Encerramento do projeto “Protetores da Água” destaca a importância do consumo sustentável

Teatro da FCCDA recebe nesta terça-feira evento de encerramento do projeto “Protetores da Água”
03/12/2018
Agenda de Natal da FCCDA tem sarau poético, Auto de Natal e apresentações da Orquestra de Câmara e Coral
04/12/2018

O Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) recebeu nesta terça-feira, 4 de dezembro, o encerramento do projeto “Protetores da Água”, desenvolvido em parceria pela instituição cultural e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). A iniciativa trabalhou ao longo do ano a conscientização ambiental junto a alunos da rede de ensino.

Ao todo, 77 estudantes das escolas municipais Coronel José Batista e Professor Alfredo Sampaio puderam aprender um pouco mais sobre o ciclo urbano da água, a importância das nascentes, o funcionamento das estações de tratamento de água e esgoto, o processo de distribuição, o uso consciente dos recursos hídricos e a preservação do patrimônio público.

Para encerrar as atividades, os alunos produziram poemas e ilustrações destacando a necessidade de se preservar a água e de adotar o uso consciente em nosso dia a dia. Os trabalhos foram reunidos em um livro, que foi apresentado à comunidade durante o evento de encerramento do projeto “Protetores da Água”.

Para o diretor-presidente do SAAE, Leonardo Ferreira Lopes, a iniciativa busca “reforçar com os estudantes o compromisso de todos se tornarem um agente de preservação da água”. Já o secretário de Educação, José Gonçalves, afirmou que os estudantes representam uma “nova geração de defensores do meio ambientes”.

Martha Mousinho, superintendente da FCCDA, destacou que os jovens participantes do projeto agora também se tornam importantes disseminadores dessa consciência ambiental. “Vocês deixaram de ser alunos para se tornarem professores e, assim, passarem o conhecimento adquirido para seus familiares, vizinhos e amigos”, ressaltou.

A disseminação das informações sobre o uso consciente da água também foi destacada pela vice-prefeita e prefeita interina Dalma Barcelos. “Temos que pensar em sustentabilidade, que é usar os recursos naturais pensando nas gerações futuras. Eu espero que vocês se tornem multiplicadores dessa ideia”, disse.

No final da solenidade, foram entregues aos professores das escolas Coronel José Batista e Professor Alfredo Sampaio o certificado de participação para serem distribuídos aos alunos, assim como os exemplares do livro “Protetores da Água”. O encerramento do evento ficou por conta do Grupo Musical Meninar.

Sobre o projeto

Com duração de um ano, o projeto “Protetores da Água” tem como público-alvo estudantes da rede pública de ensino. O objetivo é desenvolver nas crianças uma consciência de preservação e uso correto da água para que no futuro possam continuar realizando ações de responsabilidade no manejo dos recursos hídricos.

Durante as atividades do projeto, as crianças aprenderam o que são nascentes e a importância de preservá-las; o processo de tratamento e distribuição da água; as melhores formas de reutilizar esse recurso; os cuidados com o esgoto produzido na cidade; e a preservação do patrimônio de uso público.

Confira a galeria de fotos da solenidade de encerramento do projeto “Protetores da Água”:

FCCDA
FCCDA
A Casa de Cultura Itabirana é uma referência no Estado. É tida como um importante polo irradiador de nossas tradições artístico-culturais: literatura, artesanato, música, manifestações folclóricas e religiosas. Parte destas tradições já ultrapassou as fronteiras do país com apresentações em diversos países como Portugal, Espanha e Itália – durante festividades que reuniram as mais diferentes atrações culturais.