27 de junho de 2025
Festival de Inverno de Itabira chega à 51ª edição com programação diversa e grandes nomes da música
27 de junho de 2025

Nação Zumbi, Lô Borges, Lenine e Pato Fu são as atrações de renome nacional



Itabira se prepara para viver mais uma edição do seu maior evento cultural. De 4 a 20 de julho de 2025, acontece o 51º Festival de Inverno de Itabira, realizado pela Prefeitura Municipal e Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). Com o tema “Ser Cultural”, o festival propõe uma reflexão sobre o papel da cultura como elemento formador da identidade itabirana — uma identidade poética, criativa e em constante transformação.



A programação do festival é ampla e diversa, reunindo 25 oficinas, 28 shows, oito apresentações de teatro, três de dança, duas sessões de contação de histórias, duas palestras, um lançamento de livro, duas exposições, onze intervenções culturais e duas intervenções urbanas de muralismo. Também fazem parte da programação as apresentações dos Corpos Estáveis da FCCDA: Tumbaitá, Coral FCCDA, Orquestra de Câmara e Drummonzinhos. Além disso, haverá performances especiais com alunos e professores da Escola Livre de Música de Itabira (ELMI).

As atividades percorrem múltiplas linguagens artísticas e formatos, promovendo experiências formativas, sensoriais e reflexivas, aproximando artistas e público e valorizando a arte como instrumento de escuta, pertencimento e preservação da memória coletiva.

“A FCCDA, que neste ano completa 40 anos, teve sua origem ligada ao Festival de Inverno, evento que consolidou nossa missão de promover e preservar a cultura em Itabira. O festival reforça a identidade e a memória da cidade, além de gerar impactos positivos na economia local, envolvendo artistas, produtores, comerciantes e o turismo. Ele demonstra como a cultura é um motor essencial para o desenvolvimento e o orgulho da comunidade”, destacou a superintendente da FCCDA, Vanessa Faria.

O prefeito Marco Antônio Lage ressaltou a necessidade de otimizar recursos diante da queda na arrecadação da Prefeitura, sem que isso comprometesse a qualidade do Festival de Inverno. “Reconhecemos a importância histórica e cultural desse evento, realizado de forma ininterrupta há 50 anos, e por isso não podemos abrir mão de mantê-lo vivo para a nossa população. O Festival é parte fundamental da identidade itabirana e representa um momento de lazer, cultura e orgulho para toda a comunidade”, destacou.

Destaques da programação 

Entre os destaques da programação musical estão grandes nomes da música brasileira. No dia 5 de julho (sábado), às 22h30, a banda Nação Zumbi sobe ao palco para comemorar os 30 anos do álbum “Da Lama ao Caos”, em um show que reúne maracatu, rock, funk e resistência cultural. No dia seguinte, 6 de julho (domingo), às 19h30, é a vez de Lô Borges, um dos fundadores do Clube da Esquina, emocionar o público com clássicos como “Tudo Que Você Podia Ser”, “Um Girassol da Cor do Seu Cabelo” e “O Trem Azul”.

No dia 11 de julho (sexta-feira), às 22h30, o cantor e compositor Lenine apresenta um espetáculo marcante, reunindo sucessos como “Paciência”, “Hoje Eu Quero Sair Só” e “O Silêncio das Estrelas”. Encerrando o festival, no dia 20 de julho (domingo), às 19h30, a banda mineira Pato Fu comemora 30 anos de carreira em um show repleto de hits e releituras, como “Canção Pra Você Viver Mais”, “Sobre o Tempo” e “Eu Sei”.

Os espaços escolhidos para o 51º Festival de Inverno de Itabira reforçam a conexão entre cultura, território e memória. A Concha Acústica, no Pico do Amor, será o palco principal do evento, unindo tradição, paisagem e infraestrutura ideal para as grandes apresentações. A entrada é gratuita, porém limitada e por ordem de chegada. O histórico Paredão da rua Tiradentes também recebe parte da programação, fortalecendo a identidade e a cidadania local. Além disso, haverá atividades diversas em pontos da cidade, ampliando o acesso à arte e promovendo uma vivência cultural mais democrática.

A programação completa está disponível no site
www.fccda.com.br e no Instagram @fccda.

Credenciamento e análise de propostas

Para compor a programação do 51º Festival de Inverno de Itabira, a FCCDA publicou um edital de credenciamento público que recebeu cerca de 600 propostas artístico-culturais de diversas regiões do Brasil, como Recife, São Paulo, Brasília, Rio Grande do Sul e várias cidades mineiras. Aproximadamente 60 propostas foram selecionadas para integrar o festival.


Além do alcance nacional, a FCCDA teve atenção especial à participação dos artistas itabiranos. A seleção foi feita com base em critérios técnicos, assegurando transparência e igualdade de oportunidades para todos os proponentes. A iniciativa reafirma o compromisso com a valorização da classe artística local, garantindo que os talentos da cidade tenham espaço e reconhecimento dentro de um processo democrático e aberto.

A análise das propostas artístico-culturais foi conduzida por 30 pareceristas selecionados por meio de edital, a partir de cerca de 80 inscrições, promovendo uma curadoria técnica, plural e qualificada.



Por Comunicação FCCDA 9 de fevereiro de 2026
Itabira viveu, nos últimos quatro dias, uma grande celebração da cultura popular com a realização do Pré-Carnaval “A Cor Dessa Cidade”, que movimentou o circuito com música, alegria e tradição. Ao todo, 9 blocos carnavalescos e 3 atrações musicais passaram pela programação, consolidando o evento como um dos principais aquecimentos para o Carnaval no município. Com público diário em torno de 5 mil pessoas, o circuito recebeu moradores e visitantes em um ambiente marcado pela diversidade, pelo encontro e pela ocupação positiva do espaço público. Além da animação, o evento também se destacou pela tranquilidade, alegria e segurança. Para a superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), Vanessa Faria, o Pré-Carnaval reforça a força da cultura como instrumento de pertencimento e desenvolvimento local. “O Pré-Carnaval é mais do que festa. É cultura, é identidade e também geração de oportunidades. Ver as ruas cheias, os blocos colorindo a cidade e tudo acontecendo com segurança mostra que Itabira tem capacidade de realizar grandes eventos com responsabilidade e valorizando a nossa gente”, destaca. Além do impacto cultural, o Pré-Carnaval teve papel importante na economia criativa da cidade. A programação contou com a participação de barraqueiros de Itabira, fortalecendo o comércio local e gerando renda para trabalhadores e empreendedores. Outro destaque foi a valorização dos serviços do próprio município: todas as contratações de apoio e estrutura foram realizadas em Itabira, envolvendo profissionais e empresas locais em áreas como som, iluminação, montagem, produção e logística. O evento também refletiu no comércio, com lojas movimentando as cores e identidades dos blocos, impulsionando a procura por acessórios, roupas e itens temáticos, reforçando o clima carnavalesco nas ruas e vitrines. Com balanço positivo, o Pré-Carnaval “A Cor Dessa Cidade” encerra sua programação reafirmando o compromisso da FCCDA com a cultura popular, com a ocupação democrática dos espaços, com a geração de emprego e renda e com o fortalecimento da economia criativa no município.
Por Licitação e Contratos 03 FCCDA 9 de fevereiro de 2026
PROCESSO LICITATÓRIO Nº 054/2025 - INEXIGIBILIDADE/CREDENCIAMENTO Nº 012/2025 CREDENCIAMENTO DE PROFESSORES DE MÚSICAS, MAESTRO E REGENTES RELAÇÃO DE CREDENCIADOS ATUALIZADA A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade torna pública o resultado da análise realizada pela Comissão de Credenciamento, conforme estabelecido no item 5 do edital, das inscrições realizadas até o dia 06/02/2026 . Conforme estabelecido no item 10, da decisão de indeferimento do credenciamento caberá recurso dirigido a Superintendente da FCCDA, mediante envio do Formulário Para Pedido de Recurso (Anexo VIII do Edital), para o e-mail credenciamentosfccda@gmail.com , com o ASSUNTO "iINEX012/2025 - Credenciamento de Professores ELMI" , no prazo de 03 dias úteis a contar da publicação do resultado, e deverá ser apresentado de forma clara e objetiva, descrevendo o ato ou fato tido por irregular, assinado, contendo os itens contestados e respectivas justificativas e argumentações necessárias. A participação no presente edital não pressupõe garantia de contratação para as atividades da FCCDA uma vez que o Credenciamento é um banco de propostas para consulta da equipe programática no processo de composição da programação da instituição, ficando a programação condicionada à conveniência e oportunidade da FCCDA, bem como de previsão orçamentária. Comissão de Credenciamento Portaria n.º 024/2025 RELAÇÃO DE CREDENCIADOS ATUALIZADA (09/02/2026) RELAÇÃO DE INDEFERIDOS (09/02/2026) Informações gerais sobre o processo Portal de Transparência Portal Nacional de Contratações Públicas/Contratos
Por Licitação e Contratos 03 FCCDA 9 de fevereiro de 2026
ELEIÇÃO DO REI E RAINHA DO CARNAVAL 2026 RESULTADO FINAL - ANÁLISE DO JÚRI TÉCNICO A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade torna público o resultado da análise realizada pelo Júri Técnico, conforme publicação realizada no dia 06/02/2026, no Instagram oficial da FCCDA . A realização da 3ª Etapa deste Edital, aconteceu no dia 05/02/2026, na Avenida Daniel de Grisolia, dentro da programação Pré-Carnaval “A Cor Dessa Cidade”, sendo declarados vencedores: 👑 Rei Momo: Michael Erik Patric Flores 💃 Rainha: Flaviane Geralda Costa de Souza Itabira, 09 de fevereiro de 2026. VANESSA SILVA DE FARIA SUPERINTENDENTE Análise do Júri Técnico Informações gerais sobre o processo Portal de Transparência