de 177 anos de Itabira. A festividade de aniversário do município é uma oportunidade de resgatar a memória histórica, homenagear os itabiranos e fortalecer a identidade local.


Confira a programação e participe da festa em homenagem a Itabira:


Por Licitação e Contratos 02 FCCDA • 1 de outubro de 2026
CHAMAMENTO PÚBLICO PNAB Nº 004/2026 - CICLO II SELEÇÃO ESPAÇO, AMBIENTES E INICIATIVAS ARTÍSTICO-CULTURAIS PARA RECEBER SUBSÍDIO PARA MANUTENÇÃO COM RECURSOS DA POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC DE FOMENTO À CULTURA (LEI Nº 14.399/2022) A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade torna público o Edital para a seleção de espaços culturais para receber subsídio para a realização de manutenção, obras, reformas e aquisição de bens com o objetivo de aprimorar sua estrutura física e, portanto, a sua capacidade de oferecer à população de Itabira melhores condições para a fruição cultural de sua programação, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura - PNAB (Lei n.º 14.399/2022). As inscrições serão gratuitas e deverão ser realizadas de 01/10/2026 até o dia 15/10/2026, preferencialmente via internet por meio do preenchimento do formulário online , juntamente com os documentos obrigatórios, devidamente digitalizados em formato PDF , ou presencialmente no prédio sede da Av. Carlos Drummond de Andrade, nº 666, Centro, CEP: 35900-025 - Itabira/MG, no horário de 09h às 12h e de 15h às 17h (exceto aos sábados, domingos e feriados), mediante protocolo. DICAS Leia todo o regulamento do Edital antes de se inscrever. Seja objetivo e claro na descrição do seu projeto e envie todos os documentos, conforme o regulamento do Edital. Não deixe para a última hora e faça um checklist, pois após o encerramento do prazo de inscrição não é possível alterar as informações. Certifique que possui todas as certidões fiscais para a fase de habilitação. Dúvidas poderão ser esclarecidas pelo e-mail aldirblanc2fomentofccda@gmail.com ou WhatsApp 3835-2119 . Itabira, 01 de outubro de 2026. CINTIA GERMANO TORRE SILVA SUPERINTENDENTE INTERINA LINK DO FORMULÁRIO PARA INSCRIÇÃO ONLINE Edital de Subsídio a Espaços Culturais Anexos Pessoa Física Anexos Pessoa Jurídica Anexo IV (Declaração Grupo ou coletivo sem CNPJ) Anexo VI (Declaração para Cotas) Anexo VII (Relatório de Execução do Objeto Cultural) Anexo VIII (Formulário de interposição de recurso) Informações gerais e normas legais sobre a PNAB
Por Licitação e Contratos 03 FCCDA • 30 de setembro de 2026
AVISO DE RETIFICAÇÃO DOS EDITAIS A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade torna pública a Retificação dos EDITAIS Nº 001/2026, 002/2026 e 03/2026 , referentes à Política Nacional Aldir Blanc - PNAB Ciclo II. As íntegras, os anexos e as versões consolidadas estarão disponíveis na página oficial dos editais. Edital de Fomento à Execução de Ações Culturais Edital de Fomento a Ações de Democratização Edital de Fomento à Execução de Ações Culturais Itabira, 30/09/2026. CINTIA GERMANO TORRE SILVA SUPERINTENDENTE INTERINA
Por Licitação e Contratos 03 FCCDA • 28 de setembro de 2026
EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 001/2026 ELEIÇÃO DOS REPRESENTANTES DA CULTURA PARA O CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICA CULTURAL ITABIRA/MG RESULTADO FINAL OFICIAL A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), através de sua Superintendente Interina, em conformidade com a Lei Municipal nº 4.728/2014, alterada pela Lei Municipal nº 5.308/2021, e considerando o §2º do art. 5º do Regimento Interno do Conselho Municipal de Política Cultural – CMPC, homologado pelo Decreto Municipal nº 3.098/2015, com o disposto no Edital de Convocação Nº 001/2026 Eleição dos Representantes para o Conselho Municipal de Política Cultural de Itabira / MG para o biênio 2026/2028 e após a apuração dos votos realizada no dia 26 de setembro de 2026, torna público o resultado oficial da eleição para escolha dos representantes da sociedade civil. Itabira, 28 de setembro de 2026. Cintia Germano Torre Silva Superintendente Interina HOMOLOGAÇÃO