4 de abril de 2024
Chamada Pública N.º 006/2021 (Lei Aldir Blanc) – Resultado preliminar – Subsídio
Comunicacao FCCDA • 4 de abril de 2024

CHAMADA PÚBLICA N.º 006/2021
(ARTIGO 2º, INCISO II, DA LEI ALDIR BLANC DE EMERGÊNCIA CULTURAL)

 

RESULTADO PRELIMINAR

A Comissão de Seleção de Propostas, nomeados pela Portaria n.º 047/2021, torna público o RESULTADO das análises das propostas inscritas, conforme regras presentes no edital:

Classificados
1  Associação de Artesãos Itabiranos Fazendo Arte
2  Higgor Vinícius Vieira
3  Policarpo de Araujo Ribeiro
4  Ustany Mireille Oliveira

 

Indeferidos
1  Jackson Faustino de Paula Junior – o proponente não apresentou documento comprovatório do cadastro cultural em nenhuma instância
2  Luis Cássio Martins – o proponente enviou apenas fotografias, sem qualquer documentação
3  Pedro Augusto de Oliveira Santos – o proponente enviou o formulário-proposta incompleto

 

Caberá pedido de reconsideração à Comissão de Seleção de Propostas, no prazo de 03 (três) dias úteis, contados a partir da data de publicação, ou seja, de 03 a 07/12/2021. Transcorrido o prazo de recurso, o processo será encaminhado para homologação.

 

Itabira, 02/12/2021.

 

Fernando Sampaio Piacezzi Vieira          Jaqueline de Freitas         Veloso José Norberto de Jesus

 

Luís Felipe Silva Ribeiro        Reginaldo José dos Santos      Solange Duarte Alvarenga

Comissão de Seleção de Proposta

CP06.2021-Ata de análise

CP06.2021-Análise das inscrições

CP06.2021-Pedido de reconsideração-Pedro Augusto de Oliveira Santos (06/12/2021)

CP06.2021-Pedido de reconsideração-Jackson Faustino (07/12/2021)


Por Comunicação FCCDA 7 de novembro de 2025
Bate Papo - Semana Drummondiana
Por Comunicação FCCDA 7 de novembro de 2025
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) realiza, nesta sexta-feira (7), uma programação especial em homenagem aos 100 anos da formatura de Carlos Drummond de Andrade no curso de Farmácia. O poeta, nascido em Itabira, graduou-se pela instituição em 25 de dezembro de 1925, antes de se tornar um dos maiores nomes da literatura brasileira. A celebração acontece na Faculdade de Farmácia da UFMG, em Belo Horizonte, com uma série de atividades abertas ao público. O evento é promovido pela Faculdade de Farmácia, em parceria com o seu Centro de Memória (Cemefar), o Centro de Comunicação da UFMG (Cedecom) e a Pró-reitoria de Cultura (Procult). A programação tem início com o lançamento do documentário “Drummond: a farmacologia das palavras”, produzido pela TV UFMG, que apresenta a relação do escritor com sua formação e com a profissão de farmacêutico. Em seguida, serão realizadas a apresentação “Pedras, palavras e silêncio: o universo de Drummond”, a leitura dramática “Drummond e a pharmácia: 100 anos de uma formatura”, com o ator Odilon Esteves, e o debate “Drummond: entre a farmácia e a poesia”. O encerramento será marcado pelo descerramento de uma placa comemorativa em homenagem ao poeta. Segundo a diretora da Faculdade de Farmácia, Ana Paula Lucas Mota, o olhar sensível de Drummond reflete a essência do cuidado presente na profissão farmacêutica. “Assim como os remédios curam as dores do corpo, as palavras podem curar as dores da alma”, destacou. A superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), Vanessa Faria, destaca a importância da homenagem promovida pela UFMG como um gesto de preservação e valorização do legado do poeta.“Celebrar o centenário da formatura de Drummond é reafirmar a presença viva de sua obra e de seus valores na formação cultural do país. Drummond ultrapassou o tempo e as fronteiras da literatura, tornando-se símbolo de sensibilidade, ética e reflexão sobre o humano. Para nós, que vivemos e promovemos cultura em sua terra natal, é motivo de orgulho ver instituições como a UFMG manterem viva essa memória, lembrando que a poesia também é uma forma de cuidado e de ciência”. Além da programação cultural, a comemoração inclui a apresentação das obras vencedoras do concurso artístico promovido pela Faculdade de Farmácia, Escola de Belas Artes e Pró-reitoria de Cultura. Foram selecionados dois projetos: uma pintura mural de Erick Moreira Alves e Maria Eduarda de Oliveira Ferreira e uma obra bidimensional da artista Lara Ferreira dos Reis. A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) celebra a iniciativa da UFMG, que reforça a conexão entre a trajetória acadêmica e a obra literária de Carlos Drummond de Andrade, reafirmando a presença viva do poeta itabirano na história da cultura e da educação brasileiras.
Por Comunicação FCCDA 7 de novembro de 2025
Coral FCCDA e Thiago SKP