9 de setembro de 2025
Escola Livre de Música de Itabira realiza a 11ª Semana da Música de Itabira
Comunicacao FCCDA • 9 de setembro de 2025

Itabira se prepara para viver mais uma grande celebração cultural. Entre os dias 15 e 21 de setembro, a cidade recebe a 11ª Semana da Música de Itabira, evento promovido pela Escola Livre de Música, que nesta edição retoma o espírito das primeiras realizações, valorizando a troca de saberes e a aproximação entre artistas e comunidade.


A programação reunirá músicos, artistas e grupos de reconhecida experiência, em uma série de atividades abertas ao público. Estão previstos concertos, shows, oficinas, workshops, bate-papos, exibição de documentário e experiências musicais únicas, proporcionando momentos de aprendizado, reflexão e fruição musical.


“A Semana da Música é uma oportunidade para valorizar a formação cultural, incentivar a prática musical e fortalecer o papel da Escola Livre de Música como referência em Itabira”, destaca Vanessa Faria, superintendente da FCCDA.


Mais do que apresentações, a Semana da Música se consolida como um espaço de encontro e diálogo, aproximando a população itabirana da diversidade cultural e do poder transformador da arte.


As oficinas, abertas ao público interessado, terão inscrições realizadas presencialmente na Escola Livre de Música, na Casa do Brás (Rua Guarda Mor Custódio, nº 156), ​de 10 a 12 de setembro, de 8h às 18h. As vagas são limitadas.

FAÇA O DOWNLOAD DA PROGRAMAÇÃO

Por Comunicação FCCDA 1 de abril de 2026
A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade informa que, em razão do feriado da Sexta-feira da Paixão (03), o Memorial Carlos Drummond de Andrade e a Casa de Drummond estarão fechados nesta data. As atividades serão retomadas normalmente no sábado (04) e no domingo (05), com funcionamento das 10h às 16h. Já a Fazenda do Pontal encontra-se temporariamente fechada para visitação, devido à realização de manutenções preventivas no espaço.
Por Comunicação FCCDA 1 de abril de 2026
A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) apresenta a agenda cultural de abril de 2026 com uma programação diversificada, que contempla música, manifestações populares, formação artística e valorização da cultura local. Ao longo do mês, o público poderá acompanhar apresentações musicais, atividades formativas e eventos que evidenciam a produção artística itabirana, com destaque para projetos desenvolvidos pela Escola Livre de Música de Itabira, além de iniciativas que promovem o encontro entre tradição e contemporaneidade. Entre os destaques da programação está a participação do Grupo Folclórico Tumbaitá, referência na preservação e difusão das manifestações culturais populares, reforçando o compromisso da Fundação com a valorização das expressões tradicionais. A agenda também abre espaço para apresentações de alunos e professores, proporcionando ao público a oportunidade de vivenciar processos formativos e acompanhar de perto o desenvolvimento artístico local. Com atividades distribuídas em diferentes espaços culturais da cidade, a programação reafirma o papel da FCCDA como articuladora da cultura em Itabira, promovendo acesso, formação e fruição artística para diversos públicos. Faça o download da agenda.
Por Licitação e Contratos 03 FCCDA 1 de abril de 2026
PROCESSO LICITATÓRIO Nº 033/2026 - INEXIGIBILIDADE/CREDENCIAMENTO Nº 001/2026 CREDENCIAMENTO DE PARECERISTAS A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) torna pública a RETIFICAÇÃO do Edital destinado ao credenciamento de pessoas físicas ou j urídicas de natureza cultural - enquadradas como Microempreendedor Individual (MEI) - com comprovado conhecimento e atuação nas áreas artística e cultural, para exercerem atividades de análise e emissão de pareceres técnicos de projetos culturais e candidaturas e, eventualmente, à critério da FCCDA, serem chamados para integrar as Comissões de Análise e Seleção dos editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) e à Política Nacional de Cultura Viva (PNCV). As inscrições poderão ser realizadas a qualquer tempo , durante sua vigência, devendo o interessado encaminhar os documentos obrigatórios exigidos no item 4.2 deste Edital, digitalizados em formato PDF, através do FORMULÁRIO ONLINE . As convocações para as futuras contratações poderão ser realizadas a qualquer tempo durante a vigência do Credenciamento, de acordo com a demanda da FCCDA. A relação de credenciados será atualizada sempre que forem deferidos novos credenciamentos, durante a vigência do Edital. O credenciamento não implica o direito à contratação, a qual dar-se-á exclusivamente a critério da FCCDA, de acordo com a oportunidade, disponibilidade financeira/orçamentária e demanda de editais publicados pela FCCDA, possibilitando o acesso de forma democrática, atendendo aos princípios da oportunidade, da conveniência, da legalidade, da defesa do interesse público, da impessoalidade, da isonomia e da economicidade. Itabira, 01 de abril de 2026. CINTIA GERMANO TÔRRE SILVA SUPERINTENDENTE INTERINA FORMULÁRIO ONLINE (acesso liberado) EDITAL RETIFICADO ANEXO-PF ANEXO-MEI Informações gerais sobre as ações da PNAB Portal de Transparência/Edital e Informações gerais sobre o processo Portal Nacional de Contratações Pública-PNCP