19 de janeiro de 2026
FCCDA abre credenciamento de professores de música para projeto com recursos do FIA
Comunicação FCCDA • 19 de janeiro de 2026



A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) está com credenciamento aberto para professores e instrutores de música que desejam integrar o projeto “Formação de Orquestra e Coral Jovem da FCCDA”, iniciativa voltada à formação musical de crianças e adolescentes no município de Itabira. O projeto é aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e financiado por meio do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA).

O chamamento público prevê o credenciamento de profissionais, pessoas físicas ou jurídicas, para atuação presencial — e, de forma excepcional, online — nas modalidades de violino e viola de orquestra, violão, instrumentos de sopro (saxofone, flauta transversal e clarinete), teclado/piano e musicalização infantil. O edital tem validade de 12 meses, período em que novos interessados poderão se inscrever.

De acordo com a superintendente da FCCDA, Vanessa Faria, o credenciamento tem como objetivo formar um cadastro de profissionais qualificados, assegurando a qualidade pedagógica e artística das atividades desenvolvidas pelo projeto, que busca ampliar o acesso à música, estimular o desenvolvimento cognitivo e emocional dos participantes e promover a inclusão social por meio da cultura.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente de forma online, por meio de formulário disponível no site da Fundação (www.fccda.com.br), com envio da documentação exigida em formato digital. A seleção será feita por meio de análise de títulos e experiência profissional, conforme critérios estabelecidos no edital.

A iniciativa reforça o compromisso da FCCDA com a transparência, a valorização de profissionais da área cultural e o fortalecimento de políticas públicas voltadas à infância e à adolescência, utilizando a música como ferramenta de educação, cidadania e transformação social.

O Coral Jovem da FCCDA,

O coral Jovem da FCCDA que integra o escopo do projeto, já está em atividade há mais de um ano e também conta com aprovação do FIA. A iniciativa atende jovens de até 16 anos e atualmente reúne cerca de 15 participantes, oferecendo formação musical, vivência coletiva e estímulo à expressão artística, além de contribuir para o desenvolvimento social, emocional e cultural dos jovens envolvidos.

Mais informações e o edital completo estão disponíveis no site da FCCDA, na aba “Licitações e Editais”.

EDITAL


Portal de Transparência

Portal Nacional de Contratações Públicas-PNCP/Contratos



Por Licitação e Contratos 03 FCCDA 19 de janeiro de 2026
PROCESSO LICITATÓRIO Nº 132/2025 - INEXIGIBILIDADE N° 033/2025 CREDENCIAMENTO DE BARRAQUEIROS E FOOD TRUCKS A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, torna público o resultado da análise realizada pela Comissão de Credenciamento, nomeada pela Portaria n° 024/2025, conforme critérios estabelecidos pelo edital, das inscrições realizadas até o dia 05/01/2026. Conforme disposto no item 6 do Edital, contra o resultado de credenciamento publicado, caberá recurso destinado à Superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, para o e-mail credenciamentosfccda@gmail.com ( Assunto: RECURSO INEXIGIBILIDADE 033/2025) no prazo de 03 (três) dias úteis a contar da publicação do resultado e deverá ser apresentado de forma clara e objetiva, descrevendo o ato ou fato tido por irregular, assinado, contendo os itens contestados e respectivas justificativas e argumentações necessárias. Os candidatos indeferidos poderão proceder nova inscrição, atentando aos requisitos do edital. Ressaltamos que o credenciamento permanece aberto. A participação no presente edital não pressupõe garantia de contratação para as atividades da FCCDA uma vez que o Credenciamento é um banco de cadastro para consulta da FCCDA, ficando a contratação condicionada às necessidades do Departamento de Produção e Promoção Artística-DPPA. Itabira, 05 de janeiro de 2026. COMISSÃO DE CREDENCIAMENTO POTARIA 024/2025 VANESSA SILVA DE FARIA SUPERINTENDENTE Informações gerais sobre o processo Portal de Transparência Portal Nacional de Contratações Públicas
Por Licitação e Contratos 03 FCCDA 19 de janeiro de 2026
PROCESSO Nº 134/2025 - INEXIGIBILIDADE/CREDENCIAMENTO Nº 034/2025 CREDENCIAMENTO DE PROFESSORES PARA A “FORMAÇÃO DA ORQUESTRA E CORAL JOVEM DA FCCDA A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade torna pública a abertura do Edital que estabelece as regras do CREDENCIAMENTO de Pessoas Físicas e Pessoa Jurídica para integrar o cadastro de Professores de Música, em atendimento ao projeto “Formação de Orquestra e Coral Jovem da FCCDA: Formação musical para crianças e adolescentes com foco em instrumentos de Orquestra e canto em Coral”, aprovado pela FCCDA no âmbito do FIA (Fundo da Infância e da Adolescência). Modalidades: Professor de Violino/Viola de orquestra; Professor de Violão; Professor de instrumentos de sopro (saxofone/flauta transversal/clarinete); Professor de Teclado/Piano e Professor de Musicalização Infantil. Os interessados encaminharão os documentos exigidos para fins de habilitação no credenciamento (item 4.2. do Termo de Referência), devidamente digitalizados em formato PDF e exclusivamente através do preenchimento de FORMULÁRIO ONLINE , disponível no endereço eletrônicohttps://www.fccda.com.br. Itabira, 19 de janeiro de 2026. VANESSA SILVA DE FARIA SUPERINTENDENTE EDITAL Portal de Transparência Portal Nacional de Contratações Públicas-PNCP/Contratos
Por Comunicação FCCDA 17 de janeiro de 2026
O projeto “Drummond, fala, fala, fala” foi um dos destaques da 1ª FliRui – Festa Literária da Fundação Casa de Rui Barbosa , realizada em novembro de 2025, ao proporcionar ao público uma experiência sensível, afetiva e direta com a obra de Carlos Drummond de Andrade . Durante o evento, o telefone poético despertou grande curiosidade: pessoas de diferentes idades formaram filas para atender à chamada e ouvir poemas recitados pelo próprio autor, reforçando o poder da literatura como experiência viva e compartilhada. A ação teve forte impacto junto ao público, ampliando a divulgação do nome e da obra de Drummond de forma acessível e inovadora. O sucesso foi tamanho que o aparelho voltou a ser utilizado no início de dezembro, durante uma visita escolar, encantando alunos e professoras e reafirmando o potencial educativo do projeto, capaz de aproximar novas gerações da poesia brasileira de maneira lúdica e memorável. Idealizado por Pedro Drummond , neto de CDA, e executado pela Drummonsters/UNIFEI-Itabira, o projeto consiste em permitir que o público, ao atender um telefone, escute poemas de Drummond, podendo inclusive escolher a obra desejada. O objeto utilizado integra uma coleção original de telefones pertencentes a Carlos Drummond de Andrade e sua esposa, Dolores Dutra de Morais. Sobre a 1ª FliRui A 1ª FliRui marcou sua edição inaugural como um evento de grande relevância no cenário literário nacional, reunindo importantes nomes da cultura brasileira, como Margareth Menezes, Maria Bethânia, Ailton Krenak, Cármen Lúcia, Ondjaki, Ana Paula Tavares, Dira Paes, Gringo Cardia, Bia Lessa e Amara Moira, entre outros convidados, e sinalizando seu potencial de permanência no calendário cultural do país. Para a FCCDA, a participação na FliRui reafirma a importância das parcerias entre instituições culturais afins como estratégia fundamental para a ampliação da circulação da obra drummondiana em âmbito nacional, promovendo novos diálogos, públicos e leituras sobre o legado do poeta. A articulação com instituições de reconhecida relevância, como a Fundação Casa de Rui Barbosa, contribui para fortalecer a presença de Carlos Drummond de Andrade em circuitos literários qualificados e para valorizar o patrimônio cultural sob guarda da Fundação. A festa é uma realização da Fundação Casa de Rui Barbosa , vinculada ao Ministério da Cultura, com apoio da LIBRE e da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade .