22 de outubro de 2024
23ª Semana Drummondiana movimenta Itabira com programação variada
Comunicacao FCCDA • 22 de outubro de 2024

O evento acontece de 24 a 31 de outubro com muita arte, cultura e reflexões sobre o amor

A 23ª Semana Drummondiana, em 2024, apresenta o tema “A Dualidade do Amor!”. O evento traz a oportunidade de reflexão sobre a complexidade do amor, destaque na obra “Histórias de Dois Amores”, do escritor e poeta itabirano Carlos Drummond de Andrade, com ilustração do cartunista Ziraldo. A escolha do tema para celebrar esta edição convida os participantes a revisitarem as próprias experiências amorosas e a compreender a dualidade que elas carregam.


Por meio de parcerias com escolas e universidades, o evento estimula o debate sobre a importância da literatura na educação e na formação crítica dos jovens. Assim, a Semana Drummondiana se torna um instrumento de difusão cultural e um convite à apreciação da arte literária.

Segundo o superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), Marcos Alcântara, a realização da semana é fundamental para fortalecer a identidade cultural da cidade. “O evento não apenas homenageia Drummond, mas também promove atividades que envolvem a comunidade, como palestras, recitais e exposições, contribuindo para a formação de novos leitores e a valorização da literatura nacional”, afirma Marcos Alcântara. Durante a semana, o público poderá participar de palestras, oficinas, intervenções culturais, teatro e muita música. Na abertura, o destaque é a peça teatral “Não se Mate”, com o ator global Leonardo Miggiorin, que será apresentada no teatro do Centro Cultural, na quinta-feira (24), às 20h. O ator Leonardo Miggionrin interpretou papéis de destaque em novelas como Senhora do Destino e Mulheres Apaixonadas, além da minissérie Presença de Anita.A comédia Não Se Mate apresenta temas profundos com abordagem única e pitadas de ficção científica. O personagem de Leonardo Miggionrin nos leva a refletir sobre a vida e a morte, com a leveza e o humor que só a poética de Drummond pode proporcionar. A direção é de Giovani Tozi e os ingressos podem ser retirados no Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/espetaculo-teatral-nao-se-mate-com-leonardo-miggiorin-abertura-da-23-semana-drummondiana/2692630 , o link também está disponível na bio do instagram da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.A programação destaca ainda a palestra “História de dois amores”, com Oswaldo Arthur. A praça do bairro Pará será palco de várias atrações musicais e da peça “O menino Bach Visita o Brasil”, com grupo Giramundo. Todas as atrações são gratuitas.No encerramento da semana ocorre a abertura da exposição de longa temporada “Menino Antigo, Poeta Moderno”, às 19h, na Casa de Drummond. A mostra é um reencontro com a literatura e a história, promovendo uma experiência, que promete enriquecer a compreensão sobre a poesia e a identidade brasileira, descobrindo Itabira e deixando-se encantar pela obra do maior poeta Carlos Drummond de Andrade.Para participar das oficinas “A construção do imaginário infantil através das caricaturas”, “Pintura com pigmentos naturais” e “A Voz das pedras” é necessário fazer a inscrição. O link está disponível na bio do Instagram da FCCDA. 


Confira a programação completa:


24/10 - (quinta-feira)


Contação de história “Boi Bordado de Fios de Luar” com NUCLA - Núcleo de criação LuarAzul Horário: 14h | Local: Escola Esadual Major Lage

Abertura oficial da 23ª Semana Drummondiana

Horário: 19h30 | Local: Teatro da FCCDA

Espetáculo teatral “Não se Mate” com Leonardo Miggiorin

Horário: 20h | Local: Teatro da FCCDA

Em Não Se Mate, Leonårdo Miggiorin nos leva a refletir sobre a vida e a morte, com a leveza e o humor que só a poética de Drummond pode proporcionar. Sob a direção de Giovani Tozi, essa comédia aborda temas profundos com uma abordagem única e com pitadas de ficção científica.


25/10 (sexta-feira)


Declamações de Poesia


Caminhos Drummondianos: os personagens que inspiraram os versos de Carlos Drummond de Andrade - Colégio CESE

Horário: 9h | Local: Fazenda do Pontal

Palestra A dualidade do amor em “História de dois amores” Ministrante: Osvaldo Arthur Horário: 9h | Local: Hall da FCCDA

Promover a leitura do livro “História de Dois Amores”, de Carlos Drummond de Andrade, analisando os elementos artísticos e históricos que destacam sua qualidade no gênero infantojuvenil e sua recepção ao longo dos anos.


Poesia


Cachaça, torresmo e poesia

Horário: 20h | Local: Praça do Pará

A poesia sendo degustada com cachaça e torresmo fazendo o público envolver com o mundo poético desenvolvendo amizades e laços poéticos na terra de Drummond.


Música


Rivotrio sem Receita

Horário: 21h | Local: Praça do Pará

A apresentação promete uma jornada musical envolvente, repleta de composições autorais inspiradas nas paisagens, nas histórias e no espírito de Itabira, bem como na poesia atemporal de Drummond.


Música


Maíra Baldaia “Tambor, Imagem & Poesia”

Horário: 22h | Local: Praça do Pará

Maíra Baldaia apresenta seu repertório afro-pop-mineiro entrelaçado com poemas de autores itabiranos, fotografias de Simão Kursseldorff e tambores que viajam nas raízes e tradições das Minas Gerais.


26/20 (sábado)


Apresentação circense “Uma pedra no caminho” com Diego Fernando Josa

Horário: 17h | Local: Praça do Pará

Peça de circo teatro que ilustra nos Malabares, as inspirações de Drummond no poema “No Meio do Caminho”.


Música


Banda Katumbi


Horário: 20h | Local: Praça do Pará

Apresentação de Poemas de Drummond Musicados e Clássicos do Rock.


Música


“Tributo a Cássia Eller” com Nathalia Côrte

Horário: 22h | Local: Praça do Pará

Nathalia Côrte, 25 anos, cantora, instrumentista autodidata e compositora, iniciou sua trajetória musical aos 12 anos. Aos 20, já se apresentava em bares tocando e cantando clássicos da MPB e Pop Rock


27/10 (domingo)


Teatro


“O menino Bach Visita o Brasil” com Giramundo

Horário: 15h | Local: Praça do Pará

O Menino Bach embarca numa viagem mágica e musical que o levará até o Brasil, onde vai conhecer personalidades incríveis, num encontro que mostra o poder encantador da música através dos séculos.


Música


Gleidston Alis Mendes

Horário: 16h | Local: Praça do Pará Apresentação cênico-poético-musical, com poemas de Drummond musicados, encenações e leituras dramáticas.


Música


“Drummond e o Bem estar Animal” com Rubem Pereira

Horário: 18h | Local: Praça do Pará

Serão apresentados crônicas, poemas e livros relacionados à temática animal, bem como a participação de Drummond na criação do jornal "A Voz dos que não Falam" em parceria com Lya Cavalcanti.


Música


“Roda de Samba da Aninha” com Ana Luiza

Horário: 20h | Local: Praça do Pará

Refletir através do Samba sobre a condição humana e a complexidade da vida, ao relacionar as contradições da existência e as nuances das relações humanas questionadas por Drummond junto a profundidade emocional do Samba.


28/10 (segunda-feira)


Contação de história


“Boi bordado de Fios de Luar” com NUCLA - Núcleo de criação LuarAzul

Horário: 14h | Local: Escola Municipal Antônio Camilo Alvim


Formação


Capacitação de Guias utilizando o APP Caminhos Drummondianos

Ministrante: Gabriela Santos

Horário: 15h | Local: Hall da FCCDA

Fornecer ferramentas e conhecimentos para conhecer a obra de Carlos Drummond de Andrade de forma interativa e enriquecedora a partir do aplicativo.


29/10 (terça-feira)


Intervenção Cênica


Prosa de Comadres com Drummond com NUCLA Núcleo de criação LuarAzul

Horário: 11h30 | Local: Av. João Pinheiro

Levar poesia ao ambiente urbano com três comadres e um leiteiro que discutem o cotidiano com humor, celebrando a cultura de Drummond.


Contação de história


“Boi Bordado de Fios de Luar” com NUCLA Núcleo de criação LuarAzul

Horário: 14h | Local: Escola Municipal Pedreira do Instituto

A história da menina Clara dos Anjos que, para se livrar dos pesadelos que vem tendo, faz uma promessa para São João de bordar um manto para o Bumba meu boi.


30/10 (quarta-feira)


Mesa de conversa


Café Drummondiano: A amizade de Drummond e Ziraldo

Ministrante: Solange Alvarenga, Delci Cristina e Otávia Senhorinha

Horário: 9h | Local: Memorial CDA

Promover a discussão sobre a relação de amizade entre Drummond e Ziraldo. Amizade que deixou um legado atemporal.


Palestra


Uma perspectiva histórico-literária-artística no diálogo entre Drummond e Ziraldo

Ministrante: Sandra Duarte, Joaquim Olegário e Maxsandro Ferreira

Horário: 10h | Local: Casa do Brás

Os professores propõem uma investigação a partir das relações intertextuais entre as obras de Drummond e Ziraldo, destacando como essas influências se manifestam em suas produções.


Intervenção Poética


“Balaio de Gnomo” com Leonardo Ortiz

Horário: 13h | Local: Lar de Ozanam

Horário: 15h | Local: Av. João Pinheiro

Madame Chandon, uma simpática gnoma cigana, perambula com seu balaio em busca de abraços e afeto. Em troca, oferece conselhos amorosos, leitura de mãos e previsões, com irreverência e diversão.


31/10 (quinta-feira)


Intervenção


Fala Fala Drummond

Horário: 9h às 18h | Local: Deck da FCCDA

Ao atender os telefones, os visitantes podem escutar versos, crônicas e poesias de CDA,em sua própria voz.


Intervenção


Declamação Drummonzinhos - Alguma poesia: O amor em versos

Horário: 12h | Local: Pontos de ônibus da cidade

Os integrantes do programa Drummonzinhos declamarão alguns poemas do livro “Alguma Poesia”.


Exposição


Menino Antigo, Poeta Moderno

Horário: 19h | Local: Casa de Drummond

Realização: Ministério da Cultura, o Instituto Cultural Vale, Prefeitura de Itabira, Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e Estúdio 43 - Um reencontro com a literatura e a história que nos moldam. Uma experiência, que promete enriquecer sua compreensão sobre a poesia e a identidade brasileira, descobrindo Itabira e deixando-se encantar pela obra do maior poeta brasileiro.


Por Licitação e Contratos 03 FCCDA 12 de setembro de 2025
ATO DE AUTORIZAÇÃO DA CONTRATAÇÃO DIRETA PROCESSO LICITATÓRIO Nº 093/2025 - DISPENSA N.º 014/2025 OBJETO: Contratação de empresa especializada na prestação de serviços de locação de ônibus e micro-ônibus, conforme as especificações estabelecidas para atender às demandas de transportes da 11º Semana da Música da Escola Livre de Música de Itabira, promovida pela Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, a ser realizada no período de 15 a 21 de setembro. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: artigo 75, inciso II da Lei nº 14.133/2021. CONTRATADO: Empresa Santos e Filhos LTDA - CNPJ: 20.959.789/0001-10 Valor: R$ 9.420,00 (Nove mil, quatrocentos e vinte reais) AUTORIZO a contratação, em atendimento ao inciso VIII do art. 72 da Lei nº 14.133/2021 e à vista dos elementos constantes nos autos , que comprovam a possibilidade da contratação direta e DETERMINO que seja providenciada a publicação do ato e demais medidas legais cabíveis. Itabira, 11 de setembro de 2025. 177º Ano da Emancipação Política do Município. “Ano do Jubileu do Bicentenário da Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Catedral Diocesana de Itabira” “40 Anos de instituição da Fundação Cultural ‘Carlos Drummond de Andrade’” VANESSA SILVA DE FARIA SUPERINTENDENTE TERMO DE AUTORIZAÇÃO Diário Oficial (pág 22)
Por Licitação e Contratos 03 FCCDA 12 de setembro de 2025
TERMO DE AUTORIZAÇÃO DA CONTRATAÇÃO A Superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, no uso de suas atribuições legais, emanadas pelo estatuto da mencionada entidade, aprovado pelo Decreto nº 2823/2000 e alterado pelos Decretos n os 452/2002 e 479/2002; Considerando o parecer exarado da Assessoria Jurídica, o qual reconhece a Inexigibilidade de Licitação para a referida contratação, bem como, a Justificativa de contratação, o Estudo Técnico Preliminar, o Termo de Referência e demais documentos constantes neste processo; ACOLHE, HOMOLOGA E RATIFICA o PROCESSO LICITATÓRIO N.º 101/2025, referente a INEXIGIBILIDADE N.º 026/2025 , com fundamento no artigo no art. 74, inciso II, § 1 c/c o art. 72, inciso VIII, da Lei 14.133/2021. OBJETO: Contratação do músico André Lima Andrade Silva conhecido como "Limma" através de sua representante exclusiva Limandore Música Ltda (CNPJ 28.087.924/0001-96) para ministração do workshop "Muito Além do Piano" nos dias 15 e 16/09, às 19h e palestra/bate-papo no dia 16/09/2025, às 17h, ambos na Escola Livre de Música de Itabira (ELMI) – Casa do Brás, com o objetivo de compor a programação da 11ª Semana da Música de Itabira. VALOR DO CONTRATO: R$ 6.800,00 (seis mil e oitocentos reais). Dentro do valor proposto estão inclusos todos os custos para realização do objeto, tais como cachê, transporte, hospedagem, alimentação e encargos fiscais. Este ato entra em vigor a partir desta data, devendo ser publicado a fim de conceder eficácia ao ato administrativo, conforme determina o art. 72, inciso VIII, § único da Lei Federal n.º 14.133/21. Itabira, 11 de setembro de 2025. 177º Ano da Emancipação Política do Município. “Ano do Jubileu do Bicentenário da Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Catedral Diocesana de Itabira” “40 Anos de instituição da Fundação Cultural ‘Carlos Drummond de Andrade’” VANESSA SILVA DE FARIA SUPERINTENDENTE TERMO DE AUTORIZAÇÃO Diário Oficial (pág 22)
Por Licitação e Contratos 02 FCCDA 11 de setembro de 2025
PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 001/2025 RESULTADO E ORDEM DE CLASSIFICAÇÃO PRELIMINARES A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade torna público o resultado das análises das inscrições realizadas e a ordem de classificação preliminares após revisão das inscrições, em especial com relação ao item 4.5.4.4 do edital, e divulgação do cronograma atualizado. “4.5.4.4. Serão válidos apenas os períodos de experiência profissional que, individualmente, sejam superiores a 180 (cento e dias).” RESULTADO PRELIMINAR REVISADO Itabira, 11 de setembro de 2025. VANESSA SILVA DE FARIA SUPERINTENDE Informações gerais sobre o processo