30 de abril de 2024
Edital Cultura todo dia abre inscrições para propostas artísticas com foco na temática Drummondiana
Comunicacao FCCDA • 30 de abril de 2024

Propostas com temas voltados para o poeta Carlos Drummond de Andrade deverão ser inscritas até o dia 3 de maio

A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade abre inscrição para credenciamento no Edital Cultura Todo Dia. Desta vez, o foco da divulgação é a difusão da obra Durmmondiana. Uma oportunidade para que os artistas trabalharem com a obra e vida do poeta itabirano. As propostas, em diversas categorias e voltadas especificamente para a temática de Drummond, devem ser enviadas até o dia 03 de maio, às 18h. O formulário encontra-se disponível no seguinte link: https://x.gd/Ha6wF

No formulário o candidato poderá escolher em qual processo deseja participar, porém, é necessário marcar “Difusão da obra Drummondiana” (Contratação específica). Esta é uma oportunidade para artistas da terra mostrarem o talento, criatividade e ainda contribuírem para a valorização e disseminação da obra de um dos maiores poetas brasileiros. A expectativa é que surjam propostas inovadoras e inspiradoras que possam trazer uma nova perspectiva sobre a vida e obra de Drummond.

“Um dos objetivos do edital Cultura Todo Dia é fomentar e universalizar a obra Drummondiana. Convidamos os segmentos culturais para enviarem propostas e projetos que possam ser desenvolvidos no calendário cultural de Itabira. Queremos nossos talentos homenageando e trabalhando a obra do maior poeta brasileiro, juntos podemos enriquecer ainda mais o legado deixado por Carlos Drummond de Andrade”, afirma Marcos Alcântara, superintendente da FCCDA.

Podem participar do processo pessoas físicas, com proposta individual e como titular de coletivos culturais não formalizados e ainda pessoa jurídica MEI (Micro Empreendedor Individual), com grupo formalizado ou empresa de produção cultural. Confira as categorias disponíveis no edital:


- Literatura: Narração de histórias, declamações, leituras dramatizadas, saraus poéticos, performances literárias, recitais, lançamento de livros e/ou cordéis, intervenções, ações formativas, propostas de mediação e outras que se adequem a esses conceitos.


- Música: Concertos, recitais, shows, ações formativas, propostas de mediação e outros formatos de apresentações musicais.


- Audiovisual: Curta, média e longa-metragem, ações formativas e propostas de mediação e outras que se amoldem nesse conceito.


- Artes Cênicas: Apresentações de teatro, circo, dança, performances, intervenções, ações formativas, propostas de mediação e outras que se amoldem nesse conceito.


- Expressões Culturais: Bandas civis, brincadeira do boi, capoeira, congadas, cordão, carnavalesco, cultura negra, grupos folclóricos, marujadas, pastoril e quadrilha.


-Artes Visuais: Performances, intervenções urbanas, manifestações, ações formativas, propostas de mediação, mas mais diversas linguagens.


- Banda Civil, Marujada e Congadas: Banda civil, Congada, Marujada e Grupo de Quadrilha junina


- Profissionais do setor cultural: Técnico de som, iluminação, Cenografia, Profissionais de comunicação, produtores


Conheça o edital e formulário de inscrição:



https://www.fccda2.com.br/cultura-todo-dia-2-0-retificacao-do-edital

O desfile do bloco “E agora, Mofi?” transformou o circuito em um verdadeiro baile. Em homenagem ao f
Por Comunicação FCCDA 24 de fevereiro de 2026
mofi
Por Licitação e Contratos 03 FCCDA 23 de fevereiro de 2026
AVISO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 003/2026 (COTAÇÃO DE PREÇOS) A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade torna público, por meio do Setor de Licitações e Contratos, que está realizando COTAÇÃO DE PREÇOS para o objeto abaixo mencionado, nas condições e exigências estabelecidas no Anexo I - Termo de Referência em anexo a este aviso. 1. Objeto: AQUISIÇÃO DE REFIS (FILTROS) para os purificadores e bebedouros da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade. 2. Envio da Proposta de Preço Os interessados devem encaminhar a FORMULÁRIO DE PROPOSTA , anexado a este aviso, até às 17 horas do dia 26/02/2026 , para o e-mail fccda.compras1@gmail.com , documento esse que deverá ser devidamente assinado e datado pelo proponente. 3. Critério de julgamento : Menor Preço unitário. 4. Contratação preferencial: Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. 5. Fundamentação legal: Lei nº 14.133 de 1°/04/2021, Art. 75, inciso II e Decreto Municipal nº 4741/2024. 6. Critérios de Participação: Poderão participar da presente licitação pessoas jurídicas do ramo pertinente ao objeto desta licitação e que atenderem a todas as exigências contidas no Termo de Referência, bem como preencherem as condições de credenciamento constantes deste Edital. Será certificada a ausência das condições impeditivas do art. 14 da Lei Federal nº 14.133/21. 7. Condições de habilitação: Juntamente com a proposta devem ser enviados os documentos de Habilitação - Contrato Social ou similar; Certidões Negativa Federal, Estadual, Municipal, Trabalhista; Certificado do FGTS e a Declaração Conjunta (anexada a este aviso). As microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), MEI deverão anexar em campo próprio do sistema a documentação de habilitação, ainda que haja alguma restrição de regularidade fiscal e trabalhista , conforme previsto no art. 43 da LC nº123 de 14.12.2006, LC 147 de 07.08.2014 e LC 155 de 27/10/2016. Os pedidos de esclarecimentos deverão ser enviados para o e-mail fccda.compras1@gmail.com . Itabira, 23 de fevereiro de 2026. GLAUBER F. LOPES AGENTE DE COTAÇÃO TERMO DE REFERÊNCIA FORMULÁRIO PROPOSTA
O Carnaval “A Cor Dessa Cidade” tem o apoio cultural da Cervejaria Ayres e é uma realização da Funda
Por Comunicação FCCDA 23 de fevereiro de 2026
Carnaval