Conferência Municipal de Cultura, oficina, concerto musical e mais na Agenda Cultural de Agosto da FCCDA

Com foco no público infantil e programação descentralizada, 45º Festival de Inverno de Itabira chega ao fim com a participação de 25.500 mil pessoas
05/08/2019
COMUNICADO: Funcionamento dos Pontos de Cultura da FCCDA neste sábado, 17 de agosto
16/08/2019

Depois de levar 25.500 pessoas ao 45º Festival de Inverno de Itabira, a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) divulga a sua Agenda Cultural para o mês de Agosto. Na programação, Conferência Municipal de Cultura, exposições, concerto sinfônico, oficina, exibições de filmes e outras atividades.

Na terça-feira, 13 de agosto, às 9h, a Fazenda do Pontal recebe a Creche Menino Jesus para uma série de ações lúdicas. Já o Memorial Carlos Drummond de Andrade exibirá uma série de filmes sobre a vida e obra do escritor itabirano Carlos Drummond de Andrade – a atividade homenageia a memória do poeta, que veio a falecer no dia 17 de Agosto de 1987.

As exibições de filmes são destinados aos alunos da rede itabirana de ensino. As escolas interessadas devem fazer agendamento gratuito prévio pelo telefone (31) 3835-2156. Na programação, as seguintes obras cinematográficas:

  • 14/08: “O Padre e a Moça”;
  • 15/08: “O Último Poema”;
  • 16/08: “Poeta de Sete Faces”.

Na terça-feira, 20, às 9h, na Fazenda do Pontal, serão promovidas atividades lúdicas com as pessoas atendidas pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Nos dias 23 e 24, sexta-feira e sábado, o Teatro da FCCDA será palco para a V Conferência Municipal de Cultural. O evento, que é promovido em parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), tem como objetivo analisar e debater o desenvolvimento da cultura como atividade para desenvolvimento econômico e social de Itabira.

Encerrando a programação do mês de Agosto, a Fazenda do Pontal sediará no sábado, 31, às 15h, a oficina “Pastel de Angu”. As inscrições custam R$ 10 e devem ser feitas na sede da FCCDA, de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 18h.

A Concha Acústica receberá, às 16h, o II Festival de Música Popular Brasileira Estudantil Conexão Jovem — que tem parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Já o Teatro da FCCDA, às 20h, será palco para um concerto com a Orquestra de Câmara da Escola Livre de Música de Itabira e Orquestra da Estação da Música de Santa Bárbara. Os ingressos para o concerto devem ser retirados na hora da apresentação e estão sujeitos à lotação do Teatro da FCCDA.

Exposições

Na Casa de Drummond, o itabirano poderá conferir até outubro a mostra “Na Casa do Pai – Vida e Obra de Maria Julieta Drummond de Andrade”, que apresenta o trabalho e cotidiano da escritora Maria Julieta Drummond de Andrade — filha do poeta Carlos Drummond de Andrade. A pesquisa e concepção é de Neide Barbosa.

A exposição “Na Casa do Pai – Vida e Obra de Maria Julieta Drummond de Andrade” pode ser visitada de terça a sexta-feira, de 8h às 18h; e nos sábado, domingo e feriados, de 10h30 às 16h30. É cobrada uma taxa de R$ 2 para entrar no Ponto de Cultura.

Já o Foyer da FCCDA abriga a exposição “Mundo Imaginário dos Bonecos”, que conta a trajetória artística de dez nos do Grupo Girino, especializado no Teatro de Bonecos e no Teatro de Sombras. A mostra pode ser conferida gratuitamente até o dia 20 de agosto, de terça a sexta-feira, de 8h às 18h.

Na Fazenda do Pontal pode-se visitar a exposição “Poetizando a Fotografia”, que apresenta os trabalhos fotográficos produzidos durante oficina de mesmo nome durante o 45º Festival de Inverno de Itabira. A mostra poderá ser conferida até o dia 31 de agosto.

Outras informações pelo site www.fccda.com.br ou pelo telefone (31) 3835-2102.

FCCDA
FCCDA
A Casa de Cultura Itabirana é uma referência no Estado. É tida como um importante polo irradiador de nossas tradições artístico-culturais: literatura, artesanato, música, manifestações folclóricas e religiosas. Parte destas tradições já ultrapassou as fronteiras do país com apresentações em diversos países como Portugal, Espanha e Itália – durante festividades que reuniram as mais diferentes atrações culturais.