Conferência Municipal de Cultura elege dez delegados para participarem das etapas estadual e nacional

Processo Licitatório N.º 050/2019 – Inexigibilidade N.º 004/2019
28/08/2019
Processo Licitatório N.º 170/2018 – Inexigibilidade N.º 020/2018 (PRORROGADO PRAZO DE INSCRIÇÃO PARA TÉCNICOS DE ILUMINAÇÃO E SONORIZAÇÃO))
02/09/2019

Nos dias 23 e 24 de agosto, a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) recebeu a 5ª Conferência Municipal de Cultura de Itabira. O evento, que teve como tema “A Diversidade Cultural é a Herança de um Povo”, discutiu a economia criativa como alternativa para a diversificação e desenvolvimento econômico do município.

Durante os dois dias, a Conferência de Cultura teve com nove palestras, três eixos de discussões mediados por integrantes do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), dez intervenções artístico-culturais, lançamento do curta-metragem “O Castelinho”, de Marconi Ferreira, e apresentações realizadas pela superintendente da FCCDA, Martha Mousinho, pela vice-prefeita de Itabira, Dalma Barcelos, e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo, José Don Carlos.

Além das discussões, o evento também contou com a eleição de dez delegados para representar Itabira nas conferências estadual e nacional de cultura, cujas datas ainda estão sendo definidas. São eles:

  1. Martha Mousinho – superintendente da FCCDA;
  2. José Norberto de Jesus – integrante do CMPC;
  3. Valério Adélio – presidente do CMPC;
  4. Denise Félix – professora, embaixadora cultural e integrante do CMPC;
  5. Miriã Fonseca – diretora de Turismo e integrante do CMPC;
  6. Bruno Sena – músico e produtor cultural;
  7. Alexandre Lennon – vice-presidente do CMPC;
  8. Igor Thales Lage Monteiro – músico;
  9. Marlene Duarte Santos – artesã;
  10. Celso Moreira – presidente do Jeep Club Estrada Real em Itabira

Como suplentes foram eleitos: Philémon Andrade (professor e artista cênico), Maria de Lurdes “Tia Lu” (empreendedora cultural) e Rosângela Beato (representante da Associação de Congadas).

Plano Decenal de Cultura

A 5ª Conferência Municipal de Cultura de Itabira discutiu e avaliou o Plano Decenal de Cultura, aprovado em 2016. Segundo os participantes do evento, das 88 propostas listadas no documento, seis foram consideradas cumpridas, oito de ações contínuas, 17 em andamento, 11 ainda não iniciadas e 46 não realizadas.

Participação

Em sua quinta edição, a Conferência Municipal de Cultura de Itabira contou com um público total de 384 pessoas. Desse total, 200 se inscreveram para participar das discussões (sendo 155 no primeiro dia e 45 no segundo). Na edição anterior, o evento teve a participação de 116 itabiranos.

Em 2019, a Conferência de Cultura também foi prestigiada por representantes de outras cidades, como Barbacena, Belo Horizonte, Catas Altas, Itabirito, Mariana, Ouro Preto, Aracruz/ES e Domingos Martins/ES.

A 5ª Conferência Municipal de Cultura foi realizada pela FCCDA, CMPC e Prefeitura Municipal de Itabira.

Outras informações pelo telefone (31) 3835-2102.

Confira a galeria de fotos da 5ª Conferência Municipal de Cultura de Itabira:

FCCDA
FCCDA
A Casa de Cultura Itabirana é uma referência no Estado. É tida como um importante polo irradiador de nossas tradições artístico-culturais: literatura, artesanato, música, manifestações folclóricas e religiosas. Parte destas tradições já ultrapassou as fronteiras do país com apresentações em diversos países como Portugal, Espanha e Itália – durante festividades que reuniram as mais diferentes atrações culturais.