Últimos dias do 2º Festival Drummond e 17ª Semana Drummondiana têm Priscila Fantin, Antônio Cícero e Demônios da Garoa na programação

Resultado do Concurso Nacional de Poesia Carlos Drummond de Andrade – Edição 2018 é adiado devido ao grande volume de inscrições
29/10/2018
RATIFICAÇÕES DE INEXIGIBILIDADES N° 024, 025, 026, 027, 028 E 0,29/2018
31/10/2018

Desde o dia 24 de outubro, o 2º Festival Drummond e a 17ª Semana Drummondiana vem movimentando Itabira com muita literatura, poesia, música, teatro e arte. Os eventos, porém, chegam aos seus últimos e trazem uma programação intensa e diversificada: m contação de histórias, intervenções culturais, palestras, sarau poético, teatro e shows.

Na terça-feira, 30, penúltimo dia de atrações, o Memorial Carlos Drummond de Andrade recebe, às 9h, o projeto “Poesia e Ciência”, desenvolvido em parceria com alunos da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – Campus Itabira. No mesmo horário, a Galeria Literária, montada na sede da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), terá contação de histórias, enquanto a ex-drummonzinha Carol Cecília, alunos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e os Drummonzinhos realizam intervenções culturais pelas ruas de Itabira.

Mais tarde, às 10h e 15h, a Trupe Arte Andarilha traz para a cidade um projeto especial: a bibliocicleta, que levará a literatura para diversos cantos da cidade. Às 14h, a Galeria Literária recebe mais uma contação de histórias e o Teatro da FCCDA, às 15h, sedia um bate-papo didático com os professores Ricardo Pereira e Maxsandro Ferreira e alunos da rede de ensino nível médio.

A literatura volta a ser tema de discussão às 18h30, na Galeria Literária, quando a professora Arlete de Falco ministra a palestra “A Batalha de Stalingrado na Lírica Testemunhal de Drummond/Neruda”. Em seguida, o trabalho será debatido pela educadora com Alisson Moraes, Edmílson Caminha e Ricardo Pereira.

Às 20h, na histórica Igreja do Rosário, Drummond será homenageado pelo Coral da FCCDA e o grupo Drummonzinhos, que apresentam poemas musicados do escritor itabirano. Encerrando a terça-feira, o Teatro da FCCDA será palco, às 20h30, para a peça “Precisamos Falar de Amor sem Dizer Eu Te Amo” (que estão com ingressos esgotados). Em seguida, no palco da Avenida Daniel Jardim di Grisolia, tem show com Katumbi.

Dia D

O 2º Festival Drummond e a 17ª Semana Drummondiana se encerram na quarta-feira, 31 de outubro, quando se comemora o aniversário de nascimento de Carlos Drummond de Andrade, o chamado Dia D, e o Dia Nacional da Poesia. Por isso, os eventos contam com uma programação especial para celebrar a memória e a obra do poeta.

Às 9h, no Memorial Carlos Drummond de Andrade, acontece contação de histórias com a equipe da Biblioteca Pública Municipal Luiz Camillo de Oliveira Netto, que também realiza um trabalho com a criançada na Galeria Literária, às 14h – quando está prevista uma intervenção com o Grupo Musical Meninar. A Trupe Arte Andarilha volta a circular por Itabira com a bibliocicleta às 10h e 15h.

Mais tarde, às 18h, no Teatro da FCCDA, acontece um sarau poético com Drummonzinhos e o show “Tributo a Drummond”, com Marcelo Hautequeste e Grupo Musical Meninar. As apresentações antecedem a palestra “A Poesia de Carlos Drummond de Andrade”, que será ministrada às 19h pelo escritor, compositor e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), Antônio Cícero.

Encerrando os eventos, o grupo Demônios da Garoa se apresenta às 21h no palco montado na Avenida Daniel Jardim di Grisolia, na região central de Itabira.

O 2º Festival Drummond e a 17ª Semana Drummondiana são promovidos pela Prefeitura de Itabira por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT) e Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade. Os eventos contam com apoio cultural do Hotel Pousada da Água Santa, Premium Executive Hotel, Meet Restaurant & Lounge, Restaurante Cia. do Caldo, Restaurante Chico Savassi, LaTrupe, Unimed e Senac.

Neste ano, os eventos têm como tema “No Meio do Caminho” em alusão ao histórico poema de Carlos Drummond de Andrade, que em 2018 completou 90 anos da sua primeira publicação.

Outras informações pelo telefone (31) 3835-2102 ou pelos sites www.itabira.mg.gov.br ou www.fccda.com.br.

SERVIÇO

17ª Semana Drummondiana e 2º Festival Drummond
Data: 24 a 31 de outubro
Local: Itabira, Minas Gerais
Programação gratuita
Confira a programação completa no www.itabira.mg.gov.br ou www.fccda.com.br

FCCDA
FCCDA
A Casa de Cultura Itabirana é uma referência no Estado. É tida como um importante polo irradiador de nossas tradições artístico-culturais: literatura, artesanato, música, manifestações folclóricas e religiosas. Parte destas tradições já ultrapassou as fronteiras do país com apresentações em diversos países como Portugal, Espanha e Itália – durante festividades que reuniram as mais diferentes atrações culturais.