4 de abril de 2024
FCCDA reabre cadastro cultural para Lei Aldir Blanc
Comunicacao FCCDA • 4 de abril de 2024

A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) divulgou edital de chamamento para cadastro municipal de espaços culturais e artísticos. As inscrições tiveram início na última quinta-feira (17). O edital atende à Lei Federal nº 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc.

Poderão participar, como pessoas físicas, maiores de 18 anos residentes e domiciliados há, no mínimo, dois anos em Itabira, desde que responsável legal por um espaço cultural e artístico não formalizado e que comprove atividades no Município.

Já como pessoas jurídicas, poderão participar, entidades de direito privado, com ou sem fins lucrativos, cuja finalidade estatutária esteja contemplada à arte e à cultura, registradas em Itabira há, pelo menos, dois anos.

Para que artistas e espaços culturais sejam contemplados pela Aldir Blanc, é fundamental fazer parte do Cadastro Municipal de Cultura. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas por meio de formulário on-line.

O superintendente da FCCDA explica que: “nesse momento, a Fundação, em cumprimento com as obrigações legais, para a execução da Aldir Blanc, dará uma nova oportunidade para quem ainda não se inscreveu no Cadastro Municipal de Cultura. Esse cadastro já ocorreu em um outro momento. Portanto, quem se inscreveu não precisará se cadastrar novamente”.

 

Lei Aldir Blanc

A Lei Federal nº 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc, surgiu com o objetivo de auxiliar trabalhadores da cultura, bem como espaços culturais brasileiros no período de isolamento social, ocasionado pela pandemia da Covid-19.

 

Edital

Edital-Chamada Pública 001.2021

Os cadastros estão disponíveis abaixo: 

Anexo V-Grupos e Coletivos

Cadastro Municipal Cultural – Espaços Culturais

Cadastro Municipal Cultural – Artistas

 

Relação preliminar de inscritos

______________________________________________________________________________________________________________________________________

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA N.º 001/2021
CADASTRO MUNICIPAL DE ESPAÇOS CULTURAIS E ARTÍSTICOS

 

A Comissão de Análise e Homologação de Cadastro, nomeada pela Portaria n.º 043/2021, torna pública a RELAÇÃO PRELIMINAR dos artistas e espaços culturais inscritos, conforme disposto pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei Federal n° 14.017, de 2020) e pelo Decreto Municipal n° 3.992, de 2020.

RELAÇÃO PRELIMINAR DE INSCRITOS

Itabira, 29 de setembro de 2021

Walter de Freitas Costa Júnior        Samantha Kellyr Rosa Vanessa      Vanessa Assunção Pena
Comissão de Análise e Homologação de Cadastro
Portaria n.º 043/2021


*Devido ao grande volume de cadastros, o resultado de homologação será publicado dia 8 de outubro.


Por Comunicação FCCDA 20 de setembro de 2025
Chamada para artistas e agentes culturais A Semana Drummondiana 2025 está chegando em outubro e queremos que você faça parte desta celebração da arte e da literatura inspiradas na obra de Carlos Drummond de Andrade. Se você tem propostas culturais ou artísticas com temática drummondiana — oficinas, performances, exposições, leituras, rodas de conversa e outras iniciativas criativas — esta é a sua chance de mostrar seu talento e contribuir para este evento único! Como participar: As propostas devem ser enviadas de 19/09 até 28/09, para o próximo credenciamento, de acordo com o Edital Cultura Todo Dia, da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). Confira os critérios, regulamentos e prazos no edital e envie sua proposta. Não perca a oportunidade de fazer parte de uma programação que celebra a criatividade, a memória e a poesia de Drummond! EDITAL ANEXOS FORMULÁRIO ONLINE (INSCRIÇÃO )
Por Licitação e Contratos 02 FCCDA 19 de setembro de 2025
PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 001/2025 RESULTADO DA AVALIAÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS RESERVADAS A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade torna público o resultado da avaliação dos candidatos às vagas reservadas. RESULTADO DA AVALIAÇÃO Itabira, 19 de setembro de 2025. VANESSA SILVA DE FARIA SUPERINTENDENTE Informações gerais do processo
Por Comunicação FCCDA 19 de setembro de 2025
A 11ª Semana da Música de Itabira segue nesta sexta-feira (19/09) com uma programação que valoriza a formação, a prática musical e a celebração da arte. As atividades começam às 14h, na Casa do Brás, com a continuidade da oficina “Violão na prática”, ministrada pelo músico e compositor Tabajara Belo. No mesmo espaço, às 18h, prossegue o minicurso “Música e Inclusão”, conduzido por Denis Martino, que vem abordando reflexões e práticas sobre acessibilidade musical. Ainda na Casa do Brás, às 18h30, Tabajara Belo retorna ao palco acompanhado dos alunos participantes de sua oficina, em uma apresentação aberta ao público que mostra na prática os aprendizados e a vivência compartilhada ao longo da semana. A programação da Semana de Música continua às 19h30 com a apresentação da Orquestra de Câmara da FCCDA na histórica Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (Rosarinho). O concerto promete encantar o público com um repertório cuidadosamente preparado, reafirmando o papel da orquestra como um dos principais grupos artísticos da cidade. A 11ª Semana da Música de Itabira é uma realização da Escola Livre de Música de Itabira, Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e Prefeitura de Itabira.