30 de abril de 2024
Edital Cultura todo dia abre inscrições para propostas artísticas com foco na temática Drummondiana
Comunicacao FCCDA • 30 de abril de 2024

Propostas com temas voltados para o poeta Carlos Drummond de Andrade deverão ser inscritas até o dia 3 de maio

A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade abre inscrição para credenciamento no Edital Cultura Todo Dia. Desta vez, o foco da divulgação é a difusão da obra Durmmondiana. Uma oportunidade para que os artistas trabalharem com a obra e vida do poeta itabirano. As propostas, em diversas categorias e voltadas especificamente para a temática de Drummond, devem ser enviadas até o dia 03 de maio, às 18h. O formulário encontra-se disponível no seguinte link: https://x.gd/Ha6wF

No formulário o candidato poderá escolher em qual processo deseja participar, porém, é necessário marcar “Difusão da obra Drummondiana” (Contratação específica). Esta é uma oportunidade para artistas da terra mostrarem o talento, criatividade e ainda contribuírem para a valorização e disseminação da obra de um dos maiores poetas brasileiros. A expectativa é que surjam propostas inovadoras e inspiradoras que possam trazer uma nova perspectiva sobre a vida e obra de Drummond.

“Um dos objetivos do edital Cultura Todo Dia é fomentar e universalizar a obra Drummondiana. Convidamos os segmentos culturais para enviarem propostas e projetos que possam ser desenvolvidos no calendário cultural de Itabira. Queremos nossos talentos homenageando e trabalhando a obra do maior poeta brasileiro, juntos podemos enriquecer ainda mais o legado deixado por Carlos Drummond de Andrade”, afirma Marcos Alcântara, superintendente da FCCDA.

Podem participar do processo pessoas físicas, com proposta individual e como titular de coletivos culturais não formalizados e ainda pessoa jurídica MEI (Micro Empreendedor Individual), com grupo formalizado ou empresa de produção cultural. Confira as categorias disponíveis no edital:


- Literatura: Narração de histórias, declamações, leituras dramatizadas, saraus poéticos, performances literárias, recitais, lançamento de livros e/ou cordéis, intervenções, ações formativas, propostas de mediação e outras que se adequem a esses conceitos.


- Música: Concertos, recitais, shows, ações formativas, propostas de mediação e outros formatos de apresentações musicais.


- Audiovisual: Curta, média e longa-metragem, ações formativas e propostas de mediação e outras que se amoldem nesse conceito.


- Artes Cênicas: Apresentações de teatro, circo, dança, performances, intervenções, ações formativas, propostas de mediação e outras que se amoldem nesse conceito.


- Expressões Culturais: Bandas civis, brincadeira do boi, capoeira, congadas, cordão, carnavalesco, cultura negra, grupos folclóricos, marujadas, pastoril e quadrilha.


-Artes Visuais: Performances, intervenções urbanas, manifestações, ações formativas, propostas de mediação, mas mais diversas linguagens.


- Banda Civil, Marujada e Congadas: Banda civil, Congada, Marujada e Grupo de Quadrilha junina


- Profissionais do setor cultural: Técnico de som, iluminação, Cenografia, Profissionais de comunicação, produtores


Conheça o edital e formulário de inscrição:



https://www.fccda2.com.br/cultura-todo-dia-2-0-retificacao-do-edital

Por Licitação e Contratos 02 FCCDA • 8 de outubro de 2026
CHAMAMENTO PÚBLICO 005/2026 REDE MUNICIPAL DE PONTOS DE CULTURA DE ITABIRA/MG CULTURA VIVA DO TAMANHO DO BRASIL! FOMENTO A PROJETOS CONTINUADOS DE PONTOS DE CULTURA A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade torna público o Edital para a seleção de 01 (um) projeto de Pontos de Cultura que promova o acesso da população aos bens e aos serviços culturais nos territórios e comunidades onde atuam, nos termos da Política Nacional de Cultura Viva. De acordo com a Lei Cultura Viva e os regramentos do Edital, considera-se Pontos de Cultura: entidades jurídicas de direito privado sem fins lucrativos, de natureza ou finalidade cultural, que desenvolvam e articulem atividades culturais em suas comunidades. As inscrições serão gratuitas e deverão ser realizadas de 08/10/2026 até o dia 25/10/2026 , preferencialmente via internet por meio do preenchimento do formulário online disponibilizado no site da FCCDA, juntamente com os documentos obrigatórios, devidamente digitalizados em formato PDF, ou presencialmente no prédio sede da Av. Carlos Drummond de Andrade, nº 666, Centro, CEP: 35900-025 - Itabira/MG, no horário de 09h às 12h e de 15h às 17h (exceto aos sábados, domingos e feriados), mediante protocolo. DICAS Leia todo o regulamento do Edital antes de se inscrever. Seja objetivo e claro na descrição do seu projeto e envie todos os documentos, conforme o regulamento do Edital. Não deixe para a última hora e faça um checklist, pois após o encerramento do prazo de inscrição não é possível alterar as informações. Já inicie o processo de certificação na plataforma do Ministério da Cultura caso ainda não tenha certificado de Ponto de Cultura Certifique que possui todas as certidões fiscais para a fase de habilitação. Dúvidas poderão ser esclarecidas pelo e-mail aldirblanc2fomentofccda@gmail.com ou WhatsApp 3835-2119 . Itabira, 08 de outubro de 2026. CINTIA GERMANO TÔRRE SILVA SUPERINTENDENTE INTERINA LINK DO FORMULÁRIO PARA INSCRIÇÃO ONLINE Edital de Fomento a Pontos de Cultura ANEXO 1: Categorias e Cotas ANEXO 2: Critérios de avaliação da Etapa de Seleção ANEXO 3: Formulário de Inscrição ANEXO 4: Plano de Trabalho ANEXO 5: Plano de Aplicação de Recursos ANEXO 6: Modelo de Autodeclaração Étnico-Racial ANEXO 7: Modelo de Autodeclaração para Pessoa com Deficiência ANEXO 8: Formulário para Pedido de Recurso (Etapa de Seleção e Etapa de habilitação) ANEXO 9: Declaração Conjunta ANEXO 10: Minuta de Termo de Compromisso Cultural
Por Comunicação FCCDA • 8 de outubro de 2026
PROCESSO LICITATÓRIO Nº 033/2026 - INEXIGIBILIDADE/CREDENCIAMENTO Nº 001/2026 ANÁLISE CREDENCIAMENTO DE PARECERISTAS MARCO TEMPORAL DAS INSCRIÇÕES ANALISADAS: 23/03/2026 A 19/04/2026 A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e a Comissão de Credenciamento, no uso de suas atribuições e nos termos do EDITAL INEXIGIBILIDADE/CREDENCIAMENTO Nº 001/2026 , divulgam o resultado referente as análises das inscrições realizadas entre os dias 23/03 e 19/04/2026. INEX001.2026-RESULTADO DA 1ª ANÁLISE Contra o resultado de credenciamento publicado, caberá recurso destinado à Superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, para o e-mail credenciamentosfccda@gmail.com , com assunto " INEX 001/2026 - Recurso Parecerista PNAB Ciclo 2" , até o dia 15/10/2026 , que deverá ser apresentado de forma clara e objetiva, descrevendo o ato ou fato tido por irregular, assinado, contendo os itens contestados e respectivas justificativas e argumentações necessárias (Item 6 do edital). Nesta fase não será permitida a complementação de documentação por ocasião da interposição de recurso, bem como não serão atendidas solicitações de reavaliação por preenchimento equivocado do formulário de inscrição. Itabira, 08 de outubro de 2026. COMISSÃO DE CREDENCIAMENTO PORTARIA 007/2026 CÍNTIA GERMANO TÔRRE SILVA SUPERINTENDENTE INTERINA Informações gerais do processo Portal de Transparência
A programação chegou ao fim, reunindo música, formação e encontros com o público em diferentes espaç
Por Comunicação FCCDA • 5 de outubro de 2026
Musicalização para Bebês