Durante sete dias, 2º Festival Drummond e 17ª Semana Drummondiana reúnem um público de 6,5 mil pessoas

Confira as poesias classificadas e desclassificadas no Concurso Nacional de Poesia Carlos Drummond de Andrade – Edição 2018
31/10/2018
RETIFICAÇÃO DO EDITAL N.º 001/2018 – CADASTRAMENTO DE ELEITORES E CANDIDATOS PARA AS VAGAS DE SUPLENTES NO CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICA CULTURAL  
08/11/2018

Durante o mês de outubro, Itabira foi cenário para diversas atividades culturais e artísticas – com destaque para o universo literário. De 24 a 31, a cidade recebeu dez contações de histórias, oito apresentações musicais, oito oficinas e curso, seis mesas-redondas e palestras, quatro lançamentos de livros, três peças teatrais e duas exposições. Ao todo, 6,5 mil pessoas aproveitaram a programação do 2º Festival Drummond e 17ª Semana Drummondiana.

Neste ano, os eventos celebraram os 90 anos de publicação do poema “No Meio do Caminho”, de Carlos Drummond de Andrade, que mudou a forma como a poesia era pensada e trabalhada no Brasil. Para isso, foi montada uma estrutura especial na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) para que abrigasse as principais atrações da festa cultural, o que incluiu uma Galeria Literária.

Com uma programação inteiramente gratuita, o 2º Festival Drummond e 17ª Semana Drummondiana reuniram importantes nomes do cenário cultural brasileiro: Antônio Cícero, José Miguel Wisnick, Carlos Bracher, Cláudio Venturini e Telo Borges, Demônios da Garoa, Chico Amaral, Priscila Fantin e Bruno Lopes, dentre outros artistas e estudiosos.

Encerramento

Prova dessa diversidade artística foram os últimos dias do 2º Festival Drummond e 17ª Semana Drummondiana. Na manhã terça-feira, 30, o Memorial Carlos Drummond de Andrade recebeu o projeto “Poesia e Ciência”, realizado por meio de uma parceria entre FCCDA e Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – Campus Itabira. No mesmo dia, a Galeria Literária sediou contações de histórias enquanto as ruas da cidade se tornaram palco para as apresentações da Bibliocicleta, com a Trupe Arte Andarilha, e do programa “Drummond na Parada”, coordenado pela ex-Drummonzinha e professora da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Carol Cecília.

A terça-feira também foi dedicada aos estudos literários e da obra de Drummond. No período da tarde, o Teatro da FCCDA recebeu um aulão pré-Enem para os estudantes do ensino médio – o curso foi ministrado pelos professores Ricardo Pereira e Maxsandro Ferreira. Já no início da noite, a Galeria Literária contou com a palestra “A Batalha de Stalingrado na Lírica Testemunhal de Drummond e Neruda”, ministrada por Arlete de Falco, que também debateu o tema com os convidados Alisson Moraes, Edmílson Caminha e Ricardo Pereira.

Fechando o penúltimo dia dos eventos, a Igreja do Rosário recebeu uma apresentação especial protagonizada pelo Coral da FCCDA e o grupo Drummonzinhos. Mais tarde, no Teatro da FCCDA, os atores Priscila Fantin e Bruno Lopes promoveram uma reflexão sobre os relacionamentos modernos no espetáculo “Precisamos Falar de Amor sem Dizer Eu Te Amo”.

O encerramento oficial do 2º Festival Drummond e 17ª Semana Drummondiana aconteceu na quarta-feira, 31. Na parte da manhã, a Galeria Literária voltou a receber contações de histórias e a Bibliocicleta voltou a circular pela cidade. Já no final da tarde, o Teatro da FCCDA foi palco para o sarau poético dos Drummonzinhos e apresentação do Grupo Musical Meninar. As atrações anteciparam a palestra “A Poesia de Carlos Drummond de Andrade”, ministrada pelo escritor, compositor e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), Antônio Cícero.

O evento foi encerrado oficialmente na noite de quarta-feira, quando o grupo paulista Demônios da Garoa apresentou um repertório de clássicos do samba e que também celebrou os 75 anos de trajetória da banda.

O 2º Festival Drummond e a 17ª Semana Drummondiana foram promovidos pela Prefeitura de Itabira por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT) e Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade. Os eventos contaram com apoio cultural do Hotel Pousada da Água Santa, Premium Executive Hotel, Meet Restaurant & Lounge, Restaurante Cia. do Caldo, Restaurante Chico Savassi, LaTrupe, Unimed e Senac.

Outras informações pelo telefone (31) 3835-2102 ou no site www.fccda.com.br.

Confira a galeria de fotos do 2º Festival Drummond e 17ª Semana Drummondiana:

FCCDA
FCCDA
A Casa de Cultura Itabirana é uma referência no Estado. É tida como um importante polo irradiador de nossas tradições artístico-culturais: literatura, artesanato, música, manifestações folclóricas e religiosas. Parte destas tradições já ultrapassou as fronteiras do país com apresentações em diversos países como Portugal, Espanha e Itália – durante festividades que reuniram as mais diferentes atrações culturais.