Banda de Pau e Corda e Orquestra Opus, Derico e Sandra de Sá se apresentam no último final de semana do 45º Festival de Inverno de Itabira

Termo de Encerramento do Processo Licitatório Nº 122/2019, na Modalidade de Inexigibilidade Nº 010/2019
25/07/2019
Processo Licitatório N.º 028/2019 – Pregão Presencial N° 001/2019 – Extrato da Ata de Registro de Preço N° 001/2019
31/07/2019

Em seu último final de semana, o 45º Festival de Inverno de Itabira com sessão de cinema, mesa redonda, espetáculos teatrais, contações de histórias, intervenções culturais e apresentações musicais — com destaque para os shows da Banda de Pau e Corda e da Orquestra Opus, Derico e Sandra de Sá.

No sábado, 27 de julho, às 17h, na Galeria da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), a Associação dos Amigos do Memorial Carlos Drummond de Andrade coordena a mesa redonda “Semear… Ser Poético”, que debaterá a crônica “A Educação do Ser Poético”, de Carlos Drummond de Andrade.

Às 18h, no Morro Santo Antônio, será exibido o filme “Os Saltimbancos Trapalhões”, que conta a história de Didi, Dedé, Mussum e Zacarias, funcionários de um circo que precisam enfrentar vários desafios.

Mais tarde, às 20h, o Teatro da FCCDA recebe o concerto “Temas para Filmes e Poemas Sinfônicos”, com Orquestra de Câmara da Escola Livre de Música de Itabira. Para assistir ao espetáculo é necessário retirar ingressos via Sympla e fazer a doação de um livro infantojuvenil no momento da entrada.

Encerrando a programação de sábado, o itabirano Karlo apresenta às 21h, na praça do Areão, o show “De Bem com a Vida”, que homenageia o músico e compositor Newton Baiandeira. Em seguida, a Banda de Pau e Corda sobe ao palco para mostrar o show em comemoração aos seus 45 anos de carreira.

Domingo

O dia 28 de julho marca o último dia do 45º Festival de Inverno de Itabira e conta com uma programação intensa. Às 10h, na praça do Areão, acontece a contação de história “Carlo, o Menino que Colecionava Pedras”, com Maria Beatriz Myrrha e Marcos Albricker. A dupla retorna às 14h, no mesmo local, com a contação de histórias “Rimos e Rimas”.

Em seguida, às 15h30, também na praça do Areão, a equipe da Biblioteca Pública Luiz Camillo de Oliveira Netto coordena uma série de atividades para crianças.

No Teatro da FCCDA, às 17h30, tem o espetáculo infantil “O Soldadinho de Chumbo”, com Cyntilante Produções. A peça é uma adaptação do clássico escrito por Hans Christian Andersen que conta a história de um boneco de uma perna só que ser apaixona por uma bailarina, que também é uma boneca. A apresentação está com ingressos esgotados.

O encerramento do 45º Festival de Inverno de Itabira acontece na praça do Areão, a partir das 20h, quando acontece o show “Itabiranos em Cena – De Beth a Cartola”, que reúne os músicos Ana Moreira, Rafael Formiga, Romário Araújo e Nonoca. Logo depois, a Orquestra Opus convida o saxofonista Derico e a cantora Sandra de Sá para uma grande despedida da festa da cultura itabirana.

Exposições

Na Casa de Drummond, o itabirano poderá conferir até outubro a mostra “Na Casa do Pai – Vida e Obra de Maria Julieta Drummond de Andrade”, que apresenta o trabalho e cotidiano da escritora Maria Julieta Drummond de Andrade — filha do poeta Carlos Drummond de Andrade. A pesquisa e concepção é de Neide Barbosa.

A exposição “Na Casa do Pai – Vida e Obra de Maria Julieta Drummond de Andrade” pode ser visitada de terça a sexta-feira, de 8h às 18h; e nos sábado, domingo e feriados, de 10h30 às 16h30. É cobrada uma taxa de R$ 2 para entrar no Ponto de Cultura.

Já o Foyer da FCCDA abriga a exposição “Mundo Imaginário dos Bonecos”, que conta a trajetória artística de dez nos do Grupo Girino, especializado no Teatro de Bonecos e no Teatro de Sombras. A mostra pode ser conferida gratuitamente até o dia 20 de agosto, de terça a sexta-feira, de 8h às 18h.

Na Fazenda do Pontal pode-se visitar a exposição “Poetizando a Fotografia”, que apresenta os trabalhos fotográficos produzidos durante oficina de mesmo nome durante o 45º Festival de Inverno de Itabira. A mostra poderá ser conferida até o dia 31 de agosto.

O 45º Festival de Inverno de Itabira é uma realização da FCCDA e Prefeitura Municipal de Itabira e conta com patrocínio Vale e apoio da Unimed, Origami Propaganda, Estância do Sol, Coletivo Viravoltear, Instituto ITI, Meet – Restaurant e Lounge, Hotel Pousada Água Santa, Feito por Nós – Lanchonete e Doceria, Restaurante Chico Savassi, Tia Eliana, SP Comunicação, Job Hotel e Italoc.

SERVIÇO

45º Festival de Inverno de Itabira – “Semear… Ser Poético”
Data: 13 a 28 de julho

Local: Itabira, Minas Gerais
Programação gratuita
Outras informações pelo telefone (31) 3835-2102
Confira a programação completa no www.fccda.com.br/festivaldeinverno

FCCDA
FCCDA
A Casa de Cultura Itabirana é uma referência no Estado. É tida como um importante polo irradiador de nossas tradições artístico-culturais: literatura, artesanato, música, manifestações folclóricas e religiosas. Parte destas tradições já ultrapassou as fronteiras do país com apresentações em diversos países como Portugal, Espanha e Itália – durante festividades que reuniram as mais diferentes atrações culturais.